"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 4 de março de 2019

Comiche faz “mea-culpa” após Município impedir carnaval da “Nyoxani”


Comiche faz “mea-culpa” após Município impedir carnaval da “Nyoxani”
Ontem de manhã, cerca de 300 crianças, alunas da escola Nyoxani, na Sommershield, em Maputo, foram impedidas pela Polícia da República de Moçambique (PRM) de desfilar em festa de carnaval, um evento que o estabelecimento organiza anualmente, desde 2014, para recrear a petizada, ensinando a cultura dos povos. Este ano o evento tinha como lema “Cultura de Moçambique, de África e do Mundo”. O desfile era para percorrer as ruelas do bairro, através da “João de Barros”, “Lucas Kumato” e “Fernão Lopes”, com destino no Parque dos Cronistas e, por fim, regressando pela Travessa Azura até a “João de Barros”, onde mora a escola.
O desfile estava aprazado para se realizar das 10 às 12 horas. A escola submetera uma carta ao Conselho Autárquico da Cidade de Maputo no passado dia 12 de Fevereiro, pedindo a devida autorização, como mandam as normas. Mas até a última quarta-feira (27), a edilidade não tinha respondido. Entretanto, o dia chegou e os pais já haviam abraçado a iniciativa, comprando os adereços apropriados para a ocasião. Arrumadas em duas filas indianas, as crianças estavam prontas para se fazerem à rua, cantando e dançando, sob a monitoria rigorosa de cerca de 100 funcionários da Nyoxani (a escola tem Kindergarten, lecionando até a Sétima Classe, mas também é uma instituição inclusiva, que alberga crianças com diversas deficiências, desde autistas a portadoras de síndrome de Down, justificando-se, por isso, a dimensão de seus colaboradores).
Mas a desfile não se movimentou. A alegria das crianças foi interrompida pela repressão policial.
Um grupo de 10 polícias que se fazia transportar em dois carros interpelou a direção da escola, informando que os alunos da Nyoxani não tinham permissão para desfilar pois seu pedido tinha sido indeferido. A Directora da Escola, Maria do Carmo Soares, contou-nos o seguinte: “No despacho que o comandante deu-me a ler, não devíamos desfilar por se tratar de um dia de trabalho e... iríamos provocar barulho".
Perante a ordem, Maria do Carmo ainda tentou insistir que o desfile seguisse em surdina, crianças andando sob mordaça colectiva. Iriam de mansinho ao Parque dos Cronistas e “lá faríamos o nosso carnaval, como é habitual”. O pedido foi negado. E para garantir a desfeita, as três viaturas da Polícia fixaram-se ao redor da escola até depois das 12 horas.
As crianças, essas já tinha sido recolhidas para o interior das instalações mas era visível nas suas faces uma ponta de tristeza e desilusão perante a intrusão policial, num dia preparado com todo o cuidado, onde dariam largas às suas "nyoxanis", que é afinal nome para alegria em ronga.
A intrusão policial foi simbolicamente violenta. Muitos pais se revoltaram. Maria do Carmo estava desolada e interrogava-se permanentemente sobre até onde está chegando a insensibilidade da autoridade pública para com a educação e a cultura em Moçambique, quando, por volta das 15 horas, uma delegação da edilidade irrompeu na sua sala.
Iam a mando do presidente do Conselho Autárquico de Maputo, Eneas Comiche. Dois "directores" da edilidade deslocaram-se à Nyoxani para se “inteirarem” do que tinha acontecido e traziam um “pedido de desculpas” do Presidente Comiche. Disseram que Comiche estava “impossibilitado de vir pessoalmente” e que “logicamente não estava a par da decisão de terem indeferido o nosso pedido”. O indeferimento, alegaram, resultara de um “ruído” na comunicação. O pedido de desculpas de Comiche serviu de consolação, sobretudo porque esse gesto de “mea culpa” também já não faz parte da(in)decência com que as autoridades públicas tratam os cidadãos. Agora, é esperar para vir, se para o ano o episódio se repete ou Comiche começa a fazer por justificar por que é que as gentes da cidade, sobretudo sua classe média, escolheu-o para a edilidade, depois de muitos anos de autoritarismo e arrogância na governação municipal de Maputo. (E.C. e M.M.)
CARTAMZ.COM
Ontem de manhã, cerca de 300 crianças, alunas da escola Nyoxani, na Sommershield, em Maputo, foram impedidas pela Polícia da República de Moçambique (PRM) de desfilar em festa de carnaval, um evento que o estabelecimento organiza anualmente, desde 2014, para recrear a petizada, ensinando a cult...
Comentários
  • Cal Barroso O que não entendo é: precisa-se de autorização ou deve se apenas informar atempadamente? Este país eu não entendo. É mais fácil entender de integrais, derivadas e limites do que como funciona esta pátria. Até crianças são impedidas de desfilar? Mas se fosse para comemorar o aniversário da primeira UNHA dum dirigente qualquer as ruas estariam VERMELHAS sem problemas. Exaltemos a pátria.
    • Rob Sau Cal Barroso Outubro vem ai e as coisas devem ser diferentes na urna, mas quando vc chega la ha um chicuembo que te obrigaga a votar n continuidade! Precisamos ser palhados! Pq ja estao a abuzar! Ate desfile das criancas sao sabotados! Assim n da camaradas! M da mesmo!
      7
    • Assia Sparre Cal, muito triste
      2
    • Julio Ndjandje Triste mesmo

    Escreve uma resposta...





  • Rui Costa O trajecto do desfile das crianças, pelo coração da sommershield, poderia incomodar, vários cidadãos em depressão aguda,por "cagaço politico-financeiro" recente.
  • Gito Katawala E se as crianças tivessem entrado em cenas de vandalismo, quem pagaría?
    É se tivessem levado cartazes e dísticos sobre as dívidas, se estivessem trajadas de camisetes "eu não pago as dívidas"?
    Hehehe

    Sou mau né? 😜😜

    Escreve uma resposta...





  • Hussein Nácir Rupava Comiche já te avisei que vais levar um impeachment.

    Primeiro não queres deixar nossas meninas da Baixa em paz. Agora não queres deixar nossas crianças terem um carnaval como deve ser?


    Estas a começar mal. Estamos de Olho.

    Garalios pah
    5

    Escreve uma resposta...





  • Waki Joel Ora reclamamos das tolerâncias, ora tentamos uma borla carnavalesca ao meio de semana (ensinando as crianças a "ngonhar"). kkkkk
    1
    • Arlindo Joaquim Vilanculos NA escolinha tambem se ngonha? As criancas estavam a fazer uma actividade cultural no ambito do calendario escolar e para alguns é ngonhar, entao nao me surpreende essa atitudo, so se fossem no meio de semana receber nossos dirigentes no aeroporto, com canto, danca e poesia, ai sim seria coisa seria e plausivel
      3
    • Waki Joel hehehe.... os textos do MM são muito bons, e gosto muito, porém, ficamos tão extasiados que não conseguimos, no caso, notar que a escola não esperou decisão do município avançando com os preparativos (empurrar com a barriga). Lamento, mas da próxima é melhor esperar deferimento... as desculpas do sr. Mayor não curam feridas....

    Escreve uma resposta...





  • Edson Almeida Moçambique......

    Escreve uma resposta...





  • Adelino Branquinho Eles são maus sim! Fizeram com músicos, fizeram com o teatro, fizeram com a marcha carnavalesca; mas o quê que eles querem, que o rebanho faça? só que eles não sabem, é que matando a cultura, matam a alegria, matam a identidade, matam a unidade. Eles não sabem, que um povo sem cultura, não é povo, é nada!
    7
    • Eugenio Mabunda Mas se é exactamente isso que eles querem! Um povo sem cultura, um povo sem atitude, um povo sem identidade, um povo que não é nada. Para eles está bom assim.
      3
    • Carlos E. Nazareth Ribeiro Eugenio Mabunda e Adelino Branquinho, dá-me a sensação de que é mesmo o que pretendem atingir. Então agora, que os BA estão desavindos, os Simangos Democráticos estão a diminuir, os Frelos, mesmo com as suas alas divergentes, vão conseguir ganhar as eleições. É que a malta parece ser como naquele livro "Um País de Carneiros" que retrata os EUA de há cinquenta anos...
      1

    Escreve uma resposta...





  • Abdul Magide Sidi Hassam E a norma da tolerância zero. Você nem só pode sair a rua, com um cartaz qualquer, é dar dois griyos quaisquer... Tal como em Cabo Delgado se prendem jornalistas, no coração das elites de Maputo umas crianças não podem festejar o Carnaval nas ruas do seu bairro. E esta?
    1
  • Fatima Chale De facto têm que haver um pedido de desculpas porque eu pessoalmente estive presente para assistir o desfile do meu filho que ficou muito triste..por sinal, e a polícia teve uma atitude bastante arrogante e assustadora para as crianças pois fizeram-se presente ao local com armas e mais viaturas munidas de cães....ficamos todos muito revoltados com o episódio.
    5
    • Nelson Wa Ka Maculetane sim, mas o pedido de desculpas deve ser por parte da direção da escola para os encarregados de educação, a policia e o município apenas fizeram seu trabalho.
      1

    Escreve uma resposta...





  • Roberto Saviano Mais para fazer desfiles do Rovuma ao Maputo para EXALTARr
    o filho + querido da nação nem é preciso autorização. Vocês não são sérios.... Ou fingem que são sérios. 
    Mais havia necessidade disto tudo mesmo...?!
    4
  • Ras Busta Comiche deve. Culpar os culpados essas crianças não serão as mesmas para próximo carnaval
    2
  • Ras Busta Quem deu a Ordem queremos a cara dele
    3
    • Pedro Antunes Ras Busta Comiche diz que não estava a par da "desautorização"!! Houve uma "falha" de comunicação!! E assim está tudo resolvido?? Se não foi ele, quem foi?? Essa é a pergunta que não quer calar! Eu quero saber!!!
      1

    Escreve uma resposta...





  • Joanguete Celestino Por este episódio, alguma lição moral tiraram estas crianças.
  • Edio Matola Marcelo Mosse esse seu texto, desculpa, mas é muito problematico! Sem sucesso, estas a tentar atenuar, o que näo tem atenuantes possíveis! Näo ha inocentes nessa história! A policia foi clara, a marcha näo foi autorizada! Contra factos näo ha argumentos! O que dizem as regras mesmo? Uma marcha pede-se autorizaçäo ou comunica-se?
    1

    Escreve uma resposta...





  • Nelson Junior este é o País em que vivemos.....nao ha nadaa fazer!...todos querem mandar....
  • Julio Ndjandje Culpa nossa. Pais, que ñ acreditamos nad mudanças nas urnas. Por isso, vamos murmurando para sempre.
    1
  • Nelson Wa Ka Maculetane Desculpem, não sei se entendi mal, mas me parece que o pedido foi indeferido e a direção da escola teve informação, então porquê a direção decidiu manter o programa mesmo depois de ter sido indeferido? Talvez podíamos ver as coisas por este prisma também, ninguém está acima da lei. 
    Espero que das próximas vezes a Edilidade desloque em tempo record diretores para se inteirar de assuntos quando acontecer numa escola em Dlhavela
    Ocultar 13 respostas

    Escreve uma resposta...





  • Frederico Pereira me parece que a policia, ta com medo de manifestação...mas porah Carnaval de crianças?
    • Nelson Wa Ka Maculetane Caro Frederico Pereira , não veja “carnaval de crianças”, veja “pedido indeferido” e ponto final. Todo resto é consequência de desacato. 
      E por favor, paremos de analisar tudo de forma política ou partidária, haja respeito, afinal o que significa INDEFERIDO?
    • Adriana Prista onde nesta noticia diz que a escola foi avisada deste indeferimento? a policia foi avisada.
    • Frederico Pereira Nelson Wa Ka Maculetane acho que nao percebes nada disso bolas!!! veja o pedido de desculpas, tirar a graca de criancas !! nem no tempo de Samora era assim!!
      1
    • Nelson Wa Ka Maculetane Frederico Pereira justamente por reconhecer que não percebo nada disso, perguntei e repito: O QUE SIGNIFICA INDEFERIDO?
    • Frederico Pereira nao sei, Disseram que Comiche estava “impossibilitado de vir pessoalmente” e que “logicamente não estava a par da decisão de terem indeferido o nosso pedido” para dizer que alguém la andou a toa a indeferir pedidos sem os analisar.... isto e que esta em causa e envergonha uma instituição!!! esssa escola e inclusive...e esse acto da policia viralizou na rede social...eles que peguem na tal policia e vao ao xiquelene tirar as pessoas para verem o que e bom para o pelo!!
      1
    • Nelson Wa Ka Maculetane Frederico Pereira parece que também não entendes nada disso bolas!!! Não sabe o que significa PEDIDO INDEFERIDO?
    • Frederico Pereira siginfica governar mal
      1
    • Pedro Antunes Nelson Wa Ka Maculetane Este tipo de manifestação não se pede, informa-se. O Município não tem que autorizar ou desautorizar. O problema são os pequenos poderes e egos feridos! Estamos mesmo mal.
    • Frederico Pereira uma manifestacao cultural, e negada !! logo de criancas, e mandam a toda forca policia...mas baracas funcionam ate altas horas e nada!! vao indefirir noutro lado
    • Nelson Wa Ka Maculetane Frederico Pereirakakakakakakaka gostei do sentido de humor.

    Escreve uma resposta...





  • Pedro Matule Não foi este ensinamento de Samora Machel que nos deixou "Um povo sem cultura não tem identidade" É muita vergonha o que vivemos neste país. Afinal que elegeu esses dirigentes?
    2
  • Camilo da Silva O que esperar das autoridades onde polícia se esconde para autuar o cidadão ?
  • Linette Olofsson Que vergonha ! Comportamento autoritário / bolas ! Quando é nos livramos destes comunistas ?
    2
  • Magacebe Majacunene Triste!
    Sem palavras!
    Ha qualquer coisa por ai que nos assombra.

    Deixa qualquer um sem chao...
  • Ivete Sengo Em outubro temos que mudar esse cenário, triste situação 😏
  • Roberto Saviano A bem pouco tempo, município de MAPUTO autorizou (que coragem) uma festa da HEINEKEN quase em FRENTE A MESQUITA da Baixa, ouve alguns protestos da comunidade muçulmana, mais a FESTA ACONTECEU...parecia mesmo provocação, com tantos lugares para fazer o evento, ou seja, autorizar eventos que envolvem DOURADA, TXILAR, HEINIKAN .... São autorizados sem pestanejar....
    4
  • Dmytro Yatsyuk mostraram ao cidadãos da classe média o "devido lugar" deles, é normalíssimo, se não fizessem isso, alguém poderia pensar que cidadania é uma coisa para levar à sério...
    1
  • Pedro Antunes Tomates para limparem e retirarem a areia que invade a estrada da marginal, impedirem a muvuca nos fins de semana à noite, multarem quem deita lixo na praia, não têm!!! Mas tomates para mostrarem força e impedirem crianças de desfilarem, isso teêm!!!! Quero ver a dita carta supostamente assinada pelo presidente do Município. Que apontem um culpado pela ordem de impedimento. Não pode ficar assim.
    1
  • Elson Reis Cuna Qual desculpas, quais tomates podres pha! Esses tipos já nos habituaram à essa postura agressiva
  • Mwenemutapa Fernando Com todo respeito, proíbe a Lei que se manifeste, pacífica ou violentamente, durante o meio de semana nestas horas. É de Lei e visa salvaguardar interesses maiores que é a própria mobilidade diária e também prevenir expor os menores aos riscos desnecessários. 
    Está de parabéns a PRM e a Autarquia por isso. Há sábados, domingos e feriados para isso.
    1
    • Jose Eduardo Mwenemutapa Fernando a autarquia foi pedir desculpas à escola por aquela manifestacao quase fascista da policia, por isso, nao se reve nesse acto; às 4as. Feiras os Madjermanas fazem passeata pela cidade, cantando, batucando, interropendo e complicando o transinto, ensultando sem dó quem lhes roubou dinheiro e juventude e, nao se trara nem de sabado, dimingo nem feriado; havendo um pedido é de boa educacao responder sim ou nao e nao manter-se calado para depois exibir posicao de força, ainda por cima para criança que vêm disfilando ha 4 anos, cujos pais gastaram dinheiro para preparar o evento.

    Escreve uma resposta...





  • Manuel Preso A idade do cara ja nao ajuda. Esse é o tal de "mata e reza", impediu depois, finge que nao foi ele.
  • Dalilo Agy O baralho de cartas pode até ter varias cores mas não deixa de ser baralho
    Muda se de pele mas o interior os ideais se mantém
  • Helder Morgamo Culumba Estes dirigentes já venderam a consciência por isso são frios e tenebrosos. Os MOÇAMBICANOs estão hipotecados, é urgente despertar dessa sonolência sociocultural que caracteriza o ESTADO MOÇAMBICANO, nas regiões dissuasórias. APELA-SE Á TODOS MOÇAMBICANOS, QUE EQUACIONE A NOVA POSSIBILIDADE DE SER MOÇAMBICANO PORQUE A NAÇÃO, SOLENEMENTE, ANUNCIADA À 25 DE JUNHO DE 1975, FRACASSOU COMPLETAMENTE!!!
  • Jose Eduardo Afinal nem todos aderem ao fascismo, situacao a que estamos ha poucos centimetros, embora as desculpas pequem por ser tardias e nao resolver o trauma causado nas crianças.
  • Jose Eduardo Entao, passa-se a educar as criancas assim : quando cresceres, nao vota naqueles que vao reprimir teus filhos, como fizeram contigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário