"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 13 de março de 2019

Desinformar à Custa do Contribuinte

quarta-feira, 13 de março de 2019

Ouvir com webReader

Unay Cambuma partilhou uma publicação.
15 min
Edwin Moz
52 min
Desinformar à Custa do Contribuinte
Por João Cabrita
Um ponto focado por Celso Correia na conversa com Inês Moiane, cuja transcrição foi reproduzida em edição recente do «Canal de Moçambique», trata do cambalacho em torno da transferência da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) para o Estado moçambicano no âmbito de um acordo firmado em 2006 entre os governos de Portugal e Moçambique. Celso Correia, actual ministro da terra e desenvolvimento rural do governo de Filipe Nyusi, confirmou terem sido pagas avultadas comissões. Segundo o próprio Correria, ele "era o estratega daquela brincadeira" e que "em vez de trinta", poderia ter "tirado dali cem, duzentos, trezentos milhões". Está, pois, estabelecida a posição de Celso Correia como intermediário na negociata.
Cerca de quatro anos depois, a WikiLeaks divulgou uma série de documentos do Departamento de Estado norte-americano. Um deles, é um telegrama expedido pelo Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Maputo, Todd Chapman, dando conta de que o então presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, teria recebido uma comissão entre 35 e 50 milhões de dólares resultante da compra da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. Refere o telegrama que o banco português, BCI, foi quem havia organizado o financiamento. Celso Correia viria a tornar-se, no ano seguinte ao da "brincadeira"’, presidente do Conselho de Administração do BCI em Maputo.
O escândalo despoletado pelo telegrama diplomático abalou as hostes do regime da Frelimo que de imediato se lançou numa campanha de desinformação. Foram accionados os habituais mecanismos. Como sempre, a AIM, organismo dependente do gabinete do Primeiro-Ministro, foi o veículo utilizado nessa campanha, em particular o serviço de língua inglesa, dirigido por Paul Fauvet. Para consumo internacional, através de rede astutamente montada, a AIM disseminou uma "análise" assinada por Fauvet com o título, "U.S. Chargé d'Affaires Lied to Washington" (Encarregado de Negócios dos Estados Unidos Mentiu a Wahington).
Apoiando-me argumentação falaciosa, na "análise" Fauvet nega tudo: que Guebuza tivesse recebido uma comissão pela transferência da HCB do Estado português para o Estado moçambicano; que tivesse existido um intermediário agindo em nome de Guebuza, factos agora confirmados por Celso Correia.
Não apenas isso. Fauvet negou também outros factos referidos no telegrama de Chapmam, incluindo o envolvimento do então presidente moçambicano na exploração da portagem da Matola, ilegalmente erigida numa rodovia que não integra o chamado «Corredor de Maputo», negócio que persiste até aos dias de hoje em prejuízo dos residentes de zonas fora da jurisdição do referido corredor.
Trata-se de uma campanha de desinformação paga com dinheiros dos contribuintes moçambicanos. A AIM, suposta "agência de notícias", serve, desde sempre, de caixa-de-ressonância da Frelimo e do regime por ela tutelado. Paul Fauvet é funcionário desse regime desde 1980.
Numa altura em que Filipe Nyusi, impelido por processos judiciais a decorrer além-fronteiras, tenta lavar a imagem de um regime que actuou sempre à margem da lei, deve pôr termo a mais esta ilegalidade em que os dinheiros do Estado, dos contribuintes, portanto, são abusivamente utilizados para camuflar cambalachos e negociatas. Numa palavra: para desinformar.
Gosto
ComentarPartilhar
Comentários
Escreve um comentário...
PODRIDAO NO INSTITUTO SUPERIOR "ALBERTO CHIPANDE"
INBOX
Magnifico reitor do Isctac
Abra os olhos antes que seja tarde demais, a sua instituição está afundar com pessoas de má fé, 
Temos e sabemos de tudo mas um pouco da sua instituição e o modo de funcionamento,magnifico
Estão a lhe roubar porcamente, para atingirem os seus objetivos, tens aí a Msc Priscila (secretária) em conexão com a Abiba Bapt. (administrativa) estão a roubar e até já são conhecidas nas lojas como "comissionistas"de Mubarak, isso é triste sujar seu nome por causa dessas mulheres,
Temos a Rosa Men. que mal fica no escritório do passeia,quem faz os trabalhos que lhe compete é o dr germano,ate os relatórios que é apresentado no conselho científico ele (Germano) que faz.
Magnifico há "changuitos"que querem destruir algo que com muito esforço conseguiste,
De forma mas simplificada
Magnifico Beira estão a lhe roubar mal,pemba pior ainda
Julieta das D., Amina B, Deniford, Elisa, investiga bem essas pessoas e vais ver que eles vivem a vida de luxo melhor do que o senhor
Abre o olho porque viver na Europa não é para o inglês ver mas sim para ficar esperto, para de se atrapalhar com mulheres que só vão acabar por lhe desgraçar, és casado e já basta, concentra-te....
Até mas informações.... Breve
Gosto
ComentarPartilhar
Comentários
Escreve um comentário...
*Breaking News*
*CELSO CORREIA PRESTES A SER NOTIFICADO PELA PGR*
A Procuradora-Geral da República, a dama de ferro, Beatriz Buchili prepara-se para emitir um mandato de notificação ao Ministro da Terra e Director de Campanha da Frelimo, o poderoso Celso Correia, por ter recebido subornos em avultadas somas em dólares americanos no processo de reversão de Cahora Bassa. De acordo com o áudio a circular nos últimos dias Celso Correia confessou ter recebeu-o suborno pois ele era o mastermind da operação.
A PGR já estava informado do assunto, mas nunca agiu e graças às ordens de Filipe Nyusi, Beatriz Buchili parou de dar desculpas para não chamar este corrupto para a justiça.
Celso Correia ainda não foi notificado porque está de luto pela morte da cunhada (irmã da senhora Ivandra Correia, sua esposa).
Os próximos tempos prometem ser quentes no seio da gang corrupta da Frelimo que governa este país desde 1975.
Repassando
Comentários
Escreve um comentário...
  • Fideliz Mutiquita Mutiquita F.Erro (cuidado COM ESSA PALAVRA) F significa uma coisa e Erro traduz outra coisa. Dama de F.Erro.
  • Elias Valente Langa Realmente estas a perder a cabeça .....essa não tem nada,de dama de ferro.fica concentrado da próxima
    1
  • Nelson Assubugy Meu irmão chegas ate esse ponto de chamar uma .....................................de dama de ferro ?que decpção

Sem comentários:

Enviar um comentário