"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Manuel Chang tem muito dinheiro, diz Procuradora Elivera Dreyer

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019



Manuel Chang tem muito dinheiro, diz Procuradora Elivera Dreyer
Manuel Chang vai continuar detido na prisão de Moderbee, nos arredores de Joanesburgo até pelo menos o próximo dia 31 de Janeiro, quarta-feira, quando tiver que regressar ao Kempton Park Magistrate Court para a derradeira audiência relativa ao seu pedido de liberdade sob caução. A sessão de hoje, marcada de forma relâmpago, terminou um pouco depois das 15 horas.
A Procuradora Elivera Dreyer opôs-se veementemente à sua liberdade, considerando haver forte risco de fuga. A defesa de Manuel Chang submetera o requerimento do pedido de caução na passada segunda feira, numa acção inesperada. Na audiência anterior, no dia 18, a defesa tinha removido o pedido de liberdade sob caução, dando prioridade à sessão de 5 de Fevereiro, a tal da discussão da extradição para os EUA ou da transferência para Moçambique, conforme solicitado no passado dia 10 pelo nosso Ministério Público.
Mas o pedido de liberdade sob caução foi alvo de uma forte oposição por parte do Ministério Público sul africano. Colocado na escala 5 do regulamento de aplicação de cauções na África do Sul, um dos requisitos do requerente era provar que tem residência na terra do rande. Chang provou. Apresentou um endereço em Malelane (Mpumalanga), a 45 km da fronteira com Moçambique. A Procuradora mandou investigar prontamente e confirmou que o endereço existe.
É uma casa arrendada, possui sauna e piscina...e jacuzzi, etc. Mas a Procuradora, mesmo assim, desconfiou. Disse que a proximidade com Moçambique e, por isso, o risco de fuga. A defesa argumentara que, em Malelane, Chang podia ter acesso à família, que ele era diabético e precisava de espaço para a prática de exercícios físicos. O Tribunal solicitou uma responsável da penitenciária em causa, que disse que a prisão de Moderbee tinha condições para acolher diabéticos. Em face disso, a Procuradora Elivera foi taxativa: “Liberdade sob caução não”, Segundo ela, a prática mostra que na RAS era possível adquirir passaportes falsos e fugir do país.
No próximo dia 31 de Janeiro, a sessão será destinada à tomada de decisão do Tribunal sobre uma eventual liberdade sob caução. A dado momento da sessão, o Tribunal solicitou detalhes sobre o património financeiro de Chang. Depois de ver os extractos bancários fornecidos pela defesa, os quais não foram divulgados à imprensa a pedido de Manuel Chang, a Procuradora Elivera disse: “Manuel Chang tem muito dinheiro e pode fugir”. Em suma, as possibilidades de uma liberdade provisória são remotas. Mas no caso de isso acontecer, Chang deverá pagar milhões de randes. Elivera deu a entender que ele pode. (Carta)
Comentários
  • Emanuel O Príncipe não esta detido, esta preso...

    Escreve uma resposta...





  • Antonio Gomes
    🙈🙈🙈
  • Mauro Jesus Esse não tem diabetes. Tem DIABOetes! Se quer ser transparente porque não divulga o património financeiro, sendo ele funcionário público que por norma devia fazer a declaração de bens! Saí daqui seu DIABO-etico
    8
  • Matucurane Massingue A procuradora está de parabéns
    8
  • Pedro de Sousa Os extractos de Manuelinho, nao sao materias para constar no processo? Para provar que nao tem dinheiros ilicitos em suas contas? Porque tanto secretismo?
    3
    • Carlos E. Nazareth Ribeiro Boa pergunta! Uma questão a debater...
    • Pedro de Sousa Ves nem? Mr Carlos Ribeiro. Ha muita coisa que quer continuar oculta nestas dividas ocultas. Desculpa a redundancia. Imagino eu uma mulher que vai a um ginecologista e diz: doutor nao toques na minha vagina. Absurdo. Entao porque esta na consulta? E para o Dr, tocar no cerebro do paciente?
      1
    • Carlos E. Nazareth Ribeiro Pedro de Sousa, Você acertou em cheio, foi directo ao coração do problema. E apreciei a sua ironia... Khanimambo!

    Escreve uma resposta...





  • Alcidio Abrao Mathavel Pires 🙏🏿 por nos manter informado Boss !
  • Elson Guila Se a defesa voltou a considerar o pedido de liberdade sob caução, é porque a sessão do dia 05 de fevereiro não irá trazer grandes alterações.
    😏😏
    A procuradora tem razão. Ele está mesmo a tentar fugir. 45Km da fronteira com Moçambique? 🤔🤔🤔🤔🤔
    1
  • Nenê Da Conceiçao Machate So quero o desfecho final. Ponto final
    1
  • Palmira Poio Poio Essa é uma novela com tantos capítulos, aguardamos pela decisão final
  • Hilidio Aloi Aloi Thanks M.M por nós manter informados. Esse filme anima.
    1
  • Buene Boaventura Paulo No jogo de xadrez é apenas "xeque" ainda não temos "xeque mate"...
    1
  • Jorge Jone Obrigado pela informação.
    1
  • Avelino Namarrocolo Se ele tem muito dinheiro assim, quanto terá o " chefe da turma " das dívidas ocultas?
    4
  • Abrantes Wa Ka Mavie Amen! Vai...
  • Francisco Junior "É uma casa arrendada, possui sauna e piscina...e jacuzzi, etc."

    até numa situação dessas não esqueceu do luxo!!!
    4
  • Samuel Lakeny Como diz a escritura sagrada, aos olhos de Deus somos todos iguais,... Já creio, o homem agora faz de tudo para pelo menos estar do lado de fora, cá onde eu me encontro com saldo zero em todas minhas contas até no mpesa, o crime não compensa, vale a pena ser honesto e livre ao invés de ser rico e prisioneiro ainda que seja detento, a dir é a mesma,... Bom banho de sol aí compatriota
    1
  • Adércio Uamusse Finalmente chegamos a era de conhecer a verdade...nosso governo só precisa de nós para encher sua barriga...o pedido de extradição para Moçambique é a prova incontestável de que o Povo são apenas dados à mesa.
  • Rildo Rafael Ivan Amade....Actualize-se aqii
    1
  • Vagner Liko Aceitem caução dele e mandem segurança 24/24, pelo menos chegue nos EUA com uma percentagem reduzida de taco, comam vossa parte, o gajo tem muito dinheiro.
    1
  • Laurindo Machado Os sul africanos querem é sugar o Chang! Se não cometeu crime na África do sul, porque é que não o mandam para os sitios em que cometeu crimes!
    1
  • Nelson Junior ...que continue na cadeia...quantos mais dias ele passar na cadeia, melhor é...certamente ja nao tem caviares e nem champanhes...Greed, Greed e Greed leva à miseria...
    1
  • João Mindo II "Manuel Chang tem muito dinheiro" hahahaha... Grandanovidade. Se NÃO o tivesse nem estaria sentado nesses bancos.
    1
  • Ivan Amade Rildo Rafael 
    Estamos perante mais um "caso escola", onde podemos aprender dele. Mas para isso, devemos deixar de lado nossas emoções e mergulharmos de forma racional nas "artimanhas legais". Abraços
    1
  • Joao Mazivila Antonio Esse dinheiro que ele apresenta é fruto de crime de lavagem e corrupção, que é o objecto da sua detenção, como pode o Tribunal soltar um criminoso dessa natureza!
    1
  • Hermen Nhagumbe Esta Sra. Elivera Dreyer parecia uma pateta no primeiro dia e que não sabia muito bem onde estava mas tem se revelado o contrário, pelo que se lê.

    Seria interessante que os nossos finalistas ou recém graduados em direito ou mesmo advogados menos experientes tivessem acesso na íntegra deste julgamento.
    2
  • Pedro de Sousa Embora nao haja comparacao possivel, este caso "Manuel Chang" criou e ou despertou tanta ansiedade, curiosidade e ate conhecimento em muitas pessoas, tal como o caso "Carlos Cardoso". Muito principalmente, pelo facto de merecer muita cobertura jornalistica...
  • Eduardo Matine Da mesma forma que somos todos inocentes até prova em contrário, a idoneidade deste tribunal está posta em causa até provar que está defender os interesses dos verdadeiros lesados por este calote. Portanto esse dinheiro do Chang e seus pares ainda é suficiente para corromper muitos sistemas incluindo a Magistratura Sul Africana. Por enquanto obrigado pela possibilidade de ir acompanhando de camarote...Hugs

Sem comentários:

Enviar um comentário