"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Procuradoria captura suposto mandante dos ataques armados em Cabo Delgado

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Ouvir com webReader


Procuradoria captura suposto mandante dos ataques armados em Cabo Delgado
Os ataques armados em Cabo Delgado estão a ser financiados e liderados por um empresário sul-africano, que tem estado a pagar um salário mensal de 10 mil meticais, a cada um dos membros do grupo que desde Outubro de 2017 vem protagonizando actos de terror contra a população e forças de defesa e segurança.
A informação foi confirmada pela Procuradoria Provincial de Cabo Delgado, que o acusa de sete crimes.
O empresário sul africano foi detido em Agosto último, dias depois de ter recebido alta no Hospital Provincial de Pemba, onde esteve internado vários dias, para tratar o seu braço, que foi atingido por uma bala, durante um assalto a que foi vítima na vila de Palma.
No entanto, a sua detenção só foi formalizada em Dezembro último, pela procuradoria provincial, que confirma a existência de provas suficientes do seu envolvimento.
No processo, 356/2/P/2018, autuado a 17 de Dezembro último, o Ministério público, acusa o sul-africano, e mais quatro cidadãos, dos quais dois Tanzanianos e outros moçambicanos, de terem protagonizados vários ataques ano passado.
Segundo descreve o processo crime, só em Abril de 2018, o grupo armado liderado pelo sul-africano, e vários outros que continuam escondidos num quartel instalado no distrito de Nangade, realizaram sucessivos ataques no distrito de Palma, concretamente nas aldeias de Ncumbe, Muangaza, Eduardo Mondlane e a sede do posto administrativo de Olumbe, onde decapitaram mais de 10 civis.
De acordo com acusação, durante as investigações realizadas pelos Serviços de Investigação Criminal, foram encontradas na residência do suposto líder do grupo, pólvora, catanas, arcos, flechas e foguetes, que por serem consideradas armas proibidas, foram tidas como provas suficientes do seu envolvimento como financiador, logístico e coordenador dos ataques.
Para além de provas materiais, documentais, periciais e por confissão de alguns arguidos, durante as investigações foi descoberta uma base escondida no distrito de Nangade, onde os líderes do grupo armado orientavam treinos militares, e planejavam assaltos as bases das Forças de Defesa e Segurança instaladas nos distritos de Palma e Mocimboa da Praia.
A instalação de um Estado Independente que anexe a região norte de Cabo Delgado e o sul da República de Tanzania, segundo acusação é o principal objectivo do grupo armado, que supostamente pretende criar instabilidade e impedir a exploração do gás natural de Palma.
 
  • carias Não queiram nos distrair 
    Estamos atentos e concentrados na Africa de sul a espera tal dia 8.
    Sob caso Manuel Chang
  • Alberto Gouveia Será que isso constitui verdade, ten tanta mentira que até ficamos sem saber em quem acredita
    4
  • Elias Luis Alfandega Alfandega Assim estão a revendicarem nem?agora faltam dizerem k trump ek patrocina kkkkkkk
    3
  • Sarifa Lucilía Bernardo A procuradoria ja capturou alguem??
    Quando, como e qual foi a força tatica que efectuou a captura?
    5

    Escreve uma resposta...





  • Khalib Pineapples Até Kuang Lee sabe que é fabricação. Jornal O País meus sentimentos
    3
  • Francisco De Assis Cossa Agora investiguem para saber quem é o patrão do sul africano, vão ver que o dinheiro vem dos nossos antigos governantes. Mas os Eua ja ja irão dispobilizar toda informacao que tanto precisavamos.
    1
  • Damaceno Biquel Cossa Em tempos de propaganda partídaria destas últimas eleiçoes Municipais, vinculou uma informação numa das televisões do País, que dava conta que quem matou Amurane é um suposto membro da MDM tudo para manchar o partido, depois das eleiçoes não vi mas esta informação. Que pouca vergonha do meus País.

    Agora que o individuo A foi capturado nos aparecem com estas informação, haja juizo a quem do direito. Se são pessoas que sentaram na carteira, então deiam uma informação credivel ao povo Moçambicano. Abraços
    2
  • Luís Bonitao Bembe Nabucodonosor FBI. Capturou. Um dos intervenientes no processo das dívidas ocultas. Isso e oq. Me interessa...
    1
  • Helder Freitas Deveria justamente ser sul-africano!
    1
  • Sylvia White Se isso é verdade porque os ataques ainda continuam se já prenderam o responsável
  • Madjedje Alves Eisten Daniel Neto Bomba da para er 1ue nao voves em cabo Delgado e nao estas sendo aterrorizado pelos vulgos alshabab..a gent que vive em pemba está preocupada c termino dos ataques...so depois pensaremos nas dividas, porque acho q para um grand matematico como tu n eh dúvida que sem vida n ja dinher que interesse...porem..para nós primeiro keremos saber sim dos ataques depois pensaremos nas dividas....mesmo porque antes e depois das dividas quem era falido continuou falido, quem bebia cerveja n sentiu dificuldades em o fazer....entao...revejamos as nossas prioridades
  • Mathause Sithoye Pais de SEGREDOS DE ESTADO, hoje partilha uma informação destas com o povo? Xiiiiiiii...é INÉDITO!!! Obrigado pela informação, mas não nos tragam temperos falsos para diluir o sabor da notícia do dia, que felizmente essa escapou do vosso controlo e jamais será segredo de Estado. Viva EUA! Viva FBI.
  • Jaime Quentino Não acredito...
  • Amisse Abdula Cassamo Esse titula nao tem sentido, a procuradoria nao captura a niguem, mas sim manda capturar
  • Rhainos Mahohoma O objectivo dos ataques não me convence. Impedir a exploração de gás em Palma? Para que ganho da parte dos atacantes?
    • Maldonado Pedro investigue a primavera árabe entre outras insurgências no mundo...Se não tiver tempo, posso fazer o favor de explica lo.
    • Rhainos Mahohoma Se puder, explique-me meu caro. Agradeço de antemão pela sua disposição.
      2
    • Maldonado Pedro Bom, para começar irei dar breves considerações sobre a primavera árabe. Em forma mais resumida possível, primavera arabe foram acontecimentos revolucionários que ocorreram em 2010, no medio Oriente e no Norte, segundo seus defensores(99.9% São muçulmanos) o objetivo desta revolução era estabelecer um califado ( um espécie de estado independente, liderado por um califa que é uma espécie lider espiritual muçulmano),este califado tem como constituição o alcorão, ou seja a lei sharia. Então, meu senhor, agora é que vem a parte interessante e assustadora, estas ditas revoluções só acontecem em zonas onde ha influência muçulmana , e estas zonas sempre tem que ter gás e petróleo
      1
    • Rhainos Mahohoma Muito obrigado meu caro. Acabei ganhando força para saber mais sobre Primavera Árabe e Lei Sharia. Concluí que é por isso que estes ataques foram sempre atribuídos aos muçulmanos. Se assim for o caso de Moçambique, não queria imaginar tal situação. Mais uma vez, obrigado meu caro!

    Escreve uma resposta...





  • Nilsio Neves Ernesto Langa Andre Hanakom nao vai ser facil capturar pq esse sim é o principal suspeito
  • Nando Conceição Será que não é notícia apenas para distração?
  • Edy Mate Valeu aí Kuang Lee. Agora acredito mesmo que seja fabricacao
  • Lizele Isaque Isaque A final eu nao sabia,
  • Salvador Split Man Sempre capturam o suposto.
    A certeza que é boa nunca.
  • Moises Lucas Jafu A troca de oque?

Sem comentários:

Enviar um comentário