"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

*A Doença Dos Cabritos Loucos*


Mia Couto


Veterinários de todo o mundo estão reunidos em Maputo para estudar o primeiro surto daquilo que pode ser uma nova epidemia- a Doença dos Cabritos Loucos (conhecida pela DCL). Depois da chamada "doença das vacas loucas", surgida na Inglaterra, agora é a vez de Moçambique ser palco para a eclosão de uma grave enfermidade. A nossa rubrica entrevistou o Dr. Onésimo dos Pastos para conhecer pormenores sobre este assunto:

*Imaginadâncias*- Como se caracteriza esta nova doença?
*Dr.Onésimo dos Pastos*- O cabrito começa a ver tudo sob a forma de "capim". O cabrito olha para terra e vê capim. Olha para a família e vê pastagens. Olha para o espelho de Estado e vê um imenso capinzal. A sociedade inteira é vista como algo que se pode ruminar para encher a conta... isto é a pança.

*Imaginadâncias*- A doença é contagiosa?
*Dr.Onésimo dos Pastos*- A DCL é altamente contagiosa. E mortal para as pessoas e sobretudo para os países. Nenhum país- nem mesmo os mais ricos- é capaz de suportar tanto parasitismo. Em vez de se ocuparem em produzir, os cabritos apenas ruminam a riqueza que os outros construíram. Um cabrito que é nomeado, por exemplo, para chefe de um distrito a primeira coisa que ele vai fazer é vender o distrito aos retalhos, como se o território lhe pertencesse.

*Imaginadâncias*- Mas isso é uma loucura...
*Dr.Onésimo dos Pastos*- É, sim. Além disso, os cabritos loucos instalam um clima de divisão reclamando que cada um tem direito aos maiores pastos. Usam para isso qualquer argumento: a cor do pêlo, o feitio dos cornos, ou que os da sua manada é que chegaram primeiro ao pasto.

*Imaginadâncias*- E como pode o cidadão comum saber que foi atingido?
*Dr.Onésimo dos Pastos*- Começa-se por sentir uma certa aversão por princípios morais. De repente, tudo se justifica, com a máxima de "cabrito come onde está amarrado". O indivíduo nesta fase, é ainda um portador assintomático. Depois, o infectado é atacado por sonhos em que se vê a vender a tia e a alugar a prima, a comer o dinheiro do Estado, a mamar a custa de qualquer fonte de rendimento alheia. Finalmente, o doente sofre de uma enorme vontade de ser corrompido e trocar uma simples assinatura ou um despacho por uns dinheiros chorudos.

*Imaginadâncias*- Mas ninguém descobriu a cura ou a vacina pra essa doença?
*Dr.Onésimo dos Pastos*- Vou-lhe confessar uma coisa: a cura já foi descoberta há muito tempo. Mas o problema é que aqueles que deviam administrar o tratamento também já foram atingidos pela doença. E do orçamento que foi dado para a campanha não sobrou nada. Mesmo eu só tive tempo de comprar aquele pobre carrito que o senhor viu lá fora. O senhor sabe como é: cabrito come onde...(tosse a emendar o dito, aliás, o válido pelo combalido)

*Mia Couto*

Sem comentários:

Enviar um comentário