20/06/2020
Por Francisco Nota Moisés
"A Renamo, através de uma conferência de imprensa, que decorreu nesta quinta-feira, na cidade da Beira, orientada pelo Secretário-geral desta formação política, André Magibire, denunciou alegadas perseguições dos seus membros e antigos guerrilheiros, nos distritos de Gorongosa, Dondo, Búzi e Chibabava, província de Sofala, num momento em que esta em curso o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, das forças residuais da perdiz, no âmbito do processo de pacificação do país."
Esta é a terceira vez, se bem me lembro, que a Renamo dos Traidores liberados pelo traidor-mor Ossufo Momade, se lamentam que o amigo deles Felipe Nyusi e os seus esquadrões da morte perseguem, prendem, torturam e matam os seus sequazes. Primeiro, foi o tal porta-voz momadeista Jose Manteigas a denunciar a Frelimo, depois foi o próprio Momade e agora e o tal secretário geral André Magibire. O que é que eles pensaram que os terroristas da Frelimo iam fazer quando o gorducho-barrigudo Momade assinou aquele acordo, dito de paz, com o gorducho Nyusi da Frelimo faria? Acarinhá-los?
Não é a tradição da Frelimo acarinhar quem não gosta dela. A Frelimo é um bando de terroristas e alguns de nos já nos cansamos de dize-lo no Mocambique para todos para as pessoas ouvirem. Eu conheci estes terroristas em 1967 e 1968 e mantenho-me à distância deles visto que eles matam, liquidam e aniquilam, para usar as suas próprias palavras.
Porque é que quando Ossufo Momade assinou o acordo redigido pela Frelimo que dizia que a Renamo deve evitar atacar as populações, ele não insistiu que houvesse uma frase semelhante quanto a Frelimo para a organização terrorista não fazer o mesmo? Isto aconteceu visto que o acordo de traição foi redigido pela Frelimo e entregue a Momade para o assinar a troco de privilégios somente para ele.
E porque é que Momade não insistiu que houvesse uma cláusula a dizer que os terroristas da Frelimo não deviam matar os da chamada oposição e outros que não aturam a Frelimo?
No entanto, foram estes três traidores que muitas vezes insultaram o general Mariano Nhongo, apelidando-o de desertor e incitaram a Frelimo para caçar e matá-lo. Foi o tal traidor-mor Momade que disse à Frelimo que devia matar "o jacaré antes que cresça" em referência a Nhongo. Será que estes traidores se esqueceram da sua malicia contra o Nhongo?
Nhongo já denunciou muitas vezes os raptos dos seus seguidores e estes três traidores não se pronunciaram contra os raptos denunciados por Nongo. Porquê?
Quando Nhongo e Andre Matade Matsangaissa Jr. denunciaram o rapto da família do último e disseram que um chefe da polícia nyusista lhe exigia a rasão de 1 milhão de dólares americanos, estes três vadios não se pronunciaram.
Não duvidaria se se riram e alegraram visto que as pessoas em causa eram ligadas a membros da Junta Militar. E agora porque é que grunhem em vez deles apelar ao chefe deles Nyusi para não perseguir os seus homens?
Sem comentários:
Enviar um comentário