"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 23 de julho de 2018

Moçambique cauteloso sobre pedido de extradição de ruandeses procurados por Kigali

domingo, 22 de julho de 2018


Ouvir com webReader


Moçambique cauteloso sobre pedido de extradição de ruandeses procurados por Kigali
Os governos de Moçambique e do Ruanda continuam sem acordo para a extradição de cidadãos ruandeses procurados por alegado envolvimento no genocídio de 1994, que causou a morte de perto de um milhão de cidadãos da etnia Tutsi.
O governo de Kigali entregou, no ano passado, ao executivo moçambicano, a lista de pelo menos 10 cidadãos que, acredita, estejam a viver em Moçambique, onde terão entrado como refugiados.
A intenção ruandesa voltou a ser abordada na sexta-feira em Kigali, durante as conversações oficiais entre o Presidente Filipe Nyusi e o homólogo ruandês. Filipe Nyusi disse, em conferência de imprensa que marcou o final da sua visita ao Ruanda, que ainda não há qualquer acordo, contudo, há avanços.
“As conversações sobre o processo, os critérios e o momento da extradição evoluíram”, disse o Presidente da República, na conferência de imprensa que marcou o fim da sua visita de Estado ao Ruanda.
Segundo o Chefe de Estado, o governo de Paul Kagame voltou a manifestar interesse de ver os foragidos da justiça a serem extraditados.
De acordo com o Chefe de Estado, o processo está dependente do acerto nos dispositivos jurídicos para o efeito, mas garantiu que há compreensão por parte das autoridades de Kigali.
“Estamos a desenvolver e eles estão a compreender, porque há muita coisa envolvida” explicou.
Apesar do processo de reconciliação ter iniciado há cerca de duas décadas, o governo de Kagame, não prescinde da extradição dos cidadãos envolvidos na trágica situação de 1994, para que respondam perante a justiça e se reconciliem com a história.
Questionado na quinta-feira sobre o estágio da reconciliação, Paul Kagame disse que ainda está em curso.
“A reconciliação não é um processo acabado. Não se podem definir datas para que esteja concluído. Houve muita coisa feita mas, o que há ainda algo por fazer e o que está por fazer, ainda está lá e o fim e estamos a trabalhar” disse o estadista ruandês.
Apesar deste caso, Filipe Nyusi considera que as relações bilaterais estão boas e saíram reforçadas durante a visita de Estado que realizou.
“Foram reforçadas as nossas relações de amizade e cooperação que era o objectivo central da visita, mas também, durante a visita, de forma contundente, trabalhamos na diplomacia económica”, disse Filipe Nyusi.

Sem comentários:

Enviar um comentário