"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 16 de abril de 2020

NOVE PONTOS NOS II’s PARA DESMENTIR A FARSA EM TORNO DOS TAIS 4 MILHÕES PARA “REINTEGRAÇÃO”!









Galiza Matos Jr
19 saat ·



NOVE PONTOS NOS II’s PARA DESMENTIR A FARSA EM TORNO DOS TAIS 4 MILHÕES PARA “REINTEGRAÇÃO”!

Por: Galiza Matos Jr

Primeiro: é falso, completamente falso o que circula por aí! É insano e baixo, vil, jocoso e putrefacto referir que 250 Deputados vão receber cada, 4 milhões de meticais! Uma loucura de bradar os céus!

Segundo: a verdade manda dizer que, durante 60 meses de vigência do mandato, cada parlamentar desconta do salário (TODOS OS MESES) um valor correspondente a 13%. Portanto, findo o mandato, esse dinheiro (não 4 milhões por cada!!!) é dele ou dela! Pertence-lhe! É como se tivesse, ao longo de 5 anos, “guardado” num banco ou no INSS! Tal dinheiro, é retido a cada mês, nos cofres do Estado e findo o mandato, não há mais nada a fazer, senão devolver ao legítimo dono, através do Instituto Nacional de Previdência Social! Portanto, não há favor algum, não há não meus senhores!

Terceiro: para além de descontar esses 13%, esses deputados, são obrigados a reter na fonte, do seu salário, durante os 5 anos, o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS). O Estado desconta, inevitavelmente, 20% do salário do deputado!

Quarto: o parlamento moçambicano, meus senhores, minhas senhoras, é dos que pior remunera os deputados na região austral de África, em África no geral e no mundo inteiro! Busquem comparações, investiguem! Dizendo grosseiramente, paga mal! Não se iludam!

Quinto: há gente que, nas organizações da Sociedade Civil, em empresas públicas, fundações, Institutos públicos ou universidades, recebe 2, 3, 4, 10 vezes mais em relação a um parlamentar deste país e tem “ma regalias” de bradar os céus! Há instituições em que, simples funcionários, um pouco acima de serventes, ganham valores superiores a um deputado moçambicano! Informem-se!

Sexto: alguns deputados que estão a ser enxovalhados, deixam, durante seis meses do ano (dois anos e meio do mandato), as suas famílias (mulher, filhos etc) nos distritos e províncias de origem e vem a Maputo viver em casas de aluguer nas proximidades do Alto Maé, em pensões, nas casas de pasto, de amigos, familiares e mais. E devem cuidar da casa aqui e de onde vem! Essa é a mais pura e crua realidade que estão a viver aqueles que recentemente tomaram posse. Vão lá ver isso “in loco”!

Sétimo: tais Deputados, de que muito se fala, estando em Maputo, andam em txopelas, “chapa 100”, táxis ou a boleia, porque não conseguem gerir o mesmo carro que o Estado aloca. Carro, esse igual ao de um Chefe do Posto, Administrador Distrital ou Vereador Municipal, as tais “rangers” barulhentas.
Ou deixam o carro no Círculo Eleitoral, onde finda a jornada parlamentar devem regressar para trabalhar ou trazem a capital (o Deputado em Angola tem duas viaturas) ou então compram um em segunda mão (dubaizito). É assim que andam os representantes do povo (eleitos), que vão a um órgão de soberania para aprovar Leis estruturantes do Estado, para beneficiar mais de 30 milhões de moçambicanos!

Oitavo: corre-se o risco de termos nesta nação, deputados a aprovar Leis erradas, mal feitas, as pressas e assim “afundar” um país inteiro, de tanto maldizer-se desta gente, de tanta banalização, de muita mentira, ódio e escárnio! Tratem-os como gente, pois estão ali pais, mães de família, filhos e jovens que bem ou mal, pouco ou muito, trabalham a pensar neste país e não apenas em si! Um dia, deputado ou deputada, pode ser você que lê este texto!

Nono: a AR é, dentro dos órgãos de soberania, aquele que discute publica e abertamente o seu orçamento. Todos sabem, leem, conhecem! Os jornais e jornalistas tem acesso! Não há nada a esconder. As contas estão lá! Então o que dizer sobre outros órgãos de soberania: tribunais ou o executivo? E sobre a reintegração daqueles que integram aqueles órgãos? Como é? Quem já veio a público reclamar quando cessam outros moçambicanos, tão iguais a estes moçambicanos, que “fazem mal” por ser deputados e não juízes, PCA’s, Directores Gerais, reitores, ministros e tantos mais cargos?

Ps: não peço mais nada, senão que exijam sim mais trabalho, menos regalias, mas que respeitem as pessoas. Elas tem sentimentos ...

Valha-me Deus!!!!




53Homer Wolf, Spyke Sick ve 51 diğer kişi

131 Yorum2 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar


Rollercoaster Coasterroller
Bunu gizle veya şikayet et




TENOR





Beğen
· Yanıtla
· 19s

Auxilio Nhabanga Galiza Matos Jr, estás em tempo de retirar este post ...
6
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s


Galiza Matos Jr Auxilio Nhabanga se rebateres, e sempre podes fazer seja aqui ou em privado, não terei problema algum.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Auxilio Nhabanga Galiza Matos Jr Pela amizade e respeito de décadas, o farei em privado.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Galiza Matos Jr Auxilio Nhabanga grato. Peço entretanto que leias atentamente. Abraço
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Auxilio Nhabanga Galiza Matos Jr PERFEITO! Entretanto, deixo aqui a correcção, de retirar para REFORMULAR. Abraço.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Galiza Matos Jr Auxilio Nhabanga certo. Aguardo então o teu comentário.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Yanıt yaz...







Awado Sabiti Bem colocado na sua maioria. Parabéns. Único problema está no facto de o deputado se apresentar como representante do povo. Veja que tu próprio caíste na armadilha de comparar os privilégios dos deputados aos dos directores, PCAs, reitores, e demais cargos (pessoas que são escolhidas em função das suas qualificações técnicas). Como se o deputado fosse representante exclusivo dessas elites. Porquê não arriscou em comparar a realidade do deputado com a do povo? É nesse ponto onde nasce o debate e a indignação popular. Urge esclarecer isso ou alterar a designação de representantes do povo para legisladores simplesmente. Se isso ocorrer, será também necessário apresentar cv e formação técnico jurídico qualificada para o cargo que pretende ocupar.
22
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi
15 Yanıtı Gizle

Galiza Matos Jr Awado Sabiti anotado. Boa observação.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

João Pedro Muianga Nem mais Awado Sabiti, o problema é que maior parte dos tais supostos e cujos representantes do povo são arrogantes e desrespeitosos em relação ao tal povo que propolam representar.
Não é sano mas putrefacto que um digno e ex- suposto representante do povo escreva nos termos que escreveu.
A pergunta é, tu Galiza Matos Jr, achas que me representaste na AR?
Que macacos me mordam!
Devias apagar este grupinhos de palavras que escreveste porque tu és suspeito número 1 para argumentar a volta disto.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr João Pedro Muianga é impossível, humanamente impossível em qualquer parlamento do mundo, representar gostos, interesses e vontades de todos, incluindo os teus em particular. Não tendo o feito, não foi, acredite, por falta de vontade. Abraço e muita força neste período difícil.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

João Pedro Muianga Galiza Matos Jr faça o mesmo além de que te habituaste. Eu estou de quarentena a trabalhar remotamente para pagar avultados impostos para alimentar vós preguiçosos que só se alimentam do sangue do povo feitos pulgas e carrapatos!
Quem serias vós sem o povo como eu!?
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr João Pedro Muianga algumas vezes, o ódio que se pode carregar a alma, pode virar doença. Cuide-se. Bom trabalho, onde e como quer que trabalhe.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Blessed Paulo Simbe Meu Deus. É tanto ódio.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

João Pedro Muianga Sim Blessed Paulo Simbe, ódio legítimo de quem mensalmente lhe retiram IRPS para engordar vossas famílias e mais, não mete Deus nisso!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s
· Düzenlendi

Blessed Paulo Simbe João Pedro a quem te referes quando dizes engordar vossas famílias? Não és o único que paga IRPS nesse país. Ademais, nem salário que urge preocupação em de deduzir IRPS tens tu. Esta fazer barrulho só. Deverias ver a banderia no teu perfil e ir falar na reunião do teu partido esses assuntos.
É tanto ódio, cuidado rebentar.
Se tiver que cometar rebata o assunto e pare de se comportar como panina.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s
· Düzenlendi

João Pedro Muianga Coitadinho, não dependo do Estado!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s
· Düzenlendi

Blessed Paulo Simbe João se não dependes de Estado porque essa falta de civismo?
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

João Pedro Muianga Blessed Paulo Simbe, é falta de civismo quando respondo aquele que vive dos nossos impostos depois de proferir insultos contra aqueles que repudiam o tal subsídio de reintegração do ex-deputados onde ele faz parte?
Quando um jovem da tua idade corrobora com este tipo de coisas, é sem dúvidas a falência da cidadania em nome do tal civismo.
Sim, eu sou membro simpatizante do Partido Frelimo mas não é isso que me faria cego e injusto, quando algo não vai bem, mesmo astando do lado onde o mal acontece, temos sim de exercer o nosso dever de cidadão e dizer não.
Não digo que estou bem na vida mas também não estou mal podes crer. Não é estar mal que me obrigaria a repudiar atitudes mal elaboradas porque se tu e eu calamos, há quem não tem boca para falar e nem dedos para escrever, esse precisa de nós.
Prefiro perder o civismo e manter o meu dever cívico e exercer a cidadania e se possível materializar a justiça.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr João Pedro Muianga Ganhe algum civismo, ao menos lendo e compreendendo (vejo que não deves ter lido) o que escrevi. O que eu disse, e repito, é que aquele Subsídio de Reintegração, é uma espécie de xitique que os deputados fizeram ao longo de 5 anos, descontando dos seus salários, uma parte para que ao fim do mandato, tivessem de volta. Se exercer cidadania, é você desferir ódio, por conta disso e do mais que disse, então essa cidadania é paupérrima! Não precisa ser da FRELIMO, PIMO, Pasomo, Renamo, MDM, Padelimo, para não se carregar e desferir escárnio! Bom trabalho.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s

João Pedro Muianga Galiza Matos Jr, "xitique", parece que não és a pessoa certa para explicar o que realmente está a acontecer porque trazes "ex nuevus", mas enfim, és tu Galiza.
Bem, para economia do meu tempo, prefiro deixar o teu barco furado porque ainda me afogo sem causa aparente.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s

Blessed Paulo Simbe João Pedro Muianga a minha indignação é tu deixares de contrapor o que o Galiza escreveu e atacar a pessoa dele. Só isso. Coloque teu entendimento sobre o assunto e para mim esta tudo okay.
Senti muita irá nas suas palavras. Podemos debater com cordialidade é o que defendo. Não defendo a pessoa do Galiza apenas a forma de como debatemos. Mais não disse.

Ps: exerça seu civismo. Isso é bom. Mas podemos ser mais cordiais.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s
· Düzenlendi

João Pedro Muianga Certo Blessed Paulo Simbe !
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 11s

Yanıt yaz...







Elsa Do Rego Aqueles combois atrelados pra as criancas nos parques mas em tamanho adulto faria jeito nas rondezas da Assembleia se e este o caso do n.7 - rides gratis durante o dia
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Isaac Sitoe Jr. Sexto ponto, quem obriga a esse deputado tamanho sacrifício.
Que sacrifício?? se até às autoridades tradicionais recorrem para sentarem na dita casa do povo!!

Venha com outra história estamos concentrados na lida contra o Covid19
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi


Galiza Matos Jr Isaac Sitoe Jr. a obrigação (não sacrifício como dizes) decorre da Lei, melhor do Regimento, que impõe datas e limites para as Sessões Parlamentares durante o ano. Quando tiver outra história, trago. Não te intoxiques pelo Covid, pode ser prejudicial ao cérebro!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Isaac Sitoe Jr. Galiza Matos Jr meu caro algumas das suas comparações são uma verdadeira ofensa para o povo que dizes que representam.
Todos sabemos que os deputados vivem a francesa , alguns deputados até tem ciúmes dos ministros porque acham que estes comem mais que eles ,,bla,Bla....
Reitero a nossa concentração na prevenção do Covid19 nem que para tal tenha que me intoxicar com a prevenção que qualquer outra substância contendo lúpulo
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr Isaac Sitoe Jr. a aquilo que acho periférico, nomeadamente tais comparações e quejandos, não me vou dar ao trabalho de comentar. Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário