"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

novo Bispo Auxiliar de Maputo

Ouvir com webReader

Seminário Interdiocesano Santo Agostinho, Matola, MoçambiqueSeminário Interdiocesano Santo Agostinho, Matola, Moçambique 

D. António Juliasse F. Sandramo, novo Bispo Auxiliar de Maputo

O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o Reverendo Sacerdote P. António Juliasse Ferreira Sandramo, do Clero diocesano de Chimoio, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo, em Moçambique.
P. Bernardo Suate – Cidade do Vaticano
O Padre António Juliasse Ferreira Sandramo nasceu em Soalpo (Chimoio), Província de Manica, no dia 20 de março de 1968. Frequentou o Seminário Filosófico Interdiocesano de “Santo Agostinho”, na Matola, de 1990 a 1992 e, de 1993 a 1996, o Seminário Teológico Interdiocesano de “São Pio X”, em Maputo.
Foi ordenado sacerdote no dia 28 de junho de 1998, na Paróquia de São Paulo e São Jerónimo da Soalpo, Diocese de Chimoio.

Intensa actividade de D. Juliasse

Desde 2010 o novo Bispo Auxiliar de Maputo foi Decano dos Sacerdotes Diocesanos de Chimoio. Actualmente é Pároco da Catedral, Arcipreste e ViGário Episcopal da Zona Centro e membro do Conselho Presbiteral Diocesano, Secretário da Comissão Episcopal para a Cultura, Docente de Antropologia na Universidade Católica de Moçambique (UCM).

Preparação académica

D. António Juliasse Ferreira Sandramo é titular de uma Licenciatura em Teologia, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; uma Licenciatura em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH) e um Master em Estudos Africanos, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL-Lisboa), concluído com a Dissertação “A bebida alcoólica em Moçambique: estudo das práticassocioculturais do uso da bebida alcoólica”.
Além do Português, D. António Juliasse fala Inglês e as línguas locais das Províncias de Manica e Sofala (Centro de Moçambique), e tem noções básicas das línguas francesa, espanhola e italiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário