"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 22 de março de 2019

“Pedem o triplo por um helicóptero.” ONG denuncia aproveitamento da tragédia em Moçambique Há 44 minutos Os alimentos custam o dobro e há empresas externas a exigir o triplo pelo aluguer de um helicóptero, denuncia a Organização Não Governamental Esmabama, que apoia cerca de 500 mil pessoas em Moçambique

quinta-feira, 21 de março de 2019

Ouvir com webReader




Sobre as 1000 vidas e os responsáveis
Um Presidente da República acaba por ser sempre culpado, é o custo político da sua função. E muita das vezes sem responsabilidade material, apenas solidária.
A recente tragédia, cujo número de mortos pode chegar a 1000 pode ser disso exemplo, apesar de ser censurável a sua ida para o eSwatini...
Isto porque Moçambique tem um organismo, que penso ser multi-sectorial, com competências para lidar com os desastres naturais, com missão de colocar em cima da mesa do PR todos os cenários possíveis e recomendar medidas que se impuseram.
E no caso do IDAI tenho dúvidas que tenham chegado a mesa do PR todos os dados possíveis e imaginários... e que se tenha proposto o decretar de um Estado de Emergência que permitisse o recolher compulsivo dos cidadãos das zonas de risco... como fizeram, por exemplo, em cima da hora, os bancos comerciais ou as transportadoras aéreas, que em prevenção, fecharam os seus estabelecimentos, cancelaram os seus serviços, etc., etc...
Dito isto, o organismo de emergência falhou e muito e os seus membros devem ter coragem de pôr o lugar a disposição, caso não, deve o PR demití-los, sob pena, aí sim, de a responsabilidade ser necessariamente repartida... não há espaço algum para manter confiança sobre alguns, a não ser que perder 1000 compatriotas sejam um desporto...
Comentários
  • Paula Martins Acha coragem de chamar as coisas pelo nome. Tudo o que aconteceu está escrito e estudado á muito tempo
  • Rogério Sitoe Apenas repassandoBom dia irmãos moçambicanos
    As coisas na beira estão feias ,mas muito feias mesmo
    A televisão não está a passar a verdadeira realidade da situação!

    Todos os bebês no berçário,morreram
    Mulheres grávidas a dar parto algumas morreram
    Casa mortuária,mas de 100 corpos espalhados pelo chão ,muçulmanos como não,não há forma de enterrar!
    Já não estão a aceitar mortos cada família fica com seus mortos debaixo de chuva😭😭😭😭
    Um caos 
    Água contaminada com resíduo sólidos não consumíveis 

    Por favor apelamos para que aqueles nossos irmãos que podem ajudar dirijam se a uma entidade religiosa mas próxima pra deixar a sua contribuição !
    Alimentos não perecíveis -1kg fará toda a diferença 
    Roupas-1peca de roupa fará toda a diferença 
    Unidos podemos tentar amenizar este momento!
    1
  • Fatima Mimbire muito profundo. de facto mil pessoa é catastrófico. como é possivel? onde estavam essas pessoas? os helicopteros afinal nao as estavam a evacuar? ou o tempo foi deveras pouco para concluir o processo? ou houve publicidade enganosa!
    • Rogério Sitoe Sinceramente acho que é mais hora de ajudar que outra coisa. teremos tempos para o resto. veja o que aconteceu no pais que fabrica helicopteros. furacão Katrina foi uma tempestade tropical que alcançou a categoria 3 da escala de furacões de Saffir-SimpVer Mais
    • Fatima Mimbire Rogério Sitoe penso que pensar o que fazemos agora nao deve anular o avaliar o que pode ter falhado. note que é possivel fazer os dois em simultaneo. e o post está a reflectir sobre isso e eu tambem, mas nao deixo de ajudar como posso e penso que nao devemos estar insensiveis. veja que o post que fizeste acima trazes detalhes muito perturbadores sobre a situacao no terreno.
      1
    • Julião Arnaldo Fatima Mimbire a prioridade do governo é salvar vidas humanas; não é hora de arranjar culpados

      By Filipe Nyusi, Presidente da República de Moçambique
    • Amir Fernando Agy Não havia espaço para helicópteros depois do início dos ventos, quero acreditar que devia ter sido decretado o Estado de Emergência e aí sim, justificar se ia a retirada compulsiva do povo
    • Adriano Dimas Isalcio Mahanjane parabéns pela belíssima reflexão. 
      O texto que o Rogério Sitoe nos trouxe é sim bastante explicativo, principalmente por fazer menção de um fenômeno similar, senão, mais crítico que o nosso. 
      Contudo, independentemente de estarmos a d
      esdobrar-nos em salvar vidas e municia-las, podemos é devemos proceder com este outro vector, do processo avaliativo e de responsabilização. 
      Ora vejamos, de quê nos adianta mantermos uma equipa/liderança destas no processo de ajuda se, mal conseguiram ser pró activos e preventivos!!! 
      Estamos mantendo uma liderança "reactiva" numa situação em que estamos falando destes números de mortos. 
      Devem sim, ser apuradas responsabilidades e quiçá, medidas também tomadas.
    Escreve uma resposta...
  • Ido Alfred Isalcio Mahanjane essa coisa de escrever o pensamento de outro é qual ?

    Tecnicamente ouvi falhas , ate as 10 Horas os funcionarios publicos estava a trabalhar so depois da voz do Governador é que recolheram obrigatoriamente a suas casas e que casas, q
    uanto tempo levou para chegar as casas , qual foi a meio usado para prpteger suas familias no ciclone de magnitude 4.
    Falhou se o essencial , neste momento o que importa é socorrer as pessoas depois voltaremos as contas.

    Um abraco solidario.
  • Rogério Sitoe Hora de ajudar
    Nenhuma descrição de foto disponível.
    2
    Escreve uma resposta...
  • Jossefa Blata Jone O PR tem que deixar de inaugurar estradas,fábricas de bebidas,hospitais,escolas mal construidas,agências de telefonia móvel... etc,para que o povo perceba as falhas dos PR das autarquias, Ministros dos transportes comunicação,etc...O povo foi ensinado a olhar para o PR ,assim como vens nos documentários que eles passam do "PR Samora Moisés Machel" as críticas ao membros do governo e do partido são ocultados...O Povo só Conhece O PR da República...se ele exigisse trabalho e dedicação, Nosso PR não faz nada pela nação...Por tanto que a ONU é que está tomar conta da situação!!
    1
  • Marques Abdala Isalcio Mahanjane concordo com sigo,mas também onde anda a dita Sociedade civil para ajudar os carenciados? Os bonés e camisetes só servem para casos excepcionais ?
    3
    Escreve uma resposta...
  • Nayo Macamo Mahanjane discordo. Há fragilidades que este país já tinha que não havia como colmatar em tão pouco tempo. Mesmo nos EUA quando há eventos da mesma natureza os efeitos são devastadores. Neste caso não há como culpar o PR e o INGC. Coloquem lá o Obama ou Jack Welch e os problemas seriam os mesmos.
    2
    • Rogério Sitoe "O furacão Katrina foi uma tempestade tropical que alcançou a categoria 3 da escala de furacões de Saffir-Simpson em terra firme e categoria 5 no oceano Atlântico. Wikipédia
      Total de mortes: 1 833
      Maiores rajadas: 280 km/h

      Data: 23 de agosto de 2005 – 31 de agosto de 2005
      1
    • Isalcio Mahanjane Nayo Macamo, terá de entender o meu post, primeiro... não se trata ou tratou de evitar o ciclone... fala-se de prevenção que falhou e que deve se assacar responsabilidades... e veja que coloco o PR em cima de suspeitas pelo motivos elencados...
    • Arcénia Chale Isalcio Mahanjane Esta é a prova de que as pessoas não gostam de ler, pois interpretam tudo ao contrário. Concordo com o teu post. Estas más interpretação confirmam a idéia de que o PR está ser mal assessorado quando se confunde alhos com bugalhos. Todos fora!Sim.
    Escreve uma resposta...
  • Bertino Alberto Nem mais, não houve um dossiê prévio nisto, não houve mesmo creio eu.

    E mais grave ainda, estamos a falar de uma situação que os smartphone já revelam a ocorrência pelo menos 3 dias antes...como nada palpável foi feito? Como assim meu país?
    1
  • Julião Arnaldo Não há dúvidas de que houve erros de avaliação, e que deles, e ao seu tempo, devem ser assacadas ou não responsabilidades ou consequências políticas.

    Agora, fazer-se valer disso, e sobretudo, atendo o momento crítico que se vive na Beira e Chimoio, os acertos/ajuste de contas que fiquem para outro momento.


    Somos todos convocadas a cruzada solidária.
    1
  • Paulo Nhancale Há tragédias a que não se pode apontar responsáveis. Eu só conseguiria dizer que a pobreza é a responsável, talvez os responsáveis em perpetrá-la. Mesmo assim, a estes níveis, duvido que alguma riqueza ajudasse. Acredito que suavizava nalguns pontos (capacidade de socorrer, meios, etc) e reduzia a dependência, o período de recuperação, etc.
    1
    • Isalcio Mahanjane Paulo Nhancale, não se podia evitar a tragédia nem parar o ciclone, mas poder-se-ia diminuir os danos...
      2
    • Paulo Nhancale Definitivamente, daí a indignação pelo comportamento de muitos dirigentes, aliás, políticos. Ninguém se importa, na verdade. Tudo não passa de um jogo para ganhar terreno e capital político, para no fim, facturar.
      1

    Escreve uma resposta...





  • Júlio Mutisse Well said
  • Amir Fernando Agy Bem dito
    Tufa
  • Arcénia Chale Estou plenamente de acordo...

Sem comentários:

Enviar um comentário