"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 25 de julho de 2018

Continua difícil digerir a exclusão de Samora Júnior


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Grupo de dois mil apoiantes submeteu protesto ao Comité da Cidade
A exclusão de Samora Machel Júnior da lista das candidaturas internas para a eleição do candidato à cabeça de lista, pelo partido Frelimo, às autárquicas de 10 de Outubro que vem, continua assunto de difícil digestão por parte considerável dos membros da Frelimo ao nível da cidade de Maputo.
Nisto, depois de, na sexta-feira, terem circulado informações dando conta da exclusão do filho de Samora Moisés Machel, o proclamador da Independência Nacional e primeiro presidente da República de Moçambique, um grupo de apoiantes de Samora Júnior submeteu, esta segunda-feira, junto do Comité da Cidade, uma carta denúncia sobre a falta de transparência no processo que culminou com a entrega de três pré – candidatos, na sexta-feira.
À carta denúncia, o grupo anexou uma lista com duas mil assinaturas que terão sido conseguidas na cidade de Maputo só nos últimos dois dias, em apoio à candidatura de Samora Machel Júnior.
O porta-voz dos descontentes pela falta de transparência do processo das internas da Frelimo e apoiante de Samora Júnior diz que o Comité de Verificação da Cidade deve analisar a denúncia e, numa eventual falta de resposta positiva, a reclamação do grupo deverá mesmo avançar até ao Comité Central da Frelimo.
Mais, a resposta que vier nos próximos dias deverá definir posições futuras do grupo, colocando-se mesmo a possibilidade de convencer Samora Júnior a avançar como candidato independente. Tendo terminado o período de inscrições de potenciais interessados a concorrer às autárquicas de 10 de Outubro, Samora Machel poderá concorrer por uma lista de um grupo que já manifestou interesse em concorrer.
Na cidade de Maputo, exceptuando partidos políticos, há dois grupos cívicos que manifestaram interesse. Logo depois do anúncio, sexta-feira, dos três candidatos internos, excluindo Samora Júnior, um grupo de apoiantes deste, iniciou a recolha de assinaturas para sustentar o protesto, facto que levou o Primeiro Secretário da Cidade, Francisco Mabjaia, a mandar uma mensagem sms e whatsApp aos primeiros secretários de zonas e extensiva a todos os membros ao nível da cidade para não pactuarem com a referida recolha de assinaturas, alegadamente porque representa indisciplina não tolerável ao nível da Frelimo.
Entretanto, em contacto com o mediaFAX, no logo do fim-de-semana, Mabjaia negou autoria da mensagem. A confusão em curso, pelo que se pode notar, está a ampliar o nível de fricções no seio do partido governamental, realidade que pode correr a desfavor deste partido.
Aliás, o porta-voz dos descontentes, disse, em contacto com jornalistas, logo após a entrega do protesto, que a transparência deve ser devolvida para que a “família Frelimo” não vá à votação de 10 de Outubro dividida como actualmente está.
MEDIAFAX – 24.07.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário