"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 6 de março de 2019

Rio Licungo atingiu nível de alerta, vão continuar inundações em Quelimane


PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Adérito Caldeira  em 06 Março 2019
Share/Save/Bookmark
Após o “dilúvio” das últimas 24 horas na província da Zambézia a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) alerta que o rio Licungo atingiu o nível na tarde desta terça-feira (05) e deverá originar inundações nos distritos da Maganja da Costa e Namacura. Cheias urbanas deverão continuar a registar-se em vários bairros da cidade de Quelimane.
As chuvas que continuam a cair nas províncias de Tete e da Zambézia, e que esta semana foram influenciadas por uma Depressão Tropical, que entretanto perdeu força, elevaram o nível de água nas bacias do Zambeze e do Licungo.
Os 130,5 milímetros de chuva registada nas últimas 24 horas no Licungo fizeram que a bacia atingisse o nível de alerta de 6 metros em Mocuba, cerca das 15 horas de terça-feira (05).
Diante da chuva que tem caído e que ainda deverá continuar a cair a DNGRH prevê-se subida dos níveis nas bacias do Zambeze em “Mutarara, Caia e Marromeu, Licungo, Ligonha, Messalo, Megaruma e Rovuma, podendo Licungo em Mocuba manter-se acima do alerta, tendo como impactos: Risco Moderado de inundações nos Distritos de Maganja da Costa (Postos administrativo de Nante, vila Valdez, Yassopa e Ntabo) e Namacura (Furquia, Mbaua, Muebele e Malei)”.
“Igualmente, prevê-se a prevalência de inundações urbanas localizadas para a cidade de Quelimane nos bairros Aeroporto, Santuagua, Cança, Samugue, Manhaua, Brandão, Mincajuine, Icidua, 7 de Abril e Floresta” indica o Boletim Hidrológico da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos que prevê ainda “risco moderado a alto de erosão para a Cidade de Tete e Vila de Morrumbala”.

Sem comentários:

Enviar um comentário