"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 

Cabo Delgado: Insurgentes ameaçam atacar Mueda em 7 dias

O recado para que todos os moradores de Muidumbe e Mueda se abandonem livremente até ao dia 20 de Novembro de 2020, chegou também às autoridades governamentais locais em forma de rumor. Contudo, na prática, verifica-se o abandono em massa e cada um leva consigo bagagem de mão e outros bens pessoais.

No troço entre Mueda à Montepuez (300 km de terra batida), há famílias inteiras que percorrem a pé e em terra batida, alegadamente por falta de dinheiro para pagar transporte. As suas pernoitas são feitas nas aldeias ao longo do mesmo trajecto, deitando-se ao relento e por vezes, com crianças com pernas inchadas, de tanto percorrerem. Os mantimentos, são por conta de ‘quem dará’. Teoricamente, este percurso pode ser feito em mais de uma semana de caminhada, para pessoas adultas e caso não adoeçam. Aliás, este percurso já se caminhou, no tempo Colonial em Moçambique, quando escasseavam meios de transporte e gente (livremente), pretendia viajar

Muitos dos viajantes, nunca dantes fizeram este percurso mas seguem a onda dos fugitivos, os que escolheram Montepuez ou outras Cidades, para refugiar-se.

In http://pinnaclenews.net/cabo-delgado-insurgentes-ameacam-atacar-mueda/

NOTA: Não competirá ao Estado a retirada destas populações, quando ameaçadas na sua segurança? Dos 450.000 deslocados, quantos foram ajudados pelo Estado na procura da segurança que esse mesmo Estado não lhes garantiu nas suas localidades? Dá que pensar.

Fernando Gil

MACUA DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário