"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 20 de julho de 2018

RETORNO DE GUIAS DE MARCHA

sexta-feira, 20 de julho de 2018


Ouvir com webReader

CABO DELGADO - MACOMIA
POLICIA E MILITARES EXIGEM GUIAS DE MARCHA
A guia de marcha é entendida como se fosse um documento intransmissível, singular, caduco e que exibe caso qualquer Moçambicano saia do seu povoado para um outro povoado aonde gente não o reconheça. Caso se queira viajar com toda a família, cada membro da mesma família deve ter sua GUIA DE MARCHA. Geralmente, é um documento que substitua uma credencial e é elaborado manuscrito, pelas estruturas locais e são direccionados para que as outras autoridades, o recebam e considerem que é o destino do respectivo portador.
Em Moçambique, a guia de marcha funcionou e bem, no tempo Samoriano. Contudo, a estas alturas de Julho de 2018, pela província de Cabo Delgado e concretamente em todo o distrito de Macomia, o Bilhete de Identidade Nacional (B.I.), não tem peso em relação A GUIA DE MARCHA, sob risco de receber dezenas de perguntas e dependendo das respostas, vários pontapés, coronhas, xingues entre outros.
O pico de exibições deste tipo de documento, tem sido nos vários postos de constróis, expostos pelas picadas de Macomia - sede e que interliguem a vários povoados, via transportes terrestre. Numa primeira fase, quem não o exibir, por exemplo, no interior de uma viatura, deve ser testemunhado por um dos passageiros que o tenha, sobre a sua idoneidade.
O Pinnacle News constatou que os que possuem GUIAS DE MARCHA lavrados pelas suas autoridades locais, nas suas aldeias, não possuem autenticação e nem carimbo e é isso que a Polícia / militares recebem e consideram, com exemplar estima e agrado.
A Redacção do Pinnacle News! - Leia, partilhe e divulgue citando livremente, nossas obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário