"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 30 de dezembro de 2018

Atacada mais uma aldeia ontem: Ingoane

domingo, 30 de dezembro de 2018



Ouvir com webReader


Apesar da chegada de novo contingente do exército às regiões afectadas pela insurgência em Cabo Delgado, os atacantes não desarmam. Ontem, a aldeia de Ingoane, na localidade Pangane, no posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, foi atacada. Uma informação ainda preliminar dá conta de uma vítima mortal, decapitada, e 5 casas queimadas, para além do saque a uma barraca e fogo ateado sobre outra. Ingoane dista cerca de 65 km da distrital de Macomia e situa-se a 8 e 16 km das posições das Forças de Defesa e Segurança localizadas respectivamente em Cogolo e Mucojo-sede.
A vítima mortal, uma senhora de idade, mãe de três filhos, cruzou-se com os malfeitores quando saía da sua casa em direcção à vizinhança. Era tão cedo, porque as pessoas estavam ainda a assistir a filmes no local onde habitualmente projecta-se. Seu enterro realizou-se na mesma noite por volta das 23 horas uma vez que estava totalmente desfigurado. Uma testemunha lamentou a acontecimento e apelou o Governo a fazer qualquer coisa para por fim aos ataques pois ‘isto esta a deixar-nos pobres”.
Segundo fontes de “Carta”, o ataque aconteceu por volta das 19 horas e 40 minutos desta quarta-feira. Os insurgentes, quando chegaram, disparara para o ar e toda gente saiu correndo para o mangal junto à praia próxima da aldeia, onde se escondeu. Começaram por saquear barracas, queimando uma. A seguir passaram a queimar casas, mas antes mataram a referida senhora. Eram cerca de 10 homens. Testemunhas descreveram que os malfeitores falavam línguas locais do distrito como Kimuane, Emakwa e Kiswahili. (Saide Abibo)

Sem comentários:

Enviar um comentário