O grande Irmão da Frelimo silenciou o Pinnacle News(2)
Por Francisco Nota Moisés
DE FACTAMENTE A DITADURA MAPUTENSE SILENCIOU O PINNACLE NEWS (2)
ACABO DE VERIFICAR SE HÁ SINAL DE VIDA DO PINNACLE NEWS.
INFELIZMENTE, NÃO HÁ SINAL DE VIDA. O PULSO JÁ NÃO DÁ SINAIS DE VIDA. PINNACLE NEWS FOI CHAMBOQUEADO À MORTE COMO ACONTECEU AQUELE VELHO DA ILHA DE IBO QUE TENTOU DESAFIAR FELIPE NYUSI, UM HOMEM ACOSTUMADO À ADULAÇÃO DE FRELIMISTAS E TAMBEM DE RENAMISTAS COMO OSSUFO MOMADE, ANDRÉ MAGIBIRE, JOSÉ MANTEIGAS E DOUTROS DA FANTOCHADA RENAMISTA, EXCEPTO, CLARO, DO MARIANO NHONGO E DA JUNTA MILITAR, COM ACLAMACÕES E EXCLAMAÇÕES DE "SIM SENHOR, VOSSA EXCELÊNCIA, VIVA A VOSSA EXCELÊNCIA" COM ESPUMAS NOS LABIOS COMO FAZEM OS NORTE-COREANOS PERANTE O SEU LIDER ROTUNDO, GORDUCHO E BAIXITO CHAMADO KIM JONG-UN.
FELIPE NYUSI MANDOU ASSASSINAR AQUELE VELHOTE DA ILHA DE IBO DUMA MANEIRA MUITO ATROZ. CORTARAM-LHE O PESCOCO E A LÍNGUA.
ANTES DE SER ESMAGADO, O PINNACLE NEWS TINHA ANUNCIADO QUE OS REBELDES CONTROLAVAM TODO O DISTRIO DE MUIDUMBE. TAL ANUNCIO TERIA TAMBEM ENFURECIDO O GRANDE IRMÃO STALINISTA DA FRELIMO.
COMPAREMOS ESSA CRUELDADE COM O INCIDENTE QUE ENVOLVEU WINSTON CHURCHILL, PRIMEIRO MINISTRO BRITÂNICO, DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, RECONTADO NUM DOS LIVROS DE GILBERT MARTIN, HISTORIADOR ESCOSSÊS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E DE WINSTON CHURCHILL.
Está-se em plena Segunda Guerra Mundial e a Alemanha nazi esta aterrorizar as cidades e as zonas rurais da Grã-Bretanha com os seus misseis Vs que não tinham muita precisão, mas eram um verdadeiro terror e pesadelo para os Britânicos. Churchill está na residência primeiro-ministerial em Chequers, fora de Londres. Está a trabalhar com os seus homens quando repentinamente ouvem um estrondo ensurdecedor muito perto deles. Eles sabem o que era.
Ele diz aos outros, "vamos ver." Saem e entram no campo com uma residência e vem os destroços do míssil que tinha explodido sem causar danos. Enquanto se riem e conversam sobre o míssil, vem uma dama de vassoura na mão com um ar determinado e cara de poucos amigos a lhes gritar insultos e dizer que devem se safar da sua propriedade.
Um dos súbditos do Churchill tentam dizer a mulher que estão lá com Churchill, o primeiro ministro do Reino Unido.
"Primeiro ministro do Reino Unido na minha propriedade? Quem vos disse que ele e todos vocês tem o direto de entrar no meu campo?"
Não duvidando que aquela dama havia de lhes dar vassouradas, principalmente ao primeiro ministro, o tal buldogue campeiro como assim lhe cognominavam por ser curto, massivo e com uma cara assemelhando-se a dum buldogue camoeiro, o grupo recua apressadamente com uns em redor do primeiro ministro para ele não ser vassourado visto que era lento e não podia correr apressadamente.
Quando estiveram fora da propriedade, virou-se para entrar na sua casa e o grupo dos ultrapassadores, vendo que a senhora já não estava atras deles, começou andar, mas aterrorizado.
Mas depois passaram toda a tarde a se rirem do incidente e a se felicitaram que não tinham sido vassourados. E Churchill disse: "Respeito aquela dama. Ela tem toda a razão. Nós nos introduzimos na sua propriedade e merecemos o que obtivemos."
E na verdade, no Direito Comum inglês, que estudei, entrar na residência ou na propriedade do outro sem permissão é uma ofensa civil que pode levar a um caso no tribunal e pode ser castigado com multa e mesmo com uma pena de prisão.
E nenhum policia foi incomodar aquela dama por causa do seu comportamento ao primeiro-ministro.
Sem comentários:
Enviar um comentário