"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O GRANDE PECADO DE OSSUFO MOMADE




O grande pecado de OSSUFO MOMADE tem a ver com a sua origem, sim
, ser macua de Nampula, um problema tribalista e regional.


Nos últimos meses vemos um grupo de compatriotas a fazer uma campanha de difamação contra a sua pessoa, ora porque é traidor, ora o silêncio dele é cúmplice nas fraudes eleitoral, ora porque não tem capacidade para liderar o partido, que não é conhecido e a sua popularidade está somente em Nampula.  Há quem chegou de afirmar que abandonou o Dhlakama e deixou-lhe morrer no mato, que está vender a Renamo ao Nyusi, ora entrou a lista dos comandos com o mapa real dos locais onde estão os rangers com intuito de acabar com a Renamo, por ai fora.


Estes argumentos são usados como capa para esconderem o principal motivo dos ataques que são lançados nos meios de comunicação social. A verdade é outra. Os Macuas são despresados, odiados, considerados incapazes, criados para serem mandados, trabalharem ao serviço do centro e sul. Para muitos destas duas regiões do país é inconcebível serem dirigidos por um macua de Nampula. O problema regional e tribalista mais uma vez está a ser trazido à luz para aqueles que fingem nao haver cisa igual não possam negar mais. Isto é o que mina a tal desejada unidade e reconciliação nacionais



Ora vejamos, desde 1994 que temos eleições em Moçambique e as fraudes sempre aconteceram e Dhlakama nunca conseguiu resolver esse problema. Desde que iniciaram as eleições autárquicas a Renamo nunca conseguiu o número de municípios como estas últimas embora com muita fraúde. Digam-me, o que queriam que OSSUFO fizesse, mandar os rangers pegarem em armas e bloquear as estradas? Dhlakama em mais de 20 anos não conseguiu travar o crime da fraúde eleitoral e esperavam que OSSUFO conseguisse em menos de 5 meses? Sejamos realistas com as coisas.


A ideia de que os Macuas são traidores e que o silêncio de OSSUFO MOMADE é cúmplice, não deve ser uma tese para atacar e fazer campanha de difamação para que ele não seja eleito presidente da Renamo. O pecado d
e OSSUFO é regional - tribalista, ser macua. Na verdade os verdadeiros traidores são vocês do centro que permitiram que a frelimo falsificasse os resultados para depois acusar OSSUFO como culpado da derrota da Renamo no centro e sul. Exceptuando Quelimane todos municípios que a Renamo ganhou porque a frelimo não foi dada a carta para falsificar os resultados são do povo macua.


Se vocês amam a Renamo e querem que continue partido do povo, abandonem as atitudes tribalistas e regionalistas e sobretudo a de que os Macuas é um povo para ser mandado.


Este problema de ódio e despreso
aos Macuas sobretudo os de Nampula é histórico e se transmite de geração em geração.  Isto é, vem muito antes da chegada dos árabes na Ilha de Moçambique, quando ainda havia guerras tribais pela conquista e extensão dos impírios.



Neste tempo, o império de Gaza queria extender o seu império até o rio Rovuma. Tendo conquistado o centro já tinham que avançar para a última batalha. Conquistar o norte do zambeze. Na altura,  todo o norte do zambeze formava um único reino. O Reino Makwana (o reino dos macuas). Quando os guerreiros do império de Gaza atravessaram o zambeze foram todos mortos pelos Macuas. 


Assim o império de Gaza terminava nas margens sul do zambeze. Por isso,  os zambezianos se identificam mais com o norte (Macuas ) que do centro como região
, embora administrativamente sejam do centro, isto por conveniência político-administrativo.  Para dizer que o centro e o sul são do mesmo império e logo partilham os gênes e de certa maneira o mesmo pensamento e sentimento em relação aos Macuas.  Desde essa altura os Macuas são considerados traidores porque não aceitaram submeter-se ao império de Gaza.


Esta é uma das principais causas do despreso e ódio contra os Macuas e
, OSSUFO  MOMADE sendo macua de Nampula não podia escapar desta guerra não declarada. Quando MAHAMUDO AMURANE,  um filho muito amado e querido dos Macuas mostrou a capacidade de liderança e como deve ser gerido o bem público e rejeitou a vassalagem tribalista da beira, o império de Gaza (MDM/centro e Frelimo/sul) se uniu e assassinaram o AMURANE.


A contundência de AMURANE em relação os corruptos do MDM no município de Nampula que um grande número deles eram do centro/Beira, constituía uma grande ameaça
, por isso, o silenciaram para sempre. Mas como sabem que os ideais dele não morrerão jamais, e OSSUFO MOMADE sendo filho macua, tendes medo, razão pela qual fazeis tudo para que ele não seja eleito presidente da Renamo.



Tenham cuidado e abram bem os olhos resistentes. Estes senhores que fazem campanha contra OSSUFO sem serem convidados, são os mesmos que no passado acusaram DHLAKAMA de ter recebido da frelimo milhoes de dólares e de ser cúmplice da frelimo pois comia com ela. Hoje estão fazendo as mesmas acusaçoes ao OSSUFO. Não dêem ouvidos a eles. Eles são infiltrados que querem fragilizar a Renamo dividindo-a e assim dar mais força a frelimo. 



Em todos modos, deixo aqui um apelo aos promotores de discriminação e despreso que desistam estas atitudes tribalistas e regionalistas. Os macuas também são filhos de Moçambique, eles também podem muito bem ocupar cargos mais altos de liderança em todos os níveis. Moçambique é do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico e, a Renamo é este povo maioritariamente empobrecido e humilhado.

“Moçambicanos de todo país, uní-vos!”

cucalu.

Sem comentários:

Enviar um comentário