"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Juristas são escudos de todos regimes ditatoriais, opressores e sanguinários.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019


A imagem pode conter: texto



Juristas são escudos de todos regimes ditatoriais, opressores e sanguinários.
Vamos aprender da filosofia e ultrapassar os limites nefastos da lei
Todas as vezes que o governo da Frelimo oprime o povo aqueles senhores que Elvino Dias chama de "escribas" tal como, no passado, condenaram à morte Jesus salvando o ladrão e assassino Barabás sob pretesto da lei, correm em defesa do regime com argumento : "A lei diz". São os chamados intérpretes da lei. Não lhes interessa se a justiça é injusta. Não lhes interessa se o povo sofre, não lhes interessa se o regime é opressor, não lhes interessa se o regime é sanguinário, ditatorial e contra todas as formas de convivência humana tal como os regimes ditatoriais e sanguinários acobertados por juristas de Mao Tse Tung que fez 77 milhões de vítimas humanas, Estalin que fez 44 milhões de vítimas, Hitler que fez 21 milhões de vítimas... ou de Pol Pot...Fidel Castro... Idi Amin, Mobutu... etc.
Todos regimes ditatoriais, opressores e sanguinários sempre tiveram lei e seguiam a lei e acobertados pelos juristas do dia.
Desde que o jurista Hans Kelsen disse que basta que um Estado tenha lei pra chamar-se de Estado de direito os nossos juristas da Praça em defesa do regime correm pra falar do que melhor decoraram na faculdade: "Dura Lex sed lex". É expressão de pessoas raquíticas que pretendem manter a opressão dos regimes e não pretendem raciocinar e ultrapassar os limites do raquitismo da lei.
A lei normalmente como diz Karl Marx foi e é criada/inventada pelo opressor pra defender os seus interesses, defender a opressão e defender-se dos oprimidos. A lei nunca será justa pra um povo que dorme e espera por acções dos juristas. A lei está do lado do opressor, a tal classe dominadora que inventa a superestrutura pra manter o status quo. O povo deve unir-se em associações e/ou organizações da sociedade civil e lutar contra a vontade do opressor pra modificar a lei a seu favor (por isso nasceram democracias com intenção de despertar o povo e estar atentos aos detentores do poder) .
Todos regimes ditatoriais, autoritarios, e sanguinários seguiram com rigor legal as suas matanças e opressão.
Os juristas pra serem tais e salvar este Moçambique dos actuais opressores devem aprender a filosofia como o fez o famoso jurista italiano Norberto Bobbio. Norberto Bobbio questiona se a lei é justa, ou seja se a justiça é injusta? Qual forma de governo defende e respeita direitos essenciais humanos? Qual é a melhor forma de governo que permita o homem viver a sua essência e realizar-se? Que tipo de governo pretendemos. Os juristas não aprendem isso. O jurista-filósofo questiona quem governa e como deve governar bem como a legitimidade do poder e da própria lei.
Se o povo não corre e luta pra mudar o status quo, modificar leis a seu desfavor não podem esperar este acto dos juristas.
Por causa da CIP e como sempre tem acontecido os senhores escribas da nossa Praça correm pra dizer o que melhor sabem "A lei diz" defendendo o regime. Foram os mesmos juristas que aconselharam aos senhores da Assembléia da República e legalizaram as dívidas ocultas contra a vontade e sofrimento do povo.
Juristas são ajudantes das fraudes, são coniventes dos regimes mais sanguinários que já existiram na face da terra.
Povo moçambicano não esperem que algum jurista vos venha salvar da opressão. O opressor é quem faz as leis ensina o jurista pra implementá-las e/ou aplicá-las.
Severino Ngoenha é unico moçambicano que questiona esta sociedade doente que usa a policia pra proteger um regime que já foi definido, recentemente por The Economist, como autoritario, cleptocratico, rouba e abusa do próprio povo.
Precisamos de filosofia pra perceber e questionar o agir antropológico que quando homem faz e porquê faz. Qual melhor governo?
Moçambicanos atentos aos escribas.
O regime está desesperado procura agora mesmo justificações de que se trata de "mão externa" porque estão habituados ao longo silêncio dos cidadaos. Mandam desgraçados policias pra despirem as camisetas os cidadãos e impedi-los de seus direitos, enquanto titulares do poder, manifestar o seu desagrado contra má-governação e roubalheira.
Moçambicanos atentos aos escribas. A lei agora mesmo está a defender o ladrão Chang que provavelmente pode até vir em Moçambique comer aquele dinheiro que aparece nos registos do relatório da Kroll e das investigações americanas.
Obrigado CIP pela ajuda e defesa dos interesses do povo moçambicano. Mais associações e organizações venham despertar a consciência política do povo moçambicano.
Comentários
  • Elidio Cuco Os magistrados sempre estiveram do lado errado da história, foram magistrado que sentenciaram Nelson Mandela, fora eles que viabilizaram as condenações no regime nazi na Alemanha e fascista na Itália, sob o princípio de que a lei é dura mais e lei! Ora as leis também podem ser fascista!
    7
  • Hélio Cuamba São os mesmos escribas que despejam famílias que vivem há mais de 40 anos numa casa para entregá-la ao opressor. São os mesmos escribas que defendem ladrões dentro e fora das nossas fronteiras, mesmo contra a vontade de todo o povo que alegadamente representam!
    5
  • Saguate Sussundenga Junior Assim vai o pais do pandza...
    2
  • Carlos Cardoso
  • Remane Abudo Sao os mesmos que defenderam a demolição das casas em pemba deixando familias ao relento e entregando o espaço a um general
    5
  • Elvino Dias Dr. Domus Oikos, o único jurista no mundo que defende o opressor é o Dr. Elísio de Sousa..
  • Fatima Cordeiro Só que a lei não diz, muito menos a Constituição, que o povo deve ser massacrado, oprimido, manifestamente limitada a sua liberdade.
    5
    • Domus Oikos Fatima Cordeiro nenhuma lei ja disse isso. Nem as leis de Hitler ou de Mao. As leis são sempre racionais em defesa do produtor. Precisa saber ler a lei. Dentro encontrarás tudo isso.
      4
    • Fatima Cordeiro Domus Oikos sem dúvidas. É lamentável o aproveitamento e justificação da impunidade pela ausência (=cativeiro) de instituições de aplicação da justiça. 

      Falta -nos uma verdadeira separação de poderes.
      1
  • Xavier Antonio O jurista verdadeiro não só interpreta a lei, olha para a justeza dela.
    A maioria dos nossos "juristas" não analisam a justeza da lei, apenas querem agradar o poder político para ter emprego.
    O Dr Elisio de Sousa sabe que está completamente errado nas suas interpretações, mas faz o com a intenção de granjear simpatia, está a busca duma vaga.
    9
  • Benedito Macaua A filosofia é a mãe de todas as ciências! Parabéns pelo post, ilustre #Oikos.
    6
  • Munguambe Nietzsche Ilustre falou tudo e mais coisa. Por mim a lei não existe senão para aqueles que são mais forte por causa dela.
    1
  • Francisco Jose São opinion maker's alienados. Usam os titulos universitarios para se esconder dos sofismas. Tem medo de balas e da fome daí que andam ao lado dos poderosos... É triste ver historiadores, juristas usaram a ciencia para o mal, para dividir o povo,para conservar o que devia estar desfeito. Me dá nojo, os respeito mas não concordo com eles.
  • Francisco Jose
    A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos graduados e texto
    5
    Escreve uma resposta...
  • Delso Vilanculo Aula de Sapiência Prof.
    E me parece que os tipos jurista têm filosofia do direito. O que eles estudam ?
  • 1
  • Ismael Abacar Queremos liberdade por favor
    1
  • Barbosa Eanes Realmente são uma praga para o povo moçambicano... Muito triste.
    1
  • Dionysius Simbine Bothas A lei é dura mas é lei ( dura lex sed lex ).
    1
  • PC SocScholar Duralex sed lex. Mas, quid legis sine moribus. Bravo pela Filosofia do Direito que nos trouxe, caro Prof. Domus Oikos
    1
  • Jaime Carlos Mas todos os juristas?
    1

    Escreve uma resposta...





  • Rogério Supinho Respeitável Prof. Obrigado pelo texto. Deus o abençoe.
    1
  • Jacy Mboa Muito profundo, Respect.
    1
  • Taca Augusto Merisse Realmente a filosofia sempre questionou a justiça das leis de forma que elas não possam ser seguidas segamente. O mais importante na minha opinião, não são as leis, mas a justiça das leis, justiça esta que só pode ser buscada filosoficamente. Os juristas deste regime, conscientes de que a filosofia sempre busca o ideal de organização social que não só se baseia nas leis, mas também da natureza do governo, que pode ser mais justa, elaboram leis que atentam contra a integridade da própria filosofia no sistema de ensino. O nosso governo quer que a juventude se ocupe apenas na produção de ofícios e não produção do conhecimento racional, como forma de justificar a nível de pobreza que o país assola. E não sabem que mesmo a Alemanha quando entrou em crise, procurou primeiro o desenvolvimento ideológico como veículo para o desenvolvimento económico.
    4
  • Beto Chivite Sao os Joseph's Goebbels versao mocambicana.
    4

    Escreve uma resposta...






  • Escreve uma resposta...





  • Crescencio Arao Carlos OBRIGADO MEU ÍDOLO
  • Beto Chivite Lembram-se quando houve Uma passeata pelas ruas de Maputo trajando camisetas com esses dizeres nao vimos ninguem a ser impedido ou mesmo mandado despir a camisa e nao eram 4 pessoas caminhando juntos mas sim um grupo que ate teve direito a escolta...
    Nenhuma descrição de foto disponível.
    1
    • Domus Oikos Beto Chivite sim. Não houve nada e absolutamente nada. Aqueles senhores não mandaram despir a ninguém. Mais uma prova de que o dono da lei é quem está no poder. O povo moçambicano é dorminhoco. Por exemplo podíamos apoiar os madjermanes que manifestam sozinhos como desgraçados nas ruas. A solidariedade entre nos os povos e manifestarmos todos juntos é importante.
      1

    Escreve uma resposta...





  • Kission Socio Snwo O que falta na justiça certamente, é a Inclusão da ética nas leis, não basta aproveitar-se das virtudes para escamotear os direitos humanos, defendendo individuos possuidos, pedofílicos a um país que está numa fase de gatinhar. há necessidade da revendicação desses actos macabro protagonizado por estes gentios. há necessidade de cultivar o conhecimento da primeira que esta é a filosofia e isso podemos muito mais aprofessoar dentro da filosofia, portanto essa ausência ou mesmo o desaparecimento do sujeito consciente que Foucault chama, do falecimento do sujeito consciente, que chega a enquadrar-se num Campo anônimo e mergulha-se num sujeito Impessoal, perdador/tornando-se estuprador do patrimonio do estado enforcando a economia nacional procurando ser Hegemônico mas Ignorante, portanto estes não são mereçedores do poder de dirigir e Administrar as coisas publicas.
  • Elísio de Sousa Domus Oikos o artigo que escreve tem o mérito da boa articulação das palavras e usa expressões populares que fazem qualquer pessoa menos informada o achar coerente. 
    Em Moçambique são juristas: Juízes, Advogados, Procuradores da República, Assessores J
    urídicos Públicos, alguns Deputados, Estagiários da OAM, Independentes, muitos trabalhadores do CIP e outras organizações da Sociedade Civil, muitos utilitários do Facebook, etc. etc. 
    Nesse seu artigo, faz crer que todas pessoas que cursaram Direito nas diversas universidades de Maputo, de Gaza, de Inhambane, Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula, C. Delgado e Niassa, todos eles são escudos de todos regimes ditatoriais, opressores e sanguinários. 
    O senhor Domus se esquece que Mandela e ML King eram exímios juristas que entram na sua lista negra. Tem certeza do que diz? 

    O seu nível académico e de intervenção social não lhe permite tamanha baixeza ao generalizar o generalizável. 

    Prefiro que as boquinhas e provocações do meu amigo de estimação Elvino Dias, que pelo menos tem coragem de apontar os dedos a quem quer que seja, sendo eu a sua principal vítima, mas que até já gosto das suas saidinhas próprias de um menino que procura rumo político. 

    Mas não posso admitir que uma figura de craveira inquestionável como o meu amigo Domus Oikos siga um caminho COBARDE (por não ser como o Elvino, pessoa directa sem papas na língua), e colocar no mesmo saco grandes juristas como Trindade, Waty, Honguana, Timbana, Correia, Caldeira, Vieira, Sitoi etc. 

    Não quero me alongar mais porque isto não é um artigo meu, apenas um comentário, permita perguntar a si o seguinte:

    Caro Domus Oikos, Os advogados de Manuel Chang na África do Sul da DK Attorneys estão a defender um regime ou um cidadão, e se enquadram nesta infame categoria? 
    Essa pergunta não é retórica, peço resposta!
    7
    • Domus Oikos Elísio de Sousa obrigado ilustre. Toda hipérbole tem intenção de provocação. As ciencias sociais tem por defeito este particular da generalização da classe. As excepções existem e disso todos sabemos. 
      Ou seja juristas filósofos por mais que não tenham
       estudado a filosofia procuram a racionalidade e razoabilidade da lei. 
      Os nomes que citou incluindo a si mesmo faz parte de tais juristas filósofos que vê além da própria lei em defesa do oprimido. Importante é despertar no leitor a atenção de que a lei é sempre feita pelo opressor. As faculdades e tipologia de Direito depende do dominador, de quem está no poder. Existem muitos ordenamentos jurídicos e nenhum destes estiveram dominados por quem deve cumprir a lei. A Democracia é alarme pra despertar. Prefiro ordenamento jurídico da commonwealth onde o jurista é senhor da lei é tem maior liberdade do que o ordenamento romano-germânico. O que podemos dizer de Direito árabe ou dos países muçulmanos? Ou mesmo russo. Tudo politizado dentro do regime. 
      Obrigado pela observação ilustre.

    Escreve uma resposta...





    • Dalmiro Joel Nelsoncarlos Tamele, já estive aqui e não me arependi...!
    • Domus Oikos Dalmiro Joel a missão do jurista é nobre. Estou a apontar os defeitos desta grande missão de aliar-se com os poderosos criadores da lei é interpretadas segundo a vontade de quem está no poder. Há aquela faixa de juristas que eu chamo de juristas-filósofos que vão além dos limites impostos pela lei. 
      Esta acção não é fácil. Porque todo jurista está e opera dentro de um sistema controlado por regime é o governo do dia. Por isso chamo atenção aos cidadãos pra despertamos e agirmos em conjunto pra que a vontade do opressor não seja feita.
      3
    • Nelsoncarlos Tamele Domus Oikos acho podiamos ter uma ciência que contrapõe o direito, pois, a ciência do direito, nada mais e nada menos que a umbrella dos opressores. 
      Na história da humanidade, poucos foram opressores que perderam casos na justiça, se não pela força da
       manifestação popular.
      Entendo que os bons princípios filoficos, falo da ética e moral, deviam se sobrepor aos do direitos quando intenção desses últimos é de prejudicar a moral e ética pública.

    Escreve uma resposta...





  • Calisto Meque Meque A frelimo é uma organização pior que o colono português.
    4
  • Isabel Miguel José
    1
  • Jelton Rodrigues Botsele Boa reflexão professor!
    1
  • Domus Oikos Este artigo não tem por motivo desvalorizar os juristas no seu todo. Existem excepções digno de nome. Por isso falo de jurista-filósofo. Aqueles que ultrapassam e vê além da lei num sentido filosófico. A racionalidade da lei. A mística da lei. Os direitos do oprimidos. Todos ordenamento jurídicos são produções dos seus regimes pra manter e salvaguardar o status quo. Maquiavel diária pra manter e conservar o poder. 
    As ciências sociais erram por incluir todas classes, mas excepções sabemos que existem. Elvino Dias apontou Elísio de Sousa com muita razão, Gilberto Correia, Laos Saraiva, Giles Cistac, Mandela, etc. 
    O que pretendo dizer é que é mais fácil defender o opressor criador do direito do que o oprimido. Obrigado por chamada de atenção do Dr. Elisio Sousa.
    7
    • Bertino Alberto Faço votos que os destinatários apreendam está essencia do artigo retratada aqui, de contrário corremos o risco de ser linchados, nós, “juristas”.

    Escreve uma resposta...





  • Domus Oikos O povo e cada cidadão deve lutar pra conquistar os seus direitos. Unir-se em associações, organizações pra fazer valer os próprios direitos. Não esperem que os políticos por própria iniciativa o façam. Pelo contrário quem está no poder ama um povo sileVer Mais
  • Berta Vaz Bem dito. A chave aqui é o medo e o receio. Cada um espera pela reacção do outrem. Enquanto o medo prevalecer continuar se á sentir o autoritarismo e o desrespeito .
    1
  • Majur Mc Secreto Pouco a Pouco Chegaremos Lá. Povo No Poder
    2
  • Correias De Nicolau Jasse Boa reflexao e que tenha eco.
    2
  • Joao H. Guilichane Seria melhor revermos a lei de " Dente por Dente e Olho por Olho".
    1
  • Juraci Langa DISSERTAÇÃO DE MESTRE (apláusos)
    Admito a inteligência dos Juristas ao criarem as leis, mas lamento sua ignorância exacerbada ao dogmatizar essas leis.
    5
  • Joao H. Guilichane Juizes injustos protegem as elites e destroem o povo. Vezes há em que acho que eles se esquecem que fazem parte das massas.
    2
  • Katia De Figueiredo Ulevaca 👏👏👏é profundo.. Aula de sapiência 👏
  • Domus Oikos
    A imagem pode conter: texto
    7

    Escreve uma resposta...





  • Domus Oikos
    A imagem pode conter: texto
  • Roberto Lamba Respeito o conteúdo do post mas não concordo com o mesmo.
    Jurista apenas estão para aplicar, interpretar e integrar as leis e mais nada.
    O conteúdo do poste é fantasioso.
    1
    • Jorge Williamo Guambe Vai estudar a filosofia irmào
      1
    • Roberto Lamba Estudei filosofia de Direito
    • Celso Sofala Pode ter estudado e não aprendido o suficiente.
      2
    • Roberto Lamba Infelizmente, nem tudo que se apreende é na escola.
      Apenas exijo respeito aos juristas, assim como eles respeitam ou têm respeitado à outras classes.
    • Augusto Ferdinando Roberto devias aprender, nunca é tarde. Assim para ti que faz as leis, é o povo!!
      1
    • Roberto Lamba Em Moçambique as instruções de Estado são imparciais e independentes.
    • Dany Dany Se forem a me chamar de ladrão enquanto nunca e nem roubo, n me aflige, logo, tiro conclusao que fazes partes dos juristas a cima mencionado, a verdade doi, mais deve ser dita.

    Escreve uma resposta...





  • Silverio Vendo Nothing in the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity.
    M.L.King Jr
    2
  • Nelson Mussane Parabéns Domus Oikos estou muito orgulhoso de si
    1

    Escreve uma resposta...





  • France Wakamangue Domus Oikos...parabéns sobretudo pelo apelo a racionalização é a meu ver o fulcral ponto nestas linhas. Aos juristas do dia.... "a lei diz isso".
    1
  • Cheche Onca Parabéns ilustre Ferreira ,espero que o "mandevo" ou "chilepfuane" tenha visto o post,uma autêntica aula de sapiência mahala.Bem ha DO.
    1

    Escreve uma resposta...





  • Paulo Macamo Ha aqui neste debate pessoas que desviam da essencia deste post para discutir uma insignificante e invisivel parte para quem sente na pele as consequencias dos males protagonizados pela frelimo. Eu sem generalizacoes ou especificacoes, pois neste caso sao desnecessarios. Endereco a minha admiracao pela lucidez incomparavel do Domus Oikos. A minha questao é como podemos nos organizar em termos, praticos, logisticos e lideranca do movimento antifacista em Mocambique.
    2
  • Deny Hale Bunga Bunga Nao temos como,estamo perante o rei Faraooo
    1
  • Emilio Nzondo Xtamos mal.
    1
    • Domus Oikos Emilio Nzondo temos que agir. Não esperemos que os outros façam algo por nós. Partilhar e manifestar. Aderir aos movimentos, organizações ou associações pra fazer valer o próprios direitos.
      1
    • Sergio Nguenha Um check mate bem dado. Parabéns mais uma vez Dr, desta vez convenceu-me e como! Doravante a nossa missão é despertar todos aqueles que ainda continuam na latergia. Mas será que a policia não vê que está a ser vítima deste regime ditatorial, usando-a? Coitadinho destes senhores que passaram de cinzentinhos a azulinhos sem se recordar de dobrar seu salário para que lhes usem à vontade. Relativamente a essência deste texto não ha nada a rebater, aqui foi dito tudo e bem dito. Penso que os escribas da praça quando se aperceberam deste rico conteúdo ficaram todos envergonhados/acanhados. De certeza não vão rebater.kkkkkk
      1

    Escreve uma resposta...





  • Comatiporte Jaimito Domus oikos. Estas parabenizando. Mesmo jesus que veio nos salvar foi morto e julgado na base da lei . Por isso nessa julgamento alguns defensores das lei disseram que ela foi justa. Domus não vais agradar todos se filho da Deus nem conseguiu
    3
  • Julião Mosse
    -1:10
    1
  • David Massochua Sempre vamos nos queixar deste tipo de coisas e nunca tomamos uma atitude concreta para acabar com esta humilhação de uma vez por todas. Está claro que não são os escribas que colocaram esses indivíduos no poder... Se fomos nós, porquê não podemos retirá-los? Vem aí o Outubro!!!!
    3
    • Domus Oikos David Massochua vai acabar. Primeiro é perder as emoções do medo que com o qual procuram controlar o povo moçambicano. Agir e manifestando através de qualquer meio, Facebook, redes sociais em geral, nos jornais, mas televisões, passa-palavra. Construir a opinião pública em geral. Agregar-se a uma associação ou organização e Manifestar-se com força e determinação.
      1

    Escreve uma resposta...





  • Luis Neves Mas o saudoso presidente Afonso Dhlakama ja dizia isso antes de entregar a sua alma ao além em sacrifício pelo POVO. "OS INTLECTUAIS DE MOÇAMBIQUE, VENDEM O POVO AO REGIME DA FRELIMO, A TROCO DE 30 MIL METICAIS MENSAIS!" Vejam como ele era PROFETA, ate o Judas Iscariotes vendeu o SR. JESUS aos TRAIDORES DE DEUS, por 30 MOEDAS! Incrível qual era a sabedoria e a profecia do nosso saudoso Lider Afonso Dhlakama! Mas o fim de todo esse regime de coisas está próximo...àh está próximo sim compatriotas. O Estado somos NÓS e os seus combatentes somos NÓS! A luta continua!
    3
  • Maria Álbino Matangue Matangue força jovens...xtou nessa.
    1
  • Samuel Domingos Nicolau Vamos fuder esses gajos em Outubro sem usar vaselina nem preservativo.
  • Douglas Harris Está maning nice...estou feliz por ver que o número da reserva moral deste país está aparecendo e a dar suas contribuições valiosas para o bem desta Pátria amada... está de parabéns o ilustre Domus Oikos nosso pesos pesados.
  • Nogar Uateca Moçambique chegou num estágio em que calar não traz dignidade ou seja, melhor ficar morto do que que vivo assistindo essa malandragem toda, duma ilha de bandidos que encontraram na Política a sua melhor maneira de infectar o povo e alegrar se do seu sofrimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário