"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 10 de abril de 2020

11 casos suspeitos de covid-19 na Cidade de Pemba, desconhecidos todos contactos dos novos infectados em Moçambique


PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira  em 09 Abril 2020 (Actualizado em 10 Abril 2020)
Share/Save/Bookmark
As autoridades de saúde ainda não localizaram todos os contactos dos novos casos de infecção pelo covid-19 em Moçambique. “Em relação a questão do mapeamento dos contactos esse é um trabalho aturado que está a ser realizado”, admitiu o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde revelando que os onze casos suspeitos identificados na Cidade de Pemba ainda não foram testados. Entretanto a petrolífera Total esclareceu ao @Verdade que as suas operações não foram encerradas na Província de Cabo Delgado.
Mais 16 casos suspeitos de covid-19 foram testados em Moçambique e nenhum acusou positivo, todavia o Instituto Nacional de Saúde (INS) ainda não recebeu as amostras dos onze cidadãos residentes na Cidade de Pemba que estiveram em contacto com o 10º paciente que foi infectado pelo novo coronavírus num dos acampamentos da petrolífera Total na Península de Afungi.
“Em relação aos 16 testados nas últimas 24 horas, estas amostras não estão relacionadas com a investigação em curso na Província de Cabo Delgado. A equipa de epidemiologistas que se deslocou a Cabo Delgado tinha a sua previsão para regressar a Maputo ontem (quarta-feira, 08) com as onze amostras (dos casos suspeitos na Cidade de Pemba), devido a necessidade de dar seguimento a alguns aspectos relacionados com os casos positivos que reportamos ontem só irá regressar a Maputo hoje e iremos partilhar os resultados amanhã”, explicou o director-geral adjunto do INS.
O Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior admitiu que neste momento é desconhecido o cumulativo total dos novos contactos dos seis novos pacientes de covid-19 que contraíram o vírus nas instalações da petrolífera Total. “Em relação a questão do mapeamento dos contactos esse é um trabalho aturado que está a ser realizado com apoio das autoridades locais, temos cinco casos em Afungi e um caso em Maputo, as autoridades sanitárias da Cidade de Maputo e da Província de Cabo Delgado, com apoio dos epidemiologistas do Instituto Nacional de Saúde, estão neste momento a fazer o levantamento da rede de contacto destes indivíduos e nós iremos partilhar regularmente os números actualizados desses contactos”.
Apesar dos trabalhadores infectados e outros em quarentena Total não suspendeu actividades na Província de Cabo Delgado
Confrontado com uma notícia do jornal Diário da Zambézia da existência de um cidadão jovem, recentemente regressado da Península de Afungi, com um quadro suspeito de covid-19 e em quarentena domiciliar no Município de Mocuba o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde apenas disse que “trabalho está a ser feito para identificar a rede de contactos dos infectados”.
O Boletim diário de vigilância de covid-19 indica que existiam nesta quinta-feira (09) 276 contactos dos 16 infectados activos em acompanhamento. O documento do Ministério da Saúde refere ainda que 2.246 cidadãos estão em quarentena domiciliar no nosso país.
Entretanto a Total Moçambique, petrolífera que lidera o projecto Mozambique LNG de exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma, esclareceu ao @Verdade que apesar dos trabalhadores infectados e outros em quarentena não suspendeu as suas actividades na Província de Cabo Delgado.
“A Total Moçambique possui planos de continuidade de negócios para garantir que o impacto sobre o projecto advindo de uma situação como esta seja mitigado o máximo possível. É difícil prever como a situação vai evoluir, mas até hoje continuamos no caminho certo. No local do projecto, estamos focados em actividades essenciais, incluindo segurança, logística e planeamento futuro”, disse a petrolífera ao @Verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário