"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 27 de março de 2019

Homens armados alargam ataques para zona centro de Cabo Delgado

terça-feira, 26 de março de 2019

Ouvir com webReader

  1. Homens armados alargam ataques para zona centro de Cabo Delgado
    Depois de aterrorizar as populações do norte de Cabo Delgado, onde algumas aldeias dos distritos de Palma e Mocímboa da Praia estão completamente abandonadas, os insurgentes viraram as atenções para a zona centro da província, onde nos últimos tempos ocorrem ataques armados diários e em plena luz do dia.
    Alem de intensificar os ataques em Macomia, onde são frequentes assaltos a viaturas de passageiros que viajam ao Posto Administrativo de Mucojo, este mês, o grupo armado, avançou ao distrito de Meluco, e tem estado a circular na estrada N380, a principal via de acesso que liga a zona norte de Cabo Delgado.
    Testemunhas confirmaram ao País, o registo de 4 ataques, em apenas uma semana, sendo três em Macomia, onde nos dias 20, 21 e 23 de Março, respectivamente, atacaram uma viatura de passageiros e uma aldeia em Mucojo, e um assalto aldeia Bangala 2, localizada na estrada que liga Pemba a Macomia.
    Um dia depois, concretamente no último domingo, segundo contaram as fontes, ainda ao longo da estrada N380, os insurgentes atacaram a aldeia Iba, no distrito de Meluco, e assassinaram dois civis, um homem e uma mulher, e depois seguiram em direção a Cajembe, no vizinho distrito de Quissanga.
    Apesar da forte presença militar em Macomia, a população de algumas aldeias da zona centro da província, sobretudo homens, não dormem durante a noite, altura em que abandonam suas casas com a família e juntam se aos vizinhos num único local até ao nascer do sol, com lanças e flechas na mão, supostamente para resistir em grupo a acção dos insurgentes.
    Os ataques armados em Cabo Delgado iniciaram em Outubro de 2017, e já fizeram milhares de deslocados que abandonaram casas, bens e machambas para fixar se nas vilas e cidades, por serem consideradas relativamente seguras.
    mozambique tem demasiadas riquezas para auto defender se...minas de ferro das maiores do mundo no norte , barragem calhora bassa uma das maiores do mundo, cumprada a força aos portugueses mas nunca paga..porque a divida estranhamemente foi rapidamente perdoada por um inteligente nosso politico amigo dos amigos.. e estranhamente a barragem até foi administrada por chineses sendo o primeiro administrador o nosso rei do casino estoril com o seu socio almeida santos.... tem aluminio e arvores preciosas a dar com pau que os chineses levam tudo..entao que peçam aos chineses...

Sem comentários:

Enviar um comentário