09/04/2020
Por Francisco Nota Moisés
Com que tropa Felipe Nyusi vai travar as suas guerras civis? Não falo duma guerra civil, mas sim de guerras civis. Os seus homens armados estão cabalmente derrotados em Cabo Delgado, Niassa esta em tumulto silencioso e Nampula esta em agitação e Mariano Nhongo ataca ao seu belo prazer mais do que se anuncia e ele diz que as suas acções estão destinadas a impedir a exploração de recursos que não beneficia o povo.
Os rebeldes do Norte, dias a mais dias a menos, farão um outro tanto a Pemba como fizeram em Mocímboa da Praia. Eles controlam a situação em Cabo Delgado que foge do controle da Frelimo e os agentes do regime nyusista estremecem e metem-se em fuga precipitada para as matas, seja como fugitivos ou cobardes ou visto que não querem a Frelimo e podem se transformar em bandidos ou em qualquer outra coisa desagradável, se não se rendem aos rebeldes.
A tropa do Nyusi está derrotada. Os barrigudos deles que enviou para Cabo Delgado, e que segundo ele e outros fantasistas como Salvador Mutumuke, são homens em prontidão combativa, demonstram ser uns cobardes e medrosos ou são homens que não vem a razão porque devem sacrificar as suas vidas para os corruptos, barrigudos e gorduchos que estão no poder.
Cá está a prova de que os seus homens armados não o querem e não querem morrer em defesa do seu regime. De acordo com uma informação que me chegou de Maputo, os rebeldes enviaram uma mensagem às tropas da Frelimo avisando-lhes que eles iam entrar em Mocímboa da Praia para “matabichar” como a população. O aviso foi suficiente para precipitar a fuga dos homens armados da Frelimo que agora, segundo a mesma fonte, pululam nas matas e outros foram parar em Nampula por causa do seu medo dos rebeldes.
Os que não fugiram da Mocímboa da Praia foram mortos ou feridos antes dos rebeldes se meterem com os populares. Os rebeldes, portanto, não atacaram Mocímboa da Praia de surpresa. Praticamente, a entrada deles em vilas e aldeias em Cabo Delgado tem sido do conhecido dos homens armados da Frelimo que queimam palhotas e matam populares antes de se meterem em fugas precipitadas e a Frelimo vem depois dizer que são os rebeldes que destroem aldeias e matam civis.
Mas os rebeldes dizem que eles não estão contra o povo, mas sim contra os homens armados da Frelimo que apoiam um regime que só se interessa dos ricos e deixam os pobres na sua pobreza.
Sem comentários:
Enviar um comentário