17/12/2018
A Associação Bons Sinais (ABS), deve estar a respirar de alivio neste momento, isso porque, o Governo da Noruega, concedeu por contrato assinado pelo Ministro Conselheiro da sua Embaixada em Maputo, Tom Edvard Eriksen e António Barros, Presidente da ABS, no passado dia 4 do corrente mês, um donativo de 530.000,00 coroas norueguesas, aproximadamente 62.300,00 dólares (valor bruto).
O referido donativo, que resulta da aprovação de uma candidatura apresentada pela ABS e já está em processo de transferência para a Associação, irá permitir realizar parte das acções necessárias para travar a grande degradação que o edifício da Catedral Velha de Quelimane tem vindo a sofrer.
A informação consta das redes sociais, na página da ABS. Com o valor agora angariado, o projecto da ABS está prestes a entrar na sua segunda fase, lê-se, a de uma intervenção de emergência para salvar o edifício da ruína. Atingido este objectivo, diz a nota que citamos, e consoante os fundos que forem sendo obtidos, avançar-se-á para as obras de reabilitação e requalificação.
A mesma publicação lembra que a primeira fase já concluída, foi a de combate às plantas invasivas, formigas e térmitas e levantamento de base. Para este trabalho, explica a publicação da ABS que tivemos acesso, foi realizada com fundos próprios e trabalho voluntário de técnicos especializados membros da ABS, para além de um donativo de 1.500,00 USD da Embaixada da Irlanda em Maputo.
Refira-se que a Catedral Velha é o símbolo importante da história mundial e que nos últimos anos, o edifício estava a cair perante um olhar impávido de todos.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 17.12.2018
Sem comentários:
Enviar um comentário