REBELDES CAPTURAM RADIO COMUTÁRIA EM MUIDUMBE
Por Francisco Nota Moisés
Houve uma dura batalha entre as Forças da Defesa e Segurança e os milicianos da Frelimo na região de Matambalale onde os rebeldes estão operando no seu avanço para Mueda, segundo uma informação que aparece no Pinnacle News. Os soldados da Frelimo trajados de uniformes abriram fogo contra outros soldados (milicianos) da Frelimo que não tinham uniforme.
Não foi questão de engano ou dum lado pensar que o outro era rebeldes. Foi questão de ódio entre os homens da soldadesca da Frelimo
A impiedosa troca de tiros foi deliberada, talvez como resultado de rivalidades entre os homens armados da Frelimo, quiçá agudizadas pelo facto de que os chefes da Frelimo desvalorizam os seus militares e a polícia e louvam os seus milicianos, alegadamente constituídos por tais veteranos da chamada luta pela libertação nacional, que as tropas portuguesas apelidavam de turras e as autoridades civis chamavam terroristas.
Segundo o chefe da polícia ou da FIR, os milicianos são corajosos, combatem e infligem baixas aos rebeldes enquanto que os militares regulares só fogem durante confrontações com os rebeldes.
De acordo com a informação do Pinnacle News houve baixas como resultado do tiroteio amigável ou do "friendly fire", como se diz em inglês, entre os homens armados da Frelimo.
Uma outra informação previamente veiculada pela Pinnacle News ontem dava a conhecer que em Muidumbe, região natal de Felipe Nyusi, os rebeldes apoderaram-se duma estação de radio comunitária, sem precisar se a estação ainda funcionava ou não. Até então não há indicação de que os rebeldes estejam a utilizá-la para transmitir qualquer informação que seja.
Sem comentários:
Enviar um comentário