"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 22 de dezembro de 2018

Adiamento: 30 de dezembro é a nova data para as eleições na RDC


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Novo adiamento das eleições na RDC anunciado nesta quinta-feira (20.12.), notícia que foi muito mal recebida pela oposição que insiste numa saída rápida do Presidente Joseph Kabila, no poder desde 2001.As eleições presidencial, legislativas e provinciais na República Democrática do Congo (RDC) foram adiadas de sete dias, e agora terão lugar no domingo 30 de dezembro, anunciou o presidente  da Comissão Eleitoral Independente (CENI), Corneille Nanngaa.
"A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) disse que está na incapacidade técnica para organizar as eleições a 23 de dezembro", anunciou uma fonte da organização.
As razões apontadas pela CENI para este adiamento são atrasos na implantação do material eleitoral e um incêndio num armazém da CENI há uma semana em Kinshasa, que segundo as autoridades eleitorais provocou "um grande golpe" ao processo .
Já na noite de quarta-feira (19.12.) uma fonte oficial que solicitou o anonimato disse aos jornalistas que a CENI estava a considerar um adiamento de pelo menos sete dias, para a realização do pleito eleitoral.
Transição pacífica na RDC?
Segundo várias fontes diplomáticas em Kinshasa, as três eleições presidenciais, legislativas e provinciais, antes marcadas para 23 de dezembro, devem levar à primeira transmissão pacífica de poder na RDC. Os três escrutínios devem permitir a saída do poder do Presidente Joseph Kabila, de 47 anos, que renunciou a um terceiro mandato, aliás proibido pela Constituição.
As eleições no maior e um dos países africanos subsarianos mais instáveis foram adiadas uma vez no final do segundo e último mandato do presidente Kabila, em 2016, oficialmente por razões financeiras.
DW – 20.12.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário