05/05/2020
Por Francisco Nota Moisés
É assim quando se é Porco. E os Porcos da Frelimo para citar o apelido que os rebeldes do Norte deram à Frelimo e também para darmos a entender à Frelimo que eles não têm o monopólio de chamarem nomes sujos a outros moçambicanos que não concordam com eles e que outros podem também lhes chamar nomes sujos.
Será que Nyusi entende que quando ele da alcunhas a outros moçambicanos, estes também podem lhe dar maus apelidos. Eis agora que os rebeldes do Norte lhe chamam PORCO.
Também não nos esqueçamos que em tempos idos, a Frelimo levava nos seus ombros designações dos portugueses tais como TERRORISTAS que ainda se assenta muito bem neles visto que eles não passam na verdade de terroristas que fazem os moçambicanos gemer com o terror de campos de concentração ou dos seus ditos campos de reeducação e como donos de esquadrões da morte.
Outros apelidos dos portugueses à Frelimo eram BANDIDOS e BANDOLEIROS.
Como é que se pode simpatizar com tal individuo que opera esquadrões da morte que raptam e matam cidadãos a torto e a direita? E hoje o amigo dele Ossufo Momade, que não devia se lamentar quando a Nyusi manda os seus esquadrões da morte matar renamistas, grunhe. E foi ele que assinou um acordo que Nyusi escreveu e lhe apresentou que diz que a Renamo não deve atacar o povo que haja uma estipulação semelhante que diga que a Frelimo nao deve matar cidadãos.
Agora de boca cheia grunhe que Nyusi e bifaciado visto que diz uma coisa e faz a outra e que fala da paz e matam moçambicanos que e coisa que mina a tal paz sobre a qual o PORCO grunhe. Porque e que no seu acordo de traição à Renamo, o HIPOPÓTAMO Momade não disse que se inserisse uma frase que dissesse que a Frelimo não deve operar esquadrões da morte.
Porque é que o hipopótamo não disse que Mariano Nhongo tinha razão quando avisava os Porcos da Frelimo para pararem de matar as pessoas ligadas com a Junta Militar da Renamo. Não foi este hipopótamo que encorajou a Frelimo para caçar e acabar com Nhongo quando ele disse que a Frelimo não devia deixar o jacaré crescer?
Porque é que o cavalo marinho não disse que Matsangaissa Junior tinha razão quando se lamentava do rapto da sua família quando Matsangaissa avisou ao Porco Nyusi que a luta sobre aquele crime seria entre ele e o porco.
E agora o hipopótamo quer sacrificar os renamistas para irem lutar por causas da Frelimo em Cabo Delgado coisa que Mariano Nhongo que exprimiu o seu apoio aos rebeldes do Norte diz estar determinar a não ver vir acontecer. Se militares da Renamo forem enviados para o Norte, eles serão varridos como os porcos armados da Frelimo que contam ex-militares da Renamo nas suas fileiras são varridos no Norte.
Ossufo Momade deve apreciar e jubilar-se que o seu amigo Nyusi foi bem batido na sua própria terra para onde ia vezes sem conta apelar aos seus homens armados para passarem à ofensiva contra os combatentes do Norte e cada vez que ele apelou aos seus porcos armados, estes foram bem batidos a ponto dele estar estonteado a não correr mais para Cabo Delgado visto que agora ele sabe que os rebeldes podem o apanhar para ele prestar contas quanto aos crimes que cometeu e lhe farão grunhir a bem grunhir.
Está agora tão estonteado que o tal apelidado de PORC0 já não salta mais para Cabo Delgado. Agora arranja mercenários e convoca reuniões inúteis com o Hipopótamo Momade, depois com Raul Domingos de que não pensava antes de ir dar um outro encontro inútil com Emmerson Mnangagwa do Zimbabwe.
A solução dos problemas que assolam o regime dos suínos não passa por manobras dilatórias e encontros inúteis com pessoas que não tem nada a ver com os conflitos que grassam no norte e no centro contra o seu regime.
A solução, agora já muito tarde para os porcos conseguirem seja o que seja, se encontra na autoanalise pelos frelimistas para verem o que não marcha com as suas acções e a sua desgovernação que lhes trazem guerras e não fontes externas.
Sem comentários:
Enviar um comentário