"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Cinco mortos e quatro insurgentes capturados em Cabo Delgado

domingo, 13 de janeiro de 2019


Ouvir com webReader

Na quinta, sexta e sábado passados, os distritos de Palma e Mocímboa da Praia voltaram a sofrer acções da insurgência. Cinco mortos é o número de vítimas de dois ataques ocorridos nos dois distritos. O primeiro aconteceu num arrozal de Nailwa, a 5 km da residência do novo Administrador do Distrito de Palma, Valige Tuaubo.  Tudo começou quando um casal de camponeses foi surpreendido pelos insurgentes. O homem foi esquartejado em cinco partes e a mulher poupada. Devido a este acto macabro, a população dos povoados de Bagala, Kiwia, Maconco e Mbwizi, no distrito de Palma, passou parte da noite de quinta-feira caminhando para a vila de Palma em busca de protecção. 
Alguns deslocados pernoitaram nas ruas e debaixo de árvores. O corpo do homem esquartejado em Nailwa foi encontrado por militares que se deslocaram ao local após denúncia de populares. Segundo contaram fontes à “Carta”, os insurgentes exigem que a população saia das zonas onde actuam, alegando que são “libertadas”. Outro ataque aconteceu na madrugada de sexta-feira em Mocímboa da Praia, na aldeia de Manilha, a 15 km da vila-sede, onde, segundo relatos de populares, quatro pessoas foram mortas e outras quatro feridas, encontrando-se a receber cuidados médicos no Hospital. A situação que se vive em Manilha é de terror, contaram-nos.
Entretanto, no sábado quatro insurgentes foram capturados pela Unidade de Intervenção Rápida (UIR) quando se dirigiam à aldeia de Manguna. A denúncia veio de uma cidadã, que terá sido interpelada pelo grupo na zona de produção Quipuide-Mipama. Ela conseguiu fugir e denunciou às autoridades, que se deslocaram àquele local e capturaram o grupo. Refira-se que o local da detenção situa-se a 10 km da Vila-Sede de Palma e, segundo apuramos, os homens capturados estão a colaborar com as autoridades no intuito de indicaram os locais onde os outros se encontram. (Omardine Omar)

Sem comentários:

Enviar um comentário