"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 3 de julho de 2018

Liga feminina da Renamo quer mulheres envolvidas na reintegração dos homens armados

terça-feira, 3 de julho de 2018


Ouvir com webReader


A liga feminina da Renamo exortou todas as mulheres moçambicanas a se unirem, em torno dos esforços no processo de desmilitarização e reintegração dos homens armados da Renamo, por forma a contribuírem de forma activa na construção de uma paz efectiva.
A exortação foi lançada na cidade da Beira, pela presidente provincial da Liga feminina da Renamo em Sofala, Maria Celeste Mucote, a margem de um seminário de capacitação das mulheres desta formação política, no âmbito das eleições que se avizinham.
"Todas as mulheres moçambicanas, independentemente da sua filiação política deve envolver-se de forma activa, com actos e palavras e de forma directa ou indirecta, no processo de desmilitarização e reintegração dos homens armados da Renamo, com vista a garantir que o processo decorra de forma serena e que contribua para que o país se torne robusto democraticamente. Queremos um país livre da guerras".
Celeste Mucote lembrou que o falecido presidente do seu partido, Afonso Dhlakama, sempre defendeu uma descentralização efectiva do país assim como a reintegração dos guerrilheiros da Renamo. "Ficaríamos muito felizes se nós as mulheres deste país, esquecêssemos as nossas filiações partidárias e contribuíssemos para que este desejo se torne uma realidade, em vez de recorrer a boicotes de sessões da Assembleia da República, como assistimos há pouco tempo, com objectivo de forçar a reintegração. Com imposições e uso de força não avançaremos" - indicou Celeste Mucote.   
Quanto ao encontro acima referido, que conta com representantes da liga feminina da Renamo de todos os distritos de Sofala, a respectiva presidente indicou que pretende-se com o mesmo incentivar o envolvimento directo das mulheres na política de forma activa.
 "Ficamos abalados quando morreu o nosso presidente há cerca de dois meses. Temos estado a nos recompor e estão em vista grandes desafios. Necessitamos de catalisar as nossas acções políticas a todos os níveis com vista a prosseguirmos com os trabalhos normalmente com vista a garantir a vitória do nosso partido, nas eleições autárquicas deste ano e as gerais de 2019"- terminou Celeste Mucote.

Sem comentários:

Enviar um comentário