"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 30 de julho de 2018

VAHANLE NECESSSITA MAIS DE 600 MILHÕES DE METICAI



A Assembleia Municipal da cidade de Nampula, na província do mesmo nome, aprovou há dias a 1ª proposta de revisão do plano de actividades do Conselho Municipal e respectivo orçamento, que vai possibilitar ao edil Paulo Vahanle desenvolver cabalmen
te as diversas actividades concernentes ao desenvolvimento social e económico da autarquia. Segundo vereador de financas, Samuel Siuri, a edilidade propôs que o valor do orçamento, relativo às receitas, se cifrasse em 633.365.308,74 meticais, ao invés do valor de 490.324.450,00 meticais do orçamento inicial.
Assim, as receitas próprias vão subir em 7,46%, ao  projectar-se o alcance de 266.538.680 meticais, contra 248.038.680 meticais. O Fundo de Compensação Autárquica (FCA) vai incrementar em 20,90 por cento, isto é, dos 153.709.320 meticais para 185.841.117 meticais.
Na generalidade, as descrições orçamentais sugerem uma subida, à excepção das transferências de capital do tesouro público para a implementação de iniciativas de vias de acesso na autarquia, em que haverá um decréscimo em -23 por cento.
Alberto Adriano, da bancada do partido Frelimo na Assembleia Municipal, instou ao executivo municipal,  a aplicar o plano de actividades e o respectivo orçamento na melhoria das condições de vida dos munícipes, sobretudo aos carenciados, que devem merecer especial atenção na avaliação e aprovação dos respectivos pedidos de financiamento pelo facto de não terem acesso ao crédito bancário. O membro do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Jamal José, disse que o seu partido está a favor a aprovação da revisão do plano de actividades e orçamento de 2018, porém lamenta o facto de a edilidade estar a decidir, sem assessoria jurídica, a rescisão de contractos de trabalhadores com contractos sazonais cujo número ascende a 248 funcionários. Por seu turno, Filomena Mutoropa, do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), apoiou a primeira revisão do plano de actividades e orçamento, mas não deixou de criticar a atitude, que considerou humilhante, protagonizada por responsáveis de determinados sectores da edilidade em relação a alguns trabalhadores. Com o plano de actividades e orçamento revisto, Paulo Vahanle, promete proceder à pavimentação dos acessos interiores e exteriores dos vários mercados da urbe, manutenção das vias de acesso ao nível das zonas periurbanas, construção da ponte sobre o rio Nicutha, colmatagem de buracos com asfalto. Garantiu, ainda, levar a efeito a manutenção de quase todos os edifícios da edilidade, a reabilitação do matadouro municipal, a promoção da limpeza de manilhas, pontecas, sarjetas, valas de drenagem e a recolha de entulhos nas artérias da urbe. O executivo de Paulo Vahanle assegurou, igualmente, a recuperação dos autocarros avariados da Empresa Municipalizada dos Transportes e Infra-estruturas, para além de aplicar parte do fundo de investimentos das iniciativas autárquicas para a amenizar a dívida contraída e o consequente funcionamento pleno da empresa.Wf

Sem comentários:

Enviar um comentário