04/04/2020
Por Nota Moisés
O milagre Mariano Nhongo! Um milagre cujas dimensões e alcance não serão entendidas nem apreciadas pelos seus inimigos: Nyusi e a sua Frelimo, Ossufo Momade e o seu grupelho chamado Renamo-Ossufo Momade e os renamistas que agora não sabem a quem seguir entre Ossufo Momade e Mariano Nhongo.
Por exprimir um apoio inequívoco aos rebeldes do Norte, dizendo que são os seus amigos, Nhongo prestou uma mão forte aos rebeldes na sua luta contra o regime nyusista e dá-lhes um impulso para continuarem na sua luta contra o regime comuno-fascista em Maputo e, e como, lhes roga que devem pensar de todo o país e não somente de Cabo Delgado.
Obviamente, as fileiras dos rebeldes do Norte, que incluem muçulmanos, contam também com antigos combatentes da Frelimo e da Renamo. Estou certo que Nhongo está em contacto com os rebeldes do Norte através da antiga rede de rádios transmissores da Renamo ou mesmo por telefone.
O gesto do Mariano Nhongo servirá para convencer os rebeldes do Norte para moderarem o seu extremismo, se certos deles exibem qualquer extremismo islamista. O seu gesto lhes fará entender que a luta deles é uma luta de libertação nacional e que se as duas forças se encontrarem num futuro após-nyusista não haverá trocas de tiros para uma agonização perpétua do país, mas sim haverá negociações entre ambas as partes que trarão concessões para um governo de reconciliação nacional que assegurara a paz para todos os moçambicanos.
Quanto a Ossufo Momade, o apoio do Nhongo aos rebeldes do Norte, é um prego no seu caixão. Consta-me da sua própria boca que os renamistas o acusam de cobardia e de traição. E é porque Daviz Simango desvalorizou o homem, dizendo que ele só pensa do seu estomago e que ele assinou para o seu dito acordo de paz com Nyusi para satisfazer o seu estômago.
Sinceramente, um homem que gasta 18 milhões de meticais para se repimpar num hotel, enquanto este dinheiro podia fazer muitas coisas para ajudar os moçambicanos, demonstra uma seria falta de seriedade, inteligência e falta de respeito e consideração para com os pobres moçambicanos.
O grupelho Ossufo Momade esta se extinguindo por sua própria ingenuidade. O seu tal secretario general André Majibire prometeu ajuda militar à Frelimo para combater os rebeldes do Norte. Quando Nhongo diz que houve um acordo entre Nyusi e Momade para o grupelho Momade ajudar a Frelimo na sua guerra contra os rebeldes do Norte, ele não está a falar às toas. Anda muito bem informado do que se passa na Frelimo e no grupelho Ossufo Momade.
E o esforço do José Manteigas, o tal porta-voz do grupelho de desmentir o que o General Nhongo disse é uma vã tentativa que o transforma num ridículo.
Que as pessoas queiram entender ou não, Nhongo transparece agora como o verdadeiro herói. Apesar da propaganda da Frelimo e do grupelho Ossufo Momade, ele é um homem da paz. Ele já disse muitas vezes que não quer a guerra e que sabe quão terrível a guerra é.
Mas infelizmente, Nyusi e o seu colega Ossufo Momade estão a lhe empurrar para que venha a travar a guerra que far+a o sino tilintar para anunciar o fim da tirania da Frelimo em Moçambique. Nhongo poderá ser empurrado pelos seus colegas para passar a uma acção militar contra o regime da Frelimo cujas forças estão em debandada em Cabo Delgado. Tal, se acontecer, será um mau agouro para o regime da Frelimo que acabou de perder entre 60 a 120 soldados em Mocímboa da Praia com muitos feridos e um incerto, mas enorme, doutros soldados que se precipitaram numa fuga do diabo em vez de enfrentar os rebeldes. Aqueles que fugiram estão agora nas matas e talvez alguns deles armados agora contra a Frelimo. Não regressarão à Frelimo, sabendo que poderão ser executados por cobardia como aconteceu a 150 soldados da Frelimo que fugiram de Mutarara para o Malawi durante a guerra dos 16 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário