"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

O PR deixou claro que o vaticínio de insolvência do Estado foi feito em 2016, portanto, mais de um ano depois de assumir o poder.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018


Algumas notas sobre o informe:
1. De 2017 a 2018 saímos de “Desafiante, mas Encorajador” para “Estável, Inspirando Confiança.” Nada a declarar.
2. O PR apresentou um discurso pejado de questões MICRO que se pretendem MACRO. Ex: dizer que foram construídas 1200 escolas pode parecer algo extraordinário, mas quando se sabe que há muito mais crianças, a nível nacional, a estudar ao relento...
3. Fica resolvida (espero que definitivamente) uma questão que me venho fazendo desde 2017, quando em jeito de balanço de meio mandato disse que tinha empenhado esforços para devolver Moçambique aos carris, para justificar que o país estava de volta. O PR deixou claro que o vaticínio de insolvência do Estado foi feito em 2016, portanto, mais de um ano depois de assumir o poder. Pelo menos reconhece que quando em 15 de Janeiro assumiu as rédeas do país Moçambique estava saudável. Muito obrigado pelo esclarecimento Cda Presidente!
PS: ainda sobre os pins do Novo Ciclo, agrada-me ver que mesmo o Presidente da República nem liga aqueles pins ridículos e bajús, o que me faz sugerir que aquele é projecto de um bajú qualquer. Aí está o PR com o pin da bandeira da República de Moçambique 🇲🇿

A imagem pode conter: 2 pessoas, fato

GostoMostrar mais reações
Comentários

Eulalia Nhatitima O Estado da Nação Moçambicana é Estável e nos inspira Confiança.
Gerir


GostoMostrar mais reações
31 min
ESTADO DA NAÇÃO!
É DE PROGRESSO E DE CONSOLIDAÇÃO DA ESTABILIDADE SÓCIO-POLÍTICA e consequente retoma do país, aos níveis crescimento e desenvolvimento sustentável.
Qual progresso? O que é/significa progresso?
Qual estabilidade? A das armas "caladas"? Com dificuldades para viver num país onde tudo é dificuldade e só quem está atrelado ao poder (na posição e/ou na oposição ) sobressai, não se pode falar em estabilidade.
Estamos rumo ao desenvolvimento sustentável? A sério? onde comunidades sao retiradas das suas zonas para outras sem garantia de restabelecimento dos seus meios de vida, onde empresas começam a operar usurpando terras produtivas das comunidades, gerando poluição sonora e atmosferica; onde o investimento na educação é para o inglês ver, onde um país com tudo para produzir nao produz e depende de importações que encarecem o custo de vida, num país onde não há justiça, não se pode falar em desenvolvimento sustentável.
Paro por aqui. O resto amanhã!
Comentários
Sergio de Nascimento Bem haja o PR, o estado da nacao esta firme.
Gerir
Responder3 h
Afonso Loya Miguel Caetano Até que gostaria de estar diante dum receptor a acompanhar os detalhes do PR sobre o estado da Nação. Mas o tempo não nos permite... Mas ouviremos detalhes durante o dia.
Gerir
Responder3 h
Gyldo Cuna Cuna Esse informe nao constitui a verdade de Mozambique! Mas custa o PR trazer factos reais para podermos procurar superar-los!
Gerir
Responder3 h
Sally Custodio Maceira Gyldo Cuna Cuna A Verdade é "dura" de se roer....
Gerir
Responder3 h
Stelio Massinga Fátima estamos a pedir soluções?
Gerir
Responder3 h
Fatima Mimbire Stelio Massinga releia o texto e teras as minhas propostas de soluçao. mas posso resumir: justiça é a primeira e primaria solução porque ajuda a criar o enabling environment.
Gerir
Responder3 h
Jaime Micael Souto Tembissa Stelio eu acho que há várias soluções e eu acredito que voce deve ter muitas se estiver a viver aqui no Pandzaland. Falar de justiça como bem disse a Fátima é falar de uma solução "resumo". Não vê quem não quer mas somos "estuprados" os ouvidos todos os dias com mentiras e incoerências que chego a pensar que os tipos padecem de alguma doença.
Gerir
Responder2 hEditado
Heras Heras Heras Jaime Micael Souto Tembissa permita-me discordar consigo irmão, os doentes somos nós que mesmo percebendo que falta lucidez deste grupo que ainda por cima nos governa nada fazemos!
Gerir
Responder22 min
Pedro Matule Este informe é pra Maputo e arredores.
Gerir
Responder3 h
Orlando Kiv É muito lamentável o que está acontecer no meu pais..o presidente da RP,não vive a readede do pais,ou melhor, os seus colaboradores lhe fornecem relatórios falsos...
Gerir
Responder3 h
Sally Custodio Maceira Orlando Kiv Será que o PR é assim tão. ... tão "ingénuo" ?!!!
Gerir
Responder3 h
Sergio Lourenço JA COMEÇOU A CAMPANHA PARA 2019
Gerir
Responder3 h
Feliz Silvia Melhor esperar e ouvir com serenidade que colocar a carroça em frente dos bois.
Gerir
Responder3 h
Kuyengany Produções Il est Malade Monsieur le Président
Gerir
Jaime Micael Souto Tembissa Bienvenu au Pandzaland
Gerir
John Jombão Concordo com a análise! Palavras só...
Gerir
Responder3 h
Sonia Mboa Mboa Parece acta de uma reuniao
Bem bem bem


O que se fez em cabo delegado
Gerir
Responder3 h
Domingos Manecas Moçambique.. Não se consolida a estabilidade sócio-política num país em que se pratica uma credpaz ou se quisermos uma paz provisória, consubstanciada por atitudes paliativas, descartáveis consoante circunstâncias que beneficiem ou prajudiquem o detentor do poder político, hipotecando as diferentes aspirações de milhares de pessoas em beneficio de uma dúzia de indivíduos... Não se entende como um país com uma vasta riqueza de solo e subsolo, não consegue catapultar-se aos níveis invejáveis do mundo....Maldição.
Gerir
Responder3 h
Clovis Macave É pena não haver sessão de perguntas ao PR. Este informe triunfalista esta provocar me náuseas
Gerir
Responder3 hEditado
Pires M'buana Kalembo Onde os mistérios não sabem qual é o seu trabalho, mas sim criando caminhos de sacuiaje aos bolsos do pobre povo.
Onde o desenvolvimento é dos membros superiores dos partidos políticos com acentos na assembleia da república. Que feio!
Gerir
Responder3 h
John Jombão Ao menos algo que merece credito, Uma boa nova:

PR Filipe Nyusi em directo da AR sobre o Estado da Nação:


"Todas as raparigas e rapazes, a partir de 2019, vão ter taxa zero nas inscrições escolares ou seja não vão pagar matrículas até ao 9° ano escolar.
Está lançado o projecto Um Distrito Um Hospital a inciar em 2019".
Gerir
Responder3 h
Clovis Macave Isso transpira me medidas eleitoralista.
Gerir
Responder3 h
John Jombão Sim, não discordo, mas a ser verdade e discurando das demais observações, não deixa de ser algo grandioso. Devemos ver isso de bom grado na mais leviana forma, porque na crítica haverá sempre o que discutir. 

Um abraço!
Gerir
Responder3 h
Nanrupa Magoado Mataka Nyusi não tem assessores.
Gerir
Responder2 hEditado
Responder3 h
Tedi Pendegrécio Cossa Tem, apenas são medíocres.
Gerir
Responder3 h
Sic Spirou Não acompanhei o papo havido na AR... Mas fiquei zangado quando um amigo que estava atento e ainda mais fora do país, que o FJN não fez menção aos ataques e mortes horríveis de Cabo Delgado!! Não quero acreditar nisso!! Progresso dele com guerra numa das províncias que tem mais recursos e não avança!! Eishh
Gerir
Responder3 h
John Jombão Falou e sem dar grande atenção a chamar como são as coisas, se limitou a dizer que são malfeitores e que a situação está sob controle...
Gerir
Responder2 h
Responder2 h
Sonisa Agy Bava Não se pode falar de desenvolvimento sustentável num país onde o estrangeiro é que ajuda a matar o pacato cidadão que lhe é retirado a terra, água e gado a favor de uma indústria que mal opera.
A política de reassentamento de nada vale enquanto não haver desenvolvimento local.
O resto amanhã....
Gerir
Responder3 h
Rudolfo Cossa O país está de pernas viradas para o ar e as nossas vidas estão uma lástima e o chefe do Estado está no parlamento a fazer maquiagem às realizações que foram um autêntico fiasco.

Enquanto isso o moçambicano vai sobrevivendo com lágrimas no rosto e sem nada para comer.
Gerir
Responder3 h
Adelino Branquinho De tanto esfarrapada esta as politicas do governo, a Nacao vai nua.
Gerir
Responder3 h
Juma Sualehe Alado O tal lançamento de Projeto de 1 distrito 1 Hospital, obras que vão ser lançadas e que o seu término será por infinito? Quantas obras de hospitais foram lançadas hà 3 anos atras e que nem 25% da sua execução ainda não atingiram? Ou por outras é só hospitais e os recursos humanos? Nota-se nesses dias, nos hospitais Pessoal de Saúde que é obrigado a duplicar o turno por falta de pessoal, enquanto tem muitos quadros formados e que ainda não foram enquadrados alegando que o País está em crise, qual crise? Crise dos pobres? Num País em que há crise, os que gerem o nosso dinheiro abocanham desrespeitosamente o dinheiro deixando os necessitados mais NECESSITADOS.
Gerir
Responder2 hEditado
Felizmente Dzowo Inteligentemente, seria bom ouvir e depois criticar, de forma integrada e complexa da informação. Senão podias ter escrito antes!
Gerir
Responder2 h
Mourao Alberto É informe para os camaradas não para o povo Moçambicano. Os mais atentos ja sabemos. As irregularidades das eleições passadas não falou quase nada. Como haverá desenvolvimento enquanto os direitos do povo não são respeitados.
Gerir
Responder2 h
Uriel Menete O informe ainda não terminou e já há ilações...? Prematuro não?
Gerir
Responder2 h
Felizmente Dzowo Uriel Menete ela está a endossar o seu auditório no que deve quadradamente pensar!
Gerir
Responder2 h
Fatima Mimbire Felizmente Dzowo e dai? achas que todos são quadrados como tu?
Uriel Meneteuriel não é não. Só quem não conhece este país precisa de ouvir todo o discurso para tirar conclusões sobre o estado da nação. note que o presidente começou com a conclusão, prestaram atenção???
Gerir
Responder2 h
Felizmente Dzowo Fatima Mimbire e dai a clarividência do teu problema particular ou em grupo sobre pessoas concretas da sociedade! eu não sou tão quadrado, por isso que por razões de lógica cognitiva, estou a escutar e depois é que posso me pronunciar e não o contrário! Não sei se consegues entender se a ideia é crítica construtiva e não profifionalizante?
Gerir
Responder2 h
Fatima Mimbire Felizmente Dzowo e eu por outras razões cognitivas comentei sobre a conclusão. se a conclusão vem antes do argumento vou fazer o quê? as minhas premissas permitem comentar sobre a conclusão. 
sobre grupos concretos da sociedade a quem "ataco", sim...
por razões óbvias e cognitivas. acho que imaginas porque não falo de ti e de outros indivíduos desta sociedade! um cheirinho: artigo 73 da constituição da República. obrigada
Gerir
Responder2 hEditado
Antonio Sambo vamos la acompanhar primeiro depois teremos a oportunidade de comentar
Gerir
Responder2 h
Fatima Mimbire Antonio Sambo cada um com suas capacidades. há quem só aprendeu a decorar e repetir o que os livros e o professor dizem. a quem aprendeu a interpretar e criar. entao... aja de acordo com a sua capacidade e nos deixe agir como as nossas nos deixam. poderia deixar o seu comentário para o final. meu ponto está colocado e ponto.
Gerir
Responder2 h
Antonio Sambo continua assim...
Gerir
Responder2 h
Elvino Dias Fatima Mimbire, você tem muito tempo, sabe ? Eu nem me dei ao trabalho de ouvir o Chefe de Estado
Gerir
Responder2 h
Fatima Mimbire Elvino Dias tenho/temos de ouví-lo.
Gerir
Responder2 h
Elvino Dias Fatima Mimbire governar são acções e não discursos bem elaborados
Gerir
Responder1 h
Fatima Mimbire Elvino Dias prestar contas contas também. se o discurso fosse alvo de debate e questoes em plenária talvez faria mais sentido.
Gerir
Responder1 h
Pires M'buana Kalembo Mana ele se fosse meu trabalhador eu iria lhe demitir na hora como esses mentiras dele.
Gerir
Responder1 h
João Nhanengue É de lamentar.
Gerir
Responder1 h
Fredy Asamoah Paro por aqui. O resto amanha 😂😂😂😂😂👏👏👏👏
Gerir
Responder53 min
Magasso Ya Mpfundla Elvino Dias, e' importante ouvir estes discursos para podermos nos posicionar. quanto `aa Fatima Mimbire, ela e' analista deve se informar para poder analisar ou debater melhor.
Gerir
Responder43 min
Orlandomarranguene Fernando Fátima não é nenhuma analista,mas sim comentadora.

Sem comentários:

Enviar um comentário