"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Nomeados oficiais da Renamo para cargos de direcção no exército

12/12/2018



Comments

1
Nyusi continua com as manobras para embrulhar a Renamo e inseri-la na gaiola onde esta, por sua propria vontade, quer estar a espera do golpe final que a Frelimo vai lhe deferir.
No fim e ao cabo, Ossufo Momade, que saltou para satisfazer Nyusi, esta agora ignorado com os seus protestos sobre as batotas da Frelimo nas eleiçoes autarquicas. Esta isolado, como o seu predecessor ficou antes da sua morte.
Aquele tambem foi uma outra miséria. Em 1988 ajudei-lhe a ter ligaçoes com o Quénia, mas depois de fazer as suas amizades com Chissano, nem ele nem Chissano agradeceram Quénia e na verdade esqueceram-se do Quénia e tambem do Malawi que tambem ajudou para atar as ligaçoes entre a Frelimo e a Renamo.
Quando a beira da morte e antes de expirar é que se lembrou do Malawi e do Quénia onde queria ser tomado para cuidados médicos.
Nem ele e nem o outro ingrato Chissano me disseram obrigado Moises pelo teu esforço visto que foi para mim para quem o Quenia se virou para eu tomar o seu delegado para as zonas da Renamo.
A beira da derrota, Chissano pediu ao entao presidente Moi para lhe ajudar a liga-lo com a Renamo "visto que quero negociar com eles para acabar com a guerra." Com parvoice na cabeça Dhlakama nao viu que a posiçao do irmao dele Chissano era um sinal de desespero. Nao intensificou as operaçoes militares para acabar com o regime da Frelimo, como qualquer estratega o teria feito. Na verdadeira parou com as operaçoes militares e declarou-se vencedor.
Tinha vencido a Frelimo sim, mas perdeu na politica. Nao previa ele que Chissano haveria de joga-lo a bem jogar. E jogou-o mesmo como com um brinquedo.
Era um homem vazio. Em 1989, estando com ele em Sofala, ele me disse: "os meus generais nao querem que eu negocie com a Frelimo visto que dizem que nao confiam na Frelimo. Mas o mundo nao quer ouvir alguem dizer que quer acabar com o seu irmao." Depois de me dizer isto, nem me perguntou o que eu pensava sobre o que os seus generais lhe tinham dito. Dhlakama nao era nunca um homem que queria ouvir pontos de vista e opinioes dos outros.
E eu tambem nao podia lhe proferir nenhumas ideias visto que compreendi que nao se devia aconselher a um ditador. E ele terminou por entrar nas asneiras e a desfazer a Renamo.

Sem comentários:

Enviar um comentário