14/05/2020
Cabo Delgado e Nuno Rogeiro: Uma opinião
O Investigador português Nuno Rogério diz que não se cala. Hoje ele faz uma descrição dos ataques terroristas de ontem à Mocimboa da Praia. Ele esteve sob fogo cruzado por causa do seu programa Leste/Oeste na SIC/ Notícias. Porquê? Porque ele tem sido rotulado de “O Propagandista Português” pelo investigador suíço Eric Morier-Genoud.
E eu perguntei ao Prof Eric: porquê aquele rótulo? O Eric disse sem em papas na língua que o Nuno Rogério nunca pôs os pés em Cabo Delgado e publica factos sem fontes, muitos dos quais se mostram fake news. Grosso modo, essa impressão foi me dada por dois outros investigadores estrangeiros insuspeitos: Nuno não era credível e tinha acesso a imagens provavelmente cedidas pelo grupo mercenário DAG, que ajuda o Governo.
O alerta talvez tenha servido aos “mídia” que usavam acriticamente textos e imagens publicadas por Rogério no seu Twiter e Facebook. Algum material foi instrumental para a propaganda do Estado, sobretudo na recente ofensiva das forças do Governo, mostrando a debandada dos terroristas e o avanço do nosso exército.
Ninguém pediu que Nuno Rogério se calasse. Mas a crítica foi-lhe tão violenta que ele agora vai se esforçar para ser mais certeiro. Mais assertivo. E abandonar a tentação da glorificação de uma das partes. Hoje ele descreve os terroristas como “bandos”. Muito bem. A multiplicidade de fontes e informação e de opinião sobre Cabo Delgado é fundamental. Ninguém deve reclamar ser melhor que todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário