Por Fátima Mimbire
Não vou fingir que sinto muito, até porque não sinto nada. E não sinto nada porque ele é parte daquele grupo de pessoas que ao longo de anos recusou o nosso progresso como colectividade para encher os seus bolsos. Nunca nos livramos da malária, porque ao invés de buscaren soluções eficazes e de longo prazo, vão buscar o barato que minimiza o problema e todos os anos temos números assustadores de morte causadas pela malária, números vergonhosos de internamentos por essa doença. Agora a cada minuto 13 mulheres morre durante o parto, uma por complicações e acompanhamento inadequado por causa da nossa frágil cobertura da rede sanitária. Não temos serviços de saúde perto dos cidadãos e com qualidade por culpa deles: dão uma unidade sanitária e retiram-nos 10. Como país nunca conseguimos pôr a EN1 como deve ser. Mas todos os anos, até os doadores dizerem BASTA, previa-se orçamento para intervencionar esta via. O troço Marracuene-Xinavane, com excepção de algumas partes, é uma porcaria, mas durante anos havia obras ali.
Investimentos estruturantes que apresentaram à sociedade e aos financiadores, muitas vezes não passaram de estratégia de rent-seeking, no final entregavam-nos coisas mal feitas, quando entregavam, e ficavam com o lucro.
Não posso sentir pena de um indivíduo que fez toda a sua carreira no sector público-como dirigente até, mas se diz que se paga mal aos dirigentes, e é um dos mais ricos deste país.
Como ele são muitos. Tenho observado que aqui neste país há muito lesa-pátria dentro do sistema. Não é possivem um ministro num ano pagar mais de 600 mil dólares cash na compra de dois apartamentos num desses edifícios novos que abundam à partir da zona da Polana. Quem investiga?
Estes podem ser bem apanhados e enquadrados se as nossas instituições funcionassem, a começar pela PGR, que fica só a lamentar por os detentores de cargos públicos não fazerem declaração de bens- vou viver para ver esta procuradoria ser julgada por omissão, alma d'avó.
E, muito bem que, uma vez que a nossa justiça aqui protege bandidos ao invés do Estado, que outros venham a fazer essa justiça que tanto almejamos.
Podem esgrimir todos os argumentos para convencer-nos de que é ilegal essa detenção de Chang no estrangeiro. Esse ilegalidade é justa e eu apoio, já que o justo aqui é: ou fingir que não há elementos para haver um processo, havendo processo finge-se julgamento e depois os criminosos ficam na boa a gastar o dinheiro que nos roubaram em nome de recursos que ficam enterrados creio que propositadamente no Supremo. Vejam a Cetina! podia citar mais nomes.
Podem esforçar-se para convencer-nos de que os americanos estão a agir mal, não informaram a contraparte moçambicana. Bulshit! Eles Fizeram bem. O que a PGR fez quando o Bachir foi considerado barão das drogas? Protegeram-no. Tentaram lavar a imagem dele, muitos até pagos para fazer essa campanha. Mas a pergunta é: porque ele já não vai a Dubai, Nova Iorque? Porque não quer ser "CHANGUISADO em Joannesburgo ou em Doha.
Então que os forasteiros cometam mais injustiças destas, podem vir para aqui que lhes damos os endereços de todos os nossos bandidos.
Feliz ano!