"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 27 de julho de 2018

eleições de Outubro vão ser definidoras dalgum futuro da nossa democracia minimalista

quarta-feira, 25 de julho de 2018


Ouvir com webReader


Do trapézio sem rede
Parecendo que não, estas eleições de Outubro vão ser definidoras dalgum futuro da nossa democracia minimalista. E do futuro dalgumas das suas caras mais sonantes. Da situação e da oposição. Os bastidores prenunciam muita representação circense. O Venâncio vai enfrentar um dilema existencial. Ele será um equilibrista entre a política e a fé. Ao longo da semana, vai degolar com sua retórica afiada o candidato da Frelimo, mas no domingo no púlpito vai pregar o amor ao próximo, a concórdia do perdão. Ele estará em mutação constante. Na verdade tem jeito para isso. Há bem pouco tempo na bancada do MDM ele atacava o belicismo de Dhlakama. Ontem vi num vídeo dizer-se discípulo do pai da democracia. Nesse registo, o Manuel de Araújo não fica atrás. Mas este foi mais comedido. O pai da democracia era afinal seu tio, por via do casamento com a irmã da Ivone Soares.
Mas Venâncio e Araújo jogam em Outubro seu futuro na política. Imagina eles perderem? Eu gostava de ver o Venâncio e o Araújo se reduzindo a meros chefes de bancada da Renamo numa assembleia municipal. O Obama da nossa democracia na pequenez dessa função. Não! Ele quer voar alto. Mas sua pré-campanha já descamba para o absurdo. Essa de postar foto-montagem com o verdadeiro Obama é brincadeira de mau gosto. Um golpe na humildade. Não, na política não vale tudo!
E Venâncio ainda não percebeu uma coisa: ele é uma estrela numa galáxia pouco adorada em Maputo. Em Outubro não se vota numa pessoa, vota-se num partido. Com a Frelimo se destroçando em ruidosos estilhaços é provável que muitos dos seus militantes tenderão a reprovar a intrusão de Filipe Nyusi golpeando a pretensão das bases mas não é espectável que essa gente vote na Renamo. Muitos estarão bebendo uns goles nas barracas e curtindo praia no Bilene.
Ele que não pense que fará uma passeata em tapete vermelho. Por isso, há também na Renamo uma gloommy situation em potência. Se a Renamo não ganhar em Maputo, Quelimane e Tete, onde colocou como cabeça de listas os desertores do MDM, vai haver barulho. O apontar de dedos. A busca do culpado. E Venâncio será uma estrela se quedando lá longe na linha do horizonte, ele que forçou que seus lugares-tenentes estivessem em posição elegível na lista, afastando alguns renamistas de gema. Será a queda fatal de um trapezista sem rede.
PS: Conto olhar também para os dramas vigentes na Frelimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário