"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Historiador alerta para risco de alastramento de ataques armados em Moçambique

25/12/2018



Comments

1
Historiador ou deshistoriador, este Elcidio Macuacua? Uma luta nao se alastra por causa duma zona costeira, mas através duma estratégia pensada e traçada e apoio popular. Os rebeldes estao hoje no Niassa, e de acordo com o proprio camarada Nyusi eles recrutam jovens do Niassa que estao longe da costa maritima. Sera que o historiador ainda acredita na teoria de que os rebeldes em Cabo Delgado sao uma extensao militar e ideologica do Al Shabab na Somalia, Al Shabab este que nem esta ao par do que se passa no norte de Moçambique e nem criou outros Al-Shabab no Kenya, para alem de incursoes a certas zonas que fazia no passado e que agora estao controladas pela acçao das gloriosas forças armadas do Quénia que estao presentes na propria Somalia no quadro da operaçao "Linda Inchi", swahili para dizer "proteger o pais."
Al Shabab nao criou um outro Al Shabab na Tanzania e porquê havia de criar um em Moçambique, muito longe da Somalia? Esta mentira ja esta desfeita. Nao vale para nada e ja faleceu.
O deshistoriador Elcidio Macuacua diz que para solver o problema, o regime do camarada Nyusi devia aleviar o problema das desigualdades economicas naquela regiao de Cabo Delgado. Ele parece nao estar ao par de que as desigualdades economicas sao generialisadas em todo o pais, com um numero pequeno dos que tem e uma esmagadora maioria de pobres esquecidos que vivem na pobreza absoluta.
A Frelimo nao tem forças como aquelas que os portugueses tinham na regiao com muita tropa la e comandos, fuzileiros navais e outras forças especialisadas com avioes e helicopteros e navios de guerra ao longo da costa. E ela, a Frelimo, nunca consiguira controlar estes rebeldes que na verdade a controlam, tendo agora criado zonas libertadas, entrado no Niassa e com certeza se direcionarao para Nampula. O apelo dele e o da Renamo para a Frelimo desencadear uma acçao pujante, palavras absurdas, nao significa nada para os tais catanadores que a mente da Frelimo criou. Eles avançam, capturando mais armas ao inimigo frelimista e crescendo e criando zonas libertadas.
Elcidio Macuacua devia apelar aos camaradas frelimos para choramingarem para terem negociaçoes com os rebeldes que sao mais perigosos do que a Renamo. E boa sorte a Frelimo, se ela jamais conseguir convencer estes homens para negociaçoes. Depois dum ano e três meses da presença dos rebeldes, a sua esta la para ficar. Ela ja se afirmou, confirmou e consolidou no terreno.

Sem comentários:

Enviar um comentário