"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

ESQUADRÕES DA MORTE: Foi na governação do PR Nyusy em que pela primeira vez em Moçambique tivemos o fenómeno dos Esquadrões da morte.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Ouvir com webReader

O QUE ME MARCOU NESTE MANDATO,
Hoje o PR NYUSY completa 4 anos de Governação de Moçambique. Ou seja, dos 5 anos fixados na Constituição, falta-lhe apenas 1 ano para cumprir tudo o que prometeu na campanha eleitoral e no seu discurso inaugural.
Como CIDADÃO, repito, como CIDADÃO, os aspectos que mais me marcaram nos 4 anos da sua Governação são os seguintes:
1. A APROXIMAÇÃO À OPOSIÇÃO : O PR Nyusy parece-me ser uma pessoa de trato fácil, contrariamente ao anterior PR. E tal revelou-se quando pela primeira vez deslocou-se à Gorongosa em busca da Paz. Seja precária ou não, estamos em Paz.
2. MORTE DO PROF CISTAC. Foi no mandato do PR Nyusy que a Faculdade de Direito da UEM perdeu um dos seus maiores Professores, em circunstâncias que todos sabemos.
3. ESQUADRÕES DA MORTE: Foi na governação do PR Nyusy em que pela primeira vez em Moçambique tivemos o fenómeno dos Esquadrões da morte.
Um dos episódios mais tristes desse fenómeno, aconteceu no Bairro Novo em Quelimane, em que um pai de família (membro sénior de um Partido político na oposição), em pleno convívio com os seus filhos na sala da sua casa, antes do jantar, foi baleado na cabeça por um membro de esquadrão da morte que irrompeu na sua casa empunhando arma de fogo.
Foram mortes em massa, selectivas e bem alinhadas e coordenadas, tendo como alvo principal, indivíduos civis, cujo pecado era ser membro da oposição.
Mais triste ainda foi ter lido no Savana, a entrevista de um jovem esquadrão da morte descrevendo com precisão o seu modus operandi e como capturavam as suas vítimas.
4. DÍVIDAS OCULTAS: Também foi nesse mandato em que as dívidas ilegais contraídas pelo anterior governo, tornaram -se ocultas, porque o actual governo, através do Ministério das Finanças, que tudo fez para que as mesmas não fossem conhecidas pelo Povo.
5. VOTAÇÃO A FAVOR DAS DÍVIDAS OCULTAS: Por último e com interesse relevante, um dos aspectos que me marcou foi ver aquela Bancada Parlamentar em que o PR é Presidente do Partido, aprovar indevidamente as dívidas ocultas.
Comentários
  • Mauro Dos Anjos Devias mencionar pontos negativos e posetivos ,foi assim deacobri nas descricoes de pontos marcantes,senao o Mai's "espero"
    1
  • Mauro Dos Anjos Dizia o mas "esperto" pode pensar que tudo foi bom longe de imaginar Que houveram pontos irronicos!
    1
  • Orlando Chirrinze Um moçambicano com muitos km de tinta e que, mesmo assim, não consegue escrever correctamente o nome do seu presidente... NYUSI, assim se escreve
    1

    Escreve uma resposta...





  • Celina Ramiro Massingue Massingue Pto,nr 4 tbm me marcou bastante isto que a dívida era conhecida pela corja toda
    2
  • Genenvio A. Boas Chauque Ilustre, gostaria imenso que emitisse o seu posicionamento acerca da última revisão constitucional, tendo em atenção a não observância dos limites materiais de revisão constitucional. É evidente que houve um coluio entre as duas maiorias parlamentares para fraudulentar a Constituição, até porque a RENAMO consentiu nesse sentido. Será que a oposição só se manifesta contrariamente quando os seus interesses estejam perigados? Muito obrigado
    1
  • Mauro Dos Anjos Para mim foi ponto 1 e o Elvino faltou mencionar a rede electrica a sede Distritais e que este ano prossegue para as Localidades,e pena que ja nao vai repetir o mandato mas o Governo que dara continuidade aos Postos admnistrativos,celulas e ate bairros! Este foi o Project da Construcao de Cabora Bassa.N era para vender para Africa do Sul,transformar voltar a vender a Mozambique,muita % das divisas sao transferidas para contas alheias no estrangeiro!
  • Avelino Namarrocolo A marca dos 4 anos foram os esquadrões da morte, valas comuns e dívidas ocultas mal geridas.
    2
  • Yaqub Sibindy Perante este rol de crimes organizado cometidos sistematicamente pelo Governo Dia! Governo da Frelimo! Governo do Nyusi, não temos mais alguém para responsabilizar, senão a Frelimo com todos os seus derivados Políticos e, exigimos à Frelimo para a sua demissão total, completa e imediata do Poder!
    4

    Escreve uma resposta...





  • Mauro Dos Anjos Mas sr.Presidente Yaqub,tanta inteligente es,e ate gozando de alguma graca de sabedoria devina ,como nao se apercebeu dessa manobra? Se ate no mandato do tio Guebas,parecia seu partido estivesse a partilhar alguma vontade de coligacao! To certo? Ate o Tio TS,vem a manifestar seu descontentamento,ele que foi quadro senior e mui intelegente! O que se passa mesmo?! Lamento,quando vejo lideres a quem eu granjei votos de renascer Mozambique fazer em_se de ingenuos!!!
    1
  • Sergio Mathe Nao fez nada nos 4anos e nao pode consiguir fazer em um ano
    2
  • Abel Philip Caro Elvinos Dias, nao mecionaste mortes na provincias de cabo delgado... 3 atentados contra felecido Afonso Dhlakama..

Sem comentários:

Enviar um comentário