"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 9 de julho de 2018

RECRUTAMENTO DE INSURGENTES ABRANGEU A PROVÍNCIA DE NAMPULA

segunda-feira, 9 de julho de 2018


Ouvir com webReader

RECRUTAMENTO DE INSURGENTES ABRANGEU A PROVÍNCIA DE NAMPULA
09-Julho de 2018 - Pinnacle News ft Ntatenda
Povoados de Sala e Serissa, Posto administrativo de Lúrio, no distrito costeiro de Memba - Nampula, estão em permanente vigília de possíveis insurgentes, na sequência de deserção dos seus povoados, algumas dezenas de jovens e casais que se despediram para se juntar ao grupo de insurgentes que atacam matando e queimando infra-estruturas públicas e privadas.
A semelhança dos outros distritos costeiros da Província de Cabo Delgado, Serissa e Sala possuem nula adesão ao ensino formal. Na escola primária de Serissa por exemplo, com 7 professores, em ruínas e construída em tempo colonial, acolhe perto de 500 alunos mas localmente, um outro numero de crianças, maior que este, não frequenta as escolas, sob olhar impávido do governo local e decanas praticas de pesca e agricultura familiar, em detrimento do ensino. Com mais de cinco mil residentes de Serissa, não há mercado, não há Unidade sanitária e a agua é obtida de seis dispersos poços escavados em terrenos arenosos e a mesma agua é partilhada com quadrúpedes.
As duas terras possuem mesmas características sendo matas densas que oferecem lenha, palhas para construção de cabanas e algumas insistentes culturas que suportem terreno solenizado. E do outro lado, as lindas praias que oferecem diversidade de pescado, que lhos atrai.
Quanto a protecção de aldeões de Sala e Serissa é geralmente feita por planos operativos da Província de Cabo Delgado e com razão pois, a sede de Memba fica bem distante e estes povoados, são bem próximos dos de cabo Delgado e que actualmente sofrem de pressão de insurgentes.
Em Serissa e Sala, que são povoados onde acima de 90% residem em cabanas de palha (ehampekha) qualquer boato, guia aos cinco mil residentes, as matas, como lugar de refugio e semanalmente ou duas vezes por semana, desde Outubro de 2017, tem-se fugido as matas. São famílias inteiras, incluindo crianças em idade escolar, que saem daquela povoação, isolando-se do seu habitat, para ir acender lareiras em matas, toda a noite.
A rede de telefonia da Movitel é a única que os abrange mas muitos ficam sem cargas ou andam com seus painéis solares, para recarregar pilhas, telefones celular, escutar alguma rádio e geralmente as da Cidade de Pemba.
Só para termos uma ideia, depois de povoados de Sala e Serissa, vão pela zona costeira, distritos de Mecufi, Ibo, Quissanga, Macomia e Mocimboa da Praia portanto, partilhando o mesmo cordão umbilical.
Nestes povoados que distam perto de 130 quilómetros da Cidade de Pemba, por via terrestre, fala-se exclusivamente a língua Makhua e alguns fazem grandes compras pelo Município de Pemba.
Quer em Sala quer em Serissa, há jovens que voltaram de exsurgências, jovens que escapuliram e aos seus regressos, prestaram contas ao Governo de Memba e estão em permanente vigília popular e de policiamento comunitário.
ESTES PARÁGRAFOS SERÃO DESENVOLVIDOS AO LONGO DESTA SEMANA, DE 12 EM 12 HORAS, EM EXCLUSIVO, NESTA JANELA DO PINNACLE NEWS E NO BLOG DO NTATENDA

Sem comentários:

Enviar um comentário