"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Joaquim Chissano hoje aparece com discurso de haver necessidade de "purificação de fileiras" na FRELIMO? Ele que se cate, pois foi ele que iniciou com o desvio do ideal da FRELIMO, com aquela estória de um dos seus filhos ser "empresário de sucesso" a partir do nada. Aliás, diz-me por aí que o outro dos seus filhos foi "adminstrador" de uma das "empresas públicas" criadas através das "dívidas ocultas", onde ele próprio (Joaquim Chissano) foi "Presidente da Mesa da Assembleia Geral". Armando Guebuza teve de quem aprender a lição de como sequestrar o Estado.

domingo, 13 de janeiro de 2019

Ouvir com webReader

Povo não é burro e esquece nada

Joaquim Chissano hoje aparece com discurso de haver necessidade de "purificação de fileiras" na FRELIMO? Ele que se cate, pois foi ele que iniciou com o desvio do ideal da FRELIMO, com aquela estória de um dos seus filhos ser "empresário de sucesso" a partir do nada. Aliás, diz-me por aí que o outro dos seus filhos foi "adminstrador" de uma das "empresas públicas" criadas através das "dívidas ocultas", onde ele próprio (Joaquim Chissano) foi "Presidente da Mesa da Assembleia Geral".
Armando Guebuza teve de quem aprender a lição de como sequestrar o Estado. Entrou com o discurso de "combate contra a pobreza" e tentou embrutecer todo um povo, comprando consciências através da iniciativa do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD). Andou a distribuir dinheiros públicos a malandros, para ganhar popularidade e poder consolidar o sequestro do Estado pela sua geração, a dita "geração do 25 de Setembro".
Os dois (Joaquim Chissano e Armando Guebuza) protagonizaram o desvio do ideal da FRELIMO para se enriquecerem ilicitamente. São os dois que osquestraram o sequestro do Estado moçambicano para servir a elite política e empresarial de ambos fazem parte. O cidadão comum aprendeu a ser corrupto a partir do exemplo dado por Joaquim Chissano e Armando Guebuza. Os dois são mentores da corrupção em Moçambique. Venha-me nenhum dos dois com a estória de "purificação de fileiras", pois são eles que fizeram com que a FRELIMO fosse sequestrada por marimbondos, que usando esta (FRELIMO) sequestraram o Estado moçambicano. São eles que primeiramente abriram a porta ao feiticeiro que hoje quer mudança de regime em Moçambique a todo o custo, a CIA!
Um verdadeiro militante da FRELIMO, qual eu, não deve nunca admitir ser embrutecido por discursos vazios de verdade e ricos de hipocrisia, ainda que os possa escutar passivamente. Um povo nunca é burro e esquece nada! Chissano e Guebuza facilitaram a propagação da corrupção para se enriquecerem ilicitamente. Nenhum dos dois amigos e camaradas é santo. Eles são os pais da corrupção na República de Moçambique. É assim que a nossa História se deve referir a estes dois homens, não importando o bem que fizeram, pois isso era seu dever.
Enfim, a purificação das fileiras da FRELIMO deve começar com a confissão dos crimes que Joaquim Chissano e Armando Guebuza cometeram ao serviço do Estado e povo moçambicanos. Um desses crimes foi precisamente o sequestro da FRELIMO e do Estado moçambicano para servir à sua geração, a tal de "geração 25 de Setembro". Estamos atentos nós, oh marimbondos! Canalhices não!
Eu disse.
Palavra de Honra!

---

Ps: Armando Guebuza ganha minha admiração por ser honesto. Nunca escondeu a sua ambição pela riqueza material. Até instigou todo um povo a esquecer a ética, a moral e a lei, e ir correndo atrás do dinheiro. E faz bem por ficar calado a ver o desenrolar das consequências da sua teimosia e do seu amor pela bajulação. Agora, Joaquim Chissano é um homem sinistro, manhoso, muito armado de "esperto" e "inteligente". Pensa e acreditar que engana a todo o mundo; e até que consegue enganar a quase todo o mundo, eu quiçá sendo uma rara excepção que até fico ridículo para os "mozconcidadãos" por não acreditar na "honestidade" deste homem efêmero chamado Joaquim Chissano.

A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, texto
Comentários



  • Arlindo Armando Matavele As cancelas em frente à sua casa em Maleice,que não permitem a movimentação de carroças de boi,de carros e mesmo de motas são eternas?
    4

    • Arlindo Armando Matavele Confirmo a existência de guarita miliciana e colocação de cancelas de interdição à circulação de veículos em frente a residência.
      Para uma personalidade que vive na Capital,não vejo o motivo de se fechar a estrada para o movimento de carroças,motas,bicicletas e carros.
      Pelo menos se estivesse(ele) de vizita pode se perceber.
      Ver Mais
      2

    • Inacio Chire Mesmo que vivesse lá. Medo de quê é de quem?
      3

  • Enio Jorge Malema Muita lucidez neste post. Faltou dizer o famoso exemplo de corrupção "O Cabrito come onde está amarrado"
    8

    • Julião João Cumbane Enio Jorge Malema, ainda não me falou lucidez no que tenho dito aqui. Talvez a ti te falte lucidez para entender o que aqui encontras. Não será caso disso?
      1

    • Betinho Armando Caboverde Professor em algum momento é preciso aceitar que tens tido posts fakes Mas este foi nota 1000 é o que Enio Jorge Malema quiz dizer. Friso meu Prof este é o seu melhor post desde que começaste a ser analistas sócio político deste país
      3

    • Yaqub Sibindy Autor deste post não é gago! Leiam com atenção sem olhar infelizmente às suas cores partidárias!
      7

  • Delfim Guivala Super lúcido e muito profundo
    2

  • Agostinho Nhampossa Huuummmm! My teacher, no coment.
    1

  • Otilio Mangave Caso para dizer, N a frelimo ainda existem pessoas que não se deixam corromper e ainda dizem de cara. Parabéns professor, só assim pode se resgatar a imagem da cinquentenaria frelimo.
    2

    • Julião João Cumbane Otilio Mangave, há muita gente lúcida na FRELIMO; aliás, a maioria é lúcida!
      3

    • Otilio Mangave Que bom professor, é importante separar o trigo do joio e afastar esses mercenários que querem acabar com a frelimo. É importante que se diga que ainda não temos um partido que venha substituir a frelimo mas para tal é importante refrescar a frelimo sub pena de o país ser vendido.
      1

    • Yaqub Sibindy Se não fosse à luta de Dlhakama e a Renamo, pela causa da liberdade de expressão, acredito que Julião João Cumbane, neste momento já seria carne do Pelotão de Fuzilamento do Tribunal Militar Revolucionário, pelas suas críticas frontais aos intocáveis históricos marimbondos do Partido no Poder! 

      Todavia, à miopia política que ataca o Professor Cumbane, manifesta-se pelo seu horrível ódio contra Dlhakama e à Renamo à força que impôs a liberdade de expressão para ele criticar interinamente o seu partido dentro do seu próprio partido, podendo voltar para a casa com VIDA!
      9

  • Arlindo Armando Matavele Associação Ajude ganha visibilidade,se assim for
    1

    • Julião João Cumbane Arlindo Armando Matavele, a AJUDEM não nasceu para ajudar a FRELIMO, mas sim para a desafiar. Samito cometeu um erro por se ter deixado usar pela AJUDEM num projecto contra o seu partido, a FRELIMO. Mas quem não comete erros? O mal vem quando os erros não são devidamente reconhecidos ou são escamoteados, pois assim eles são repetidos por várias gerações e viram norma, desvirtuando a ética, a moral e a lei. O pecado grande de Joaquim Chissano e Armando Guebuza é gostarem de ser endeusados, adulados ou bajulados por pessoas errantes e sem escrúpulos.
      2

  • Victor Nihia Texto lúcido e bem concebido. Parabéns 

    Prof Cumbane tem uma mente interessante, um caso de estudo: parece ter dupla personalidade. 


    Por vezes diz coisas tão distantes da realidade que chegam a ser cómicas e noutras vezes diz coisas tão lúcidas e esclarecidas, o que retira alguma coerência do seu pensamento e confunde.

    Este Prof precisa de uma avaliação laboratorial.

    • Julião João Cumbane Victor Nihia, tens uma tendência para delinquência intelectual. Delinquência intelectual é quando uma pessoa pensa e acredita que o seu pensamento sobre as ideias de outrem é o mais esclarecido. Porquê não páras para questionar o que pensas de mim e do tenho partilhado aqui? Eu tenho sido coerente nos meus posicionamentos sobre eventos políticos nacionais e internacionais. Eu conheço o ideal da FRELIMO, e sei identificar os desvios desse ideal e seus protagonistas. Nunca me faltou clareza sobre isso. Tu é que tens dificuldades em me entender. Admite isto como uma hipótese, para não seres um delinquente ou tirano intelectual!
      2

    • Victor Nihia Esta bem Prof Julião. Vou fazer mais esforço para me afastar da suposta delinquência intelectual. 

      Mas agora falando sério - não penso e não acredito que o meu pensamento é o mais esclarecido. NADA disso, aí de mim. 


      Pode chocar e PARECER isso, talvez pela frontalidade e frieza com que abordo as questões, percebo, mas de ARROGANTE não tenho NADA, acredite, sou suspeito em afirma-lo e novamente pode soar à falta de modéstia mas acho que sou pacifista, modesto e no fundo um AMOR de pessoa. (Não há alguém por aqui que me conheça melhor para confirmar isso!?!)

      Interagir com terceiros nestas plataformas digitais de informação e comunicação tem esse risco, o de se formar ideias erradas sobre o carácter e personalidade dos seus interlocutores.

      Verá, se eu tiver a oportunidade de interagir pessoalmente consigo, que essa ideia de delinquência intelectual não se aplica de todo à minha pessoa.

      Abraços

  • Hermes Sueia Professor, hoje é domingo................Dia do Senhor. Dia de Paz.
    1

  • Hermes Sueia .....então temos uma crise de liderança.
    1

  • Julião João Cumbane E tivemos sempre uma crise de liderança, oh Hermes Sueia, desde a morte de Eduardo Mondlane. Samora Machel era um líder liderado por um grupinho de malandros fingidos de "intelectuais", ditos "ideólogos" da FRELIMO. Joaquim Chissano liderou a oficialização da corrupção. Armando Guebuza liderou a corrida anti-ética atrás, imoral e ilegal atrás do dinheiro. Filipe Nyusi está, até este momento, a liderar a inoperância do Estado ao serviço do cidadão, mas vai a tempo de mudar este 'status quo'...!
    9

    • Hermes Sueia E qual é a solução que o Professor sugere para ultrapassar essa crise "secular" ?

    • Hermes Sueia .......pelos vistos os santos estão todos do lado de fora.

    • Julião João Cumbane Hermes Sueia, a solução é aquela que Joaquim Chissano sugere, e compreende a aplicação escrupulosa dos Estatutos da FRELIMO e das leis da República de Moçambique.
      3

    • João Feijó E será o presidente nyussi "continuador dos ideais de mondlane, samora, chissano e guebuza"?
      1

  • Carlos Paruque ..."Armando Guebuza....Andou a distribuir dinheiros públicos a malandros, para ganhar popularidade e poder consolidar o sequestro do Estado pela sua geração, a dita "geração do 25 de Setembro"...muito atento profe.
    8

  • Clovis Macave Domingo é realmente um dia sagrado. Um abraço prof.
    3

  • Carlindo Reginaldo Uaque Este texto espelha o sentimento da maior parte do povo moçambicano que por várias razões não consegue ou não tem corragem de colocar o dedo na ferida apontando os erros dos nossos dirigentes. Parabéns JJC...
    5

  • Josue Mucauro Esse pode ser o texto do ano!!! A prisão de Chang está a ter o mesmo contorno quando Samito quiz canditar se pela AJUDEM, está cada vez mais dificil gerir assuntos internos no partidão
    1

  • Raul Junior Siya vuma!
    3

  • Meck Almeida Foi preciso esperar por um Domingo, dia do Senhor pra ver o prof com reflexos muito profundo e edificantes... parabéns!
    4

  • France De Assis Joseph Acertou em cheio, professor!.
    1

  • Alexandre Devissone As vezes é difícil compreender determinados posicionamentos,como se explica o diabo exigir k o santo se confesse?Tudo já foi dito a soberania foi vendida a preço das comissões pra enriquecer a burguesia de 25 de setembro.Eu esperava mais do presidente honorário da FRELIMO mas deixou-me decepcionado como cidadão,não conseguiu ser exemplo em escândalos deste nível , há muito que deixou de ser referência.Prof, no governo actual há de facto uma flagrante crise de liderança que até coloca em causa a propalada soberania.Que governo é este que não consegue solucionar a questão de insurgentes em Cabo Delgado, matanças gratuitas deste 2017?Somos um Estado falhado por culpa dos já citados pelo prof.
    3

  • Lecuanhane Wa Mutxopi O Profe têm ódio visceral pelo Chissano, deixa o obreiro da Paz em Paz
    1

  • Betinho Armando Caboverde É este o meu Professor é sim sim sim. Nunca é tarde. Um abraço
    2

  • Gracio Abdula É bom que a nova geração tenha a coragem de criticar com a mesma frontalidade e sem medo que o JJC faz. Isso é que devem tirar vomo lição. Já escrevi muitas vezes sobre a Frelimo de um grupo que veio reclamar benefícios passando por cima do Povo, da Lei e da moral. Essa "Frelimo de mel" teve (e tem ) à sua volta bajuladores e lambe-botas que os endeusa para comerem desse mel sem nada fazerem. São esses os piores inimigos da verdadeira Frelimo. São esses os vermes que arruinaram a Frelimo. São esses os parasitas que o saudoso SM sempre chamou a atenção de que seriam a causa do enfraquecimento da Frelimo.
    Acordem jovens! Deixem de pedir! Deixem de andar de mão estendida pedindo celulares, lap tops e carros! Trabalhem e exijam que vos respeitem! Critiquem e lutem pelos vossos direitos! Tenham orgulho de obterem as coisas pelo vosso trabalho. Não se vendam ( nem de corpo nem de consciência) por bens materiais!
    2

  • Armando Cuna "Armando Guebuza teve de quem aprender a lição de como sequestrar o Estado. Entrou com o discurso de "combate contra a pobreza" e tentou embrutecer todo um povo, comprando consciências através da iniciativa do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD). Andou a distribuir dinheiros públicos a malandros, para ganhar popularidade e poder consolidar o sequestro do Estado pela sua geração, a dita "geração do 25 de Setembro".

    Os dois (Joaquim Chissano e Armando Guebuza) protagonizaram o desvio do ideal da FRELIMO para se enriquecerem ilicitamente. São os dois que osquestraram o sequestro do Estado moçambicano para servir a elite política e empresarial de ambos fazem parte. O cidadão comum aprendeu a ser corrupto a partir do exemplo dado por Joaquim Chissano e Armando Guebuza. Os dois são mentores da corrupção em Moçambique. Venha-me nenhum dos dois com a estória de "purificação de fileiras", pois são eles que fizeram com que a FRELIMO fosse sequestrada por marimbondos, que usando esta (FRELIMO) sequestraram o Estado moçambicano. São eles que primeiramente abriram a porta ao feiticeiro que hoje quer mudança de regime em Moçambique a todo o custo, a CIA!".

  • Armando Cuna Afinal o professor sempre sabe que Guebuza nao foi vitima do Chang coisissima nenhuma.
    2

    • Julião João Cumbane Armando Cuna, eu sempre disse que Armando Guebuza foi enganado, e continuo a dizer o mesmo. Ele foi enganado por si próprio; pela sua teimosia; pelo seu desprezo pela crítica; pela sua convicção de estar sempre certo; pela sua ambição desmedida; pelo seu amor pelo dinheiro; pela sensibilidade à adulação; enfim, pelo seu caráter. Os bajuladores só se aproveitaram destas "qualidades" do teu chará para também se enriquecerem!
      2

  • DellaCerda Langa "OS PAIS DA CORRUPÇÃO EM MOÇAMBIQUE "

    Hehehehe

  • Precisamos de uma Comissão de Verdade e Reconciliação, começando na FRELIMO. Chang não fez sozinho falcatruas. Tem "padrinhos"!
    Comentários
    • Bobo Armindo Antonio Parabéns colega de profissão, parece o Sr já está a sair da manta que cobria a sua mente. Colega a única solução neste país é empurrarmos a Frelimo pra fora de poder e dali veremos toda a roubalheira desses senhores que desgraçam a economia do nosso Moçambique. Viva a Democracia..
    • Julião João Cumbane Suka daki com essa tua ideia maluca, ó Bobo Armindo Antonio! Vais tirar a FRELIMO para colocar a quem no poder? A RENAMO ilegalmente armada? O MDM que marchou para a Embaixada dos Estados Unidos da América para "agradecer" pela captura e detenção do nosso concidadão Manuel Chang, acusado de defraudar investidores norte-americanos? Vais tirar a FRELIMO para ficares com quem?!...
    • Bobo Armindo Antonio KKK colega o único partido que é a esperança do povo é Movimento Democrático de Moçambique. A Renamo tanto a Frelimo são partidos que matam, os dois falam muito de paz enquanto os seus líderes transportam o espírito de guerra nos seus corações.
      1
      • Julião João Cumbane Bobo Armindo Antonio, Movimento Democrático de Moçambique é aquele partido que marchou para a Embaixada dos Estados Unidos da América, para agradecer a captura e detenção de Manuel Chang, um cidadão moçambicano acusado de ter participado na orquestração de fraude financeira que defraudou investidores norte-americanos? Valha-me Deus!
      • Bobo Armindo Antonio Julião João Cumbane E o nosso governo o que fez em relação as tais dívidas? Somente a bancada da Frelimo oficializou na Assembleia da República. E onde Chang seria responsabilizado? Somente o governo de dia estava a nos palhacar. Assim ele terá que responder com o governo Americano. Nota 20 pra o governo americano.
        4
    • Elias Daniel Mutemba Professor! Eu não sei se deve Se criar uma comissão de verdade, mas o que sei é que em qualquer associação, organização ou seja lá o que for, há sempre alguém que acaba marchando essa organização por causa da sua ambição pessoal, mesmo nas igrejas onde devia ser o centro da moral
      A Frelimo (como organização) não podia escapar a isso, mas já agora, porque se diz que é a Frelimo é não as pessoas entanto que indivíduos singulares? Quem diz que eles agiram em nome da Frelimo? Em que sessão da Frelimo foi isso debatido e aprovado? 
      Nesse caso, o Banco da Suíça e que nos roubou e não os três gestores que eles os mandaram embora
      Porque é que se aceita que o Banco da Suíça pode culpar e dispensar sem punir os seus gestores e continua exigir dinheiro a Moçambique, é não se pensa i mesmo da Frelimo?
      1
      • Júlio Massango Faz sentido que as pessoas vejam o assunto como sendo a Frelimo que fez por várias razões. 
        O secretário geral da Frelimo falando sobre o assunto zombou a tudo e todos dizendo que nenhum país funciona sem dívidas incluindo, segundo ele, os Estados Unid
        os que devem à China e por consequência o produto chinês inunda o mercado americano. 
        O FMI pensava que íamos cair quando bloqueou seu financiamento mas nada! Com Nyusi não se brinca, em cada final do mês os funcionários recebem, disse ainda o ilustre Rock.
        Por outro lado, o próprio presidente nunca falou na responsabilização dos implicados em dívidas ocultas, criticando porém os doadores por terem esbanjado tanto dinheiro para um país que à partida sabiam que não tinha condições de devolver. 
        O governo que é da Frelimo sempre defendeu que o fim da crise das dívidas ocultas era o aumento da produção como se de repente tivéssemos passado a gulosos. 
        O parlamento aprovou as dívidas ocultas contra lamúrias da oposição e ainda o fez com votos da bancada da Frelimo numa atitude de coragem embora orgulhosamente sós. 
        Então, como é que não se pode dizer que as dívidas ocultas são produto da Frelimo quando em jeito de fecho, Chipande disse que as dívidas ocultas são uma segunda independência de Moçambique? Quem é Chipande dentro da Frelimo?
      • Ido Alfred Elias Daniel Mutemba o banco nao "correu" com nenhum dos seus colaboradores.
        Eles depois de conseguirem os seus intentos , zarparam...
    • Elias Daniel Mutemba Continuando!!! A Frelimo também goza dos mesmos direitos dos Suíços, isto é recusar ser responsabilizado entanto que um ser coletivo por causa do comportamento de algumas pessoas que agiram a favor dos seu interesses particulares, agora concordo que isso precisa que os instrumentos estatutários do partido sejam aplicados ao rigor sem contemplações contra quem manchou o nome de um partido líder e com responsabilidade histórica como é a Frelimo, isso sim professor Julião João Cumbane, precisamos mesmo
      • Amonge Rafael Macuacua O credit suisse vai pagar 262 milhões de dolares a justiça norte Americana la ninguém se salva.
      • Elias Daniel Mutemba Amonge Rafael Macuacua! Vamos lá falar amigo, eu estou me nas tintas para ia Suíços que vão pagar 262 milhões aos Americanos, estou pouco me lixando se os americanos brincam ou não brincam, não estou preocupado com quem vai pagar a quem, o que posso lhe dizer é que não deve ser Moçambique e os seus cidadãos a pagar, prendam quem quiser, levem para onde quiserem mas não mandem um povo pagar um assalto feito num banco
        Porque Amonge Rafael Macuacua! Pensa comigo: um grupo de assaltantes Libaneses, Ingleses, Suíços, americanos e moçambicanos, decide assaltar um banco, nesse caso a Suice Bank, para tal usam varias formas como garantir que um certo país vai pagar, a outra forma foi os directores ( assaltantes) aprovarem a viabilizam o negócio e autorizarem as referidas transferências, estamos juntos até aqui amigo?
        Então vamos continuar!
        O Banco assaltado ( Credit Suíço), descobre que foi assaltado e que os ladrões usaram um certo país (Moçambique) para o assaltarem, esse banco vai ao país usado, é diz isto: " fui assaltado e os assaltantes usaram o seu nome" agora tens que me pagar! Acha meu amigo que Moçambique deve pagar? E já agora onde é que entra a Frelimo nisso?
        Responda me depois falamos, bom domingo
      • Amonge Rafael Macuacua Elias Daniel Mutemba a Frelimo entra porque são seus militantes que orquestraram todo o negocio, eles é que garantiram que é para garantir a segurança do Estado, defesa da costa maritima! Wau isso é optimo! 
        Mas o problema é ir emprestar muito dinheiro
         fora para a segurança do Estado sem dizer ao proprio Estado, e quem está a gerir o Estado é a Frelimo.
        E descoberto que ha emprestimos ilegais e a Frelimo manda o Estado escrever que são legais usando os deputados da Frelimo.
        Mas ok! Cadê a segurança do Estado cadê os projectos todos criados por aquele dinheiro? A resposta é, zero.
        E quando descubriu que seus membros fizeram isso o que ela fez? A resposta é zero? E para piorar a Frelimo que gere o Estado manda o a proteger seus militantes Bandidos.
        Então aqui não foram os suiços ou britanicos que vieram pôr dividas aqui.
        Os membros da Frelimo é que foram usar os Libaneses, Emirados, suiços sei la quem mais para assaltar um Banco e eles mesma dando garantias que os Estado vai pagar
    • José Luís Subscrevo literalmente. Chang não passa(va) de um serviçal...Julgo o caminho que ANC usou o melhor p'ra a Frelimo.
    • Armando Arao Muchanga Essa comissão de verdade e reconciliação na FRELIMO, irá pagar o calote cometido pela gang??? Ou é para dar um pequeno intervalo aos roubos, e divertir-se com a bondade do povo Moçambicano??? Prof. Nós os camaradas queremos a responsabilização de todos os envolvidos neste calote e que sejam expulsos da FRELIMO, e mais, que devolvam todo o dinheiro que pediram para o benefício próprio em nome do povo.
      1
    • Yaqub Sibindy Eu Subscrevo

Sem comentários:

Enviar um comentário