02/11/2020
Reacção tanzaniana ao ataque de Kitaya
Militares tanzanianos, ao que parece actuando na lógica da reacção ao ataque protagonizado por grupos insurgentes na aldeia Kitaya, em Mtwara, lançaram ao longo da semana passada diversos roquetes para o lado moçambicano, tendo causado vários feridos entre a população civil.
Oficialmente ainda não existe qualquer reacção a este assunto. Nem do lado moçambicano, nem tanzaniano.
Entretanto, o mediaFAX conseguiu apurar que os roquetes lançados na quinta e sexta-feira caíram na aldeia Mandimba, distrito de Nangade. Na quinta-feira cinco pessoas foram feridas. “Eu não tirei foto porque não tenho telefone digital. Na verdade, vi pessoalmente os feridos a entrarem no centro de saúde de Nangade” - disse um residente da vila sede de Nangade.
Já na sexta-feira, de acordo com a mesma fonte, os militares daquele país vizinho lançaram, outra vez, roquetes que voltaram a cair na mesma aldeia.
Desta vez, soubemos, quatro pessoas foram feridas. “Segundo informações que temos, por volta das 11 horas desta sexta-feira [sexta-feira passada], lançaram mais roquetes e feriram nossos cidadãos na mesma aldeia. Isso até parece que os militares da Tanzânia estão perto” - acrescentou a fonte, desconfiando da situação e cogitando possível deterioração das relações Moçambique – Tanzânia.
Diante daquela realidade, parte da população foi obrigada a deslocar -se para a vila de Nangade. Mandimba está localizada nas baixas do rio Messalo, a cerca de oito quilómetros da vila de Nangade.
MEDIA FAX – 02.11.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário