01/11/2020
Ao longo dos três anos de combates pela província de Cabo Delgado, insurgentes ensaiaram entrar em Muidumbe e por sinal, bastião do reino makonde, por duas vezes tendo encontrado umas fortes respostas de antigos combatentes. A última foi do massacre de 270 insurgentes nas matas entre os distritos de Muidumbe, Mueda e Mocímboa. Contudo, vários recados vinham chegando dos bastidores de Muidumbe com fortes promessas de que os dominados viriam a invadir Muidumbe e pelas 04h00 de 31 de Outubro de 2020, ouviam-se tiros em várias aldeias deste Distrito nomeadamente em aldeias Nchinga, Namacande, Nchongue, Muatide, Nan’gunde e Muambula.
Nestas aldeias, os combates prevaleceram por 24h00 e o Pinnacle News ainda não tem informações fidedignas sobre as reais perdas e ganhos no terreno. Apesar deste facto, temos informações de que muitos militares das Forças Armadas de Moçambique, renderam-se e recuaram, tendo deixado a tarefa para os antigos Combatentes. Há relatos de que inúmeros helicópteros e aviões encontram-se a lançar fumaça e engenhos em todas estas aldeias, facto que quer insurgentes, quer antigos combatentes, estão a consumir produtos químicos.
Neste segundo dia de combates, aviões ao serviço das Forças Armadas de Defesa de Moçambique estão ainda operacionais e já deram vários giros e exercícios. Mesmo com estas presenças aéreas, o número de aldeias atacadas se aumenta e já se ouvem tiros também nas aldeias Namacule, Namande e Nampanha, perfazendo assim praticamente todo o Distrito de Muidumbe. Ora, as aldeias de Matambalale, Miteda, Lutete, Mandava, Mandela e Namatata, aparentam estar em prontidão combativa do nível 5.
Enquanto isso acontece, toda a população encontra-se nas matas densas.
Temos também informações fidedignas de que vários militares se ausentaram da arena combativa, doando seus armamentos aos antigos Combatentes e se ausentando com roupa civil. Até então, o denominador comum é de destruição de inúmeras infraestruturas públicas e privadas bem como bens e residências de nativos.
Importa realçar que o Distrito de Muidumbe faz fronteiras com os Distritos de Macomia, Mueda, Mocímboa da Praia e Meluco.
Reforço
Por questões de sigilo do Estado, evitaremos dar detalhes sobre como estão posicionados antigos Combatentes e caçadores furtivos de Distritos vizinhos mas, prometemos um texto detalhado sobre as emboscadas por eles feitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário