"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 22 de abril de 2020

PRM confirma massacre “52 jovens” pelo Al Shabaab na Província de Cabo Delgado


PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Redação  em 21 Abril 2020
Share/Save/Bookmark
A Polícia da República de Moçambique (PRM) confirmou que o Al Shabaab protagonizou um massacre no passado dia 7 de Abril na Província de Cabo Delgado, alvejando “mortalmente de forma cruel e diabólica 52 jovens na aldeia de Xitaxi no Distrito de Muidumbe”. Entretanto aumentaram para 162.047 o número de moçambicanos deslocados pelo terrorismo que afecta a Província de Cabo Delgado desde 2017.
O porta-voz do Comando-Geral da PRM, Orlando Modumane, confirmou nesta segunda-feira (20) em conferência de imprensa uma das piores acções protagonizadas pelo grupo jihadistas que desde 2017 aterroriza a Província de Cabo Delgado, e são apelidados pelos locais de “Al Shabaab” embora não tenham nenhuma relação com o grupo homónimo da Somália.
“Recentemente tentaram recrutar jovens para integrar as suas fileiras, contudo houve resistência por parte dos jovens facto que provocou a ira dos malfeitores tendo estes, indiscriminadamente, alvejado mortalmente de forma cruel e diabólica 52 jovens na aldeia de Xitaxi no Distrito de Muidumbe”, revelou Modumane.
De acordo com o porta-voz da corporação policial este massacre seguiu-se as “últimas ocorrências criminais registadas em alguns distritos do Norte da Província de Cabo Delgado, as Forças de Defesa e Segurança têm estado a intensificar várias acções operativas de combate e de perseguição aos malfeitores visando a sua neutralização e consequente responsabilização pelos actos criminosos e hediondos que tem perpetrado naquele ponto do país”.
O jornal Savana reportou que este massacre terá sido em retaliação contra pesadas derrotas impostas ao Al Shabaab por antigos combatentes da guerra de Libertação de Moçambique de etnia makonde, dominante no Norte da Província de Cabo Delgado, que se juntaram aos esforços governamentais e terão emboscado e morto pelo menos 30 terroristas.
Para além dos “libertadores” as Forças de Defesa e Segurança tem estado a contar com o apoio de mercenários estrangeiros na contenção das acções deste grupo jihadistas que nas últimas semanas tem atacado sucessivamente vários distritos da Província da Cabo Delgado e destruído particularmente infra-estruturas governamentais.
Ainda nesta segunda-feira (20) o Governo actualizou dos 156 mil deslocados que existiam em Fevereiro para 162.047 o número de moçambicanos afectados pelo terrorismo na Província de Cabo Delgado, “a maior parte dos afectados está localizada nos distritos de Macomia que apresenta 10.284 famílias (29.339 pessoas), Mocímboa da Praia que tem 5.209 famílias (26.000 pessoas) e Quissanga com 5.083 famílias (15.109 pessoas)”, indica um documento apresentado durante o Conselho Coordenador do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário