"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 5 de janeiro de 2019

O ENREDO ESTÁ A FICAR CLARO JÁ

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Ouvir com webReader


A imagem pode conter: 1 pessoaEgidio Vaz
1 h · 
O ENREDO ESTÁ A FICAR CLARO JÁ

Fomos roubados. Fomos mentidos. Fomos, como povo, julgados, condenados e estamos neste momento a cumprir a pena: estamos há 4 anos sem o programa do FMI, sem as “cartas de conforto” e o nosso nome como país lá fora está na lama.

PORQUÊ?

Era uma vez um grupo de dirigentes gulosos, certos de que até 2015 “Palma” iria jorrar gás, decidiram contratar uma enorme dívida, à margem das regras de jogo e do mercado internacional. Fizeram-no movidos pela inveja que nutriam dos moçambicanos, mesmo sendo eles também moçambicanos e gula excessiva. Nos seus cálculos, contratavam a dívida e depois seriam os donos das empresas a serem criadas e viveriam para sempre faustosamente enquanto os proventos do gás pagariam o resto do serviço da dívida.

Para tal, criaram uma história. A narrativa da segurança nacional. “O pais deve se preparar para os desafios da segurança nacional”. 
Fruto de alguma intransigência e exclusão, criaram a segunda narrativa. A segunda guerra civil. E também identificaram um “peixe” chamado Atum. Disseram que era para comê-lo e vender.

O QUE É VERDADE e onde reside a mentira? Tudo isso é verdade: na altura, o país enfrentava ameaças de segurança sim. No nosso mar, há sim atum para pescar. Existe sim necessidade de nos preparar para os grandes projectos de hidrocarbonetos e deles tirar proveito. 
Todavia, não foi necessariamente isso que os moveu a irem emprestar dinheiro. ELES ESTAVAM ANSIOSOS EM ROUBAR e essas condições conjunturais todas apresentavam-se ótimas oportunidades a não perder. Queriam sair da governação ricos e provavelmente mais ricos que qualquer outro cidadão moçambicano vivo e por nascer.

O que fizeram?
Foram ter com suíços e russos, contraíram a divida à margem das regras de jogo e internamente, à margem da autorização pelo parlamento. Os suíços que aceitaram tal negócio estavam conscientes de que iriam lucrar com o negócio. E os moçambicanos, também sabiam que iriam lucrar de qualquer jeito. O dinheiro chegou, compraram bugigangas a preços de ouro, inflacionaram preços, ganharam comissões, prenderam pessoas, insultaram outras, defenderam-se até que no dia 29 de dezembro de 2018, alguém foi detido. No dia 03 de janeiro de 2019, outros quatro, um franco-libanês, um britânico, um libanês e um suíço foram também detidos. Os suíços e britânicos disseram que irão colaborar; os defensores locais, da cúria dos lesa-pátria falaram de autoestima e da falta de proteção do estado.

A acusação que pesa sobre Andrew Pearse, Surjan Singh e Detelina Subeva Safa é de que eles conspiraram para contornar os mecanismos e procedimentos internos da Credit Suisse com objectivo de se beneficiar do dinheiro emprestado. E a prova é de que depois do dinheiro sair, eles deixaram a Credit Suisse.
Os promotores americanos disseram que pelo menos US $ 200 milhões foram desviados a favor dos acusados e outros funcionários do governo moçambicano. Eles afirmam que os acusados fizeram uso indevido dos fundos e enganaram os investidores no exterior, incluindo nos Estados Unidos sobre a credibilidade creditícia de Moçambique. As empresas perderam mais de US $ 700 milhões em pagamentos de empréstimos depois da inadimplência em 2016 e 2017. E ISSO É VERDADE.

E porque a acusação é verdadeira? 
1. Primeiro, porque internamente o parlamento confirmou que a dívida foi ilegal; se depois votaram para a sua inscrição no OE ou não, este é outro assunto. 
2. Segundo, porque as armas que disseram terem comprado, não existem; ninguém as viu. Pelo menos não estão nas mãos das FADM. O relatório da Kroll não conseguiu apurar tais armas. E tinha que ser tão estranho que, armas compradas para as FADM não tivessem sido compradas pelas autoridades do Ministério da Defesa e do Estado-maior das FADM.
3. Terceiro, porque as compras de barcos de pesca e outro equipamento, para além de caras, estão até hoje inoperacionais;
4. Quarto, porque outros aparelhos de patrulha só servem para patrulhar o fecalismo a céu aberto ao longo da orla marítima pois não são capazes se quer de perseguir malfeitores e piratas até o alto-mar.

Não estou a dizer nada de novo aqui. Tudo vem no relatório da Kroll, a que todos tivemos acesso. Agora, outros dados clarificam e confirmam as suspeitas.

Com o dinheiro desse roubo, muitas famílias aqui em Maputo mudaram de vida. Adquiram viaturas que normalmente não seriam capazes de adquirir; construíram casas que normalmente não seriam capazes de construir; iniciaram negócios que em condições normais não seriam capazes; casaram muitas mulheres que nós as conhecemos; viajaram para o exterior mais que um americano. Nós os conhecemos. Nós sabemos quanto ganham. E conhecemos os preços mínimos dos produtos e serviços que adquiriam e da vida que levam. Apesar de a PGR ter uma lei contra o enriquecimento ilícito, nada faz.

Sinto-me enganado por quem sempre considerei fonte fidedigna; de quem conhece as entranhas dos casos; de quem sempre achei patriota. Esse, ajudou-me a fazer abordagens totalmente à margem da verdade.

Existe uma verdade em todo esse enredo. Mas também existem bandidos e canalhas que, tirando partido da conjuntura, simplesmente roubaram, em vez de resolver o problema.
• Com o dinheiro emprestado em nome do povo, a nossa situação de segurança não melhorou;
• Com o dinheiro emprestado em nome do povo, nenhum barco de pesca da EMATUM voltou ao mar;
• Com o dinheiro emprestado em nome do povo, não se comprou o material de guerra que se afirmou ter-se comprado;
• Com o dinheiro emprestado em nome do povo, o material de “segurança marítima” não funciona.

ISTO SIGNIFICA QUE NÃO SE COMPROU O QUE DEVIA SER COMPRADO. Seja por incompetência, seja por malandrice. 
Mas o que de “bom” aconteceu com o dinheiro emprestado em nome do povo?
Poucas famílias moçambicanas, ligadas ao governo anterior enriqueceram...muito.

Esta é a verdade. Este é o enredo.

Comentários
Aleixo Mandava
Aleixo Mandava Mano Egidio Vaz a falar a língua dos mocambicanos oprimidos.
6


 · 1 h
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira Alguem carrega o pote com agua protege de todas formas ataca sempre q necessario depois o pote cai a agua espalha se e corre a apanhar a agua? (nao sei como porq a terra estava seca e sedenta) Da Cruz kkkkkkkk
6


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ha quem é pago para defender corruptos e ladrões. eu, jamais fui destes. defendo sim a Frelimo, o Presidente Filipe Nyusi, o governo nas suas boas acções e contribuo positivamente para cumpri-las. Se entre os colaboradores destes claudicar, eu distancio-me. Esta é a minha ética de estar. Não quero associar-me a malfeitores porque não sou nem sobrevivo de seus produtos e ou proventos. Tudo o resto que vieres a dizer, é politica, por invejar o partido de que faço parte e também por apoiares o teu.
11


 · 1 h
Da Cruz
Da Cruz Só fico triste que meu brada de longa data e cavaqueiras esteja calado. Lenon Arnaldo já leu este texto!? Aprenda assim. Hehehe
5


 · 1 h
Horacio Alexandre Mesut
Horacio Alexandre Mesut Alguém deve vir se pronunciar sobre esse assunto às eleições estão a se aproximar, presumo que seja estratégia dos EUA, pára dar vantagem à oposição futuramente terá benefícios.
3


 · 1 h
Sura Rebelo de Oliveira
Sura Rebelo de Oliveira Egidio Vaz invejar eu? Kakakakakaka pra tua informacao nao tenho partido atualmente
1


 · 59 min · Editado(s)
Carlos Wilson
Carlos Wilson Excelente texto. Deus existe, a justiça será feita.
3


 · 1 h
Zito Tomas
Zito Tomas São as famosas "complicadas engenharias financeiras" que finalmente alguém descomplicou. Bando de abutres.
3


 · 1 h
Armando Matsimbe
Armando Matsimbe O gato saiu do do saco
2


 · 1 h
Xico Baptista
Xico Baptista Ilustre Egidio Vaz, ate que em fim
3


 · 1 h
Lytos John
Lytos John Fomos mbavados!
3


 · 1 h
Salimo Abdula
Salimo Abdula Esta de parabéns pelo texto respeitado Dr.Vaz e parabéns por ter recuperado a lucidez, ja sentia sua falta, lembra que num dos seus post macabros eu te critiquei, hoje venho publicamente dizer que tenho orgulho de te ter de volta. 

O País esta bom
5


 · 1 h · Editado(s)
Elvino Dias
Elvino Dias Cota Egidio Vaz obrigado meu Cota pelo Excelente texto. Espero que esse texto chegue a quem de direito e que leiam. Muita verdade. Você é o Egidio que conheço, que sempre defendeu a verdade..Essa é a verdade. Muito obrigado por tudo. Grande verdade.
12


 · 1 h
Shany Cagendra
Shany Cagendra Eisy
1


 · 1 h
Maria João Marques
Maria João Marques Eu pasmo com os montantes !!! arre !!!!!

TENOR
3

 · 1 h
Nguila Nyangulane
Nguila Nyangulane Como é bom estar/ser lúcido!
5


 · 1 h
Manuel Julai
Manuel Julai Emocionou-me Egidio Vaz.
1


 · 1 h
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
3


 · 1 h
Lucio Changa
Lucio Changa Kkkkk, nós nada mas INTERPOL sim, é só ires a Nelsprit kkkkkl


 · 55 min
Princezina Dolores
Princezina Dolores


 · 29 min
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Queremos dinheiro de volta
1


 · 1 h
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga Egídio Vaz no seu melhor. Gosto.
3


 · 1 h
Fausto Fausto
Fausto Fausto Tipo o próprio Paladino da Paz!
1


 · 1 h
Luciano Mapanga
Luciano Mapanga Fausto Fausto nem mais. kkk


 · 1 h
Arsembass Di Arsen
Arsembass Di Arsen Disso tudo já sabíamos a minha questão é a seguinte : se o changuito tem na sua conta na Suíça numerário que é equivalente a nossa "dívida soberana" quer dizer que estamos salvos da dita "inflação"? Porque se o dinheiro que ele tem na sua conta na Suiça advém do roubo bilionário que nos fizeram esse dinheiro tem que retornar estado! 
Nao estou muito interessado no que acontece(prendem, matam... )com esses larápios, para mim basta que devolvam o dinheiro e nós sairmos do problema em que nos meteu essa corja.
3


 · 1 h
Elcidio Muchave
Elcidio Muchave Parece que as coisas não funcionam assim, quem nos dera que esse fio fosse exequível.


 · 1 h
Saide Jacinto Ali
Saide Jacinto Ali Grande Egidio;perdeste muito tempo com essa cúpula
8


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz eu nao sou "dessa cupula" de ladroes. eu pertenço aos filhos dignos deste país, comprometidos com o bem-estar do semelhante.
8


 · 1 h
Constantino Carlos Novela
Constantino Carlos Novela Egidio Vaz acordando do sono dogmático profundo...
3


 · 1 h
Manish Cantilal
Manish Cantilal Ponto 2. Quem era o ministro na altura ?
2


 · 1 h
Ocultar 14 respostas
Egidio Vaz
Egidio Vaz Manish Cantilal, sim queres me desviar do assunto para começar a falar de pessoas. EU vou te dizer.
O Presidente Filipe Nyusi era na altura o Ministro. Ele não comprou, nem mandou comprar, nem viu o tal dinheiro, nem o cheiro ou cópia. Alguns palhaços estão tentando vender a história de que, pelo facto de ele ter sido ministro, logo, sabe; ou deve ter assinado algo. O que ele assinou ou mandou assinar não é nem dinheiro, nem compra de algum material muito menos prova de recebimento de algum valor ou equipamento. Continue tu acreditando nisso, provavelmente por teres um interesse a preservar. Nem o Relatório da Kroll, original e abreviado faz menção do seu envolvimento, muito menos da existência de algum material.
2


 · 1 h · Editado(s)
Manish Cantilal
Manish Cantilal Nao ilustre nao quero desviar nem um pouco.
1


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz E eu escrevo isso 100000% certo, seguro e confortável.
1


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz E mais, Manish Cantilal, em nenhuma altura o Presidente Filipe Nyusi comentou sobre as dívidas; sobre o programa integrado de monitoria e proteção ou sobre a segurança maritma. Os que se pronunciaram, voce os conhece.
Portanto, ajuize as coisas com factos que conhece ou leu. E, mesmo no extremo da corda, o jornal a verdade e todas outras publicações fazem associações epúrias apenas pelo facto de ele ter sido ministro da Defesa. QUEM FOI COMPRAR AS ARMAS PARA O FADM, você conhece? E que armas comprou? Como tu podes provar o envolvimento do Presidente Filipe Nyusi nessa bandalheira?Através de suposições? Aguardemos para ver quem de facto comeu o dinheiro, quem mandou e quem assinou as dividas.


 · 1 h
Manish Cantilal
Manish Cantilal Egidio Vaz concordo tudo que disseste, mas e preciso alguem aparecer e dizer isso oficialmente. Estamos num ano eleitoral se optarmos por silencio vamos levar muita porrada e se falarmos vamx ser aplaudidos.


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Manish Cantilal pois é. Eu não sou porta-voz de nenhum orgao oficial. Mas estou 100% confortável pois conheço o pormenor do dossier e das malandrices. Eu espero que a acusação do Chang seja pública logo que chegar a Nova Iorque e que todos possamos ver e ler e descobrir quem foi o mandante, quem comeu o quê etc. Por enquanto o relatório da kroll e outras investigações não associam nada. Nem a ele, nem a ao seu Ministério. O resto sao suposições.


 · 1 h
Manish Cantilal
Manish Cantilal Egidio Vaz sim


 · 57 min
Arnaldo Paulo Duvas
Arnaldo Paulo Duvas Egidio Vaz o Presidente Nhusy está involvido nisso desde a epoca que era ministro, eu me lembro que em uma entrevista quando lhe foi perguntado sobre as armas ele respondeu o seguinte:
-eu nao posso dizer nada sobre as armas nem sobre nada desse assunto porque isso é assunto da segurança do Estado, e como todos voces sabem que estamos em conflito militar com a Renamo precisamos manter esse assunto em segurança Nacional.
Nenhum país do mundo diz quantas armas tem ou quantas armas comprou ...

Esse Cda está tao sujo como Chang e outros
1


 · 56 min · Editado(s)
Manish Cantilal
Manish Cantilal Arnaldo Paulo Duvas não disseste nada de novo


 · 55 min
Egidio Vaz
Egidio Vaz Arnaldo Paulo Duvas mas isto não é prova de que ele esteja envolvido. O que podes concluir nas palavras do presidente é de que ele como ministro de um sector de segurança não vai revelar a nossa fortaleza. Se comprou ou não ou quantas armas tem. Só isso. Mas se quiser saber quantas armas existem em Moçambique vai a Wikipedia. Lá verás e terás mais detalhes. O que se faz quando se pergunta a um estadista é mesmo isso. Mas o mundo é capaz de estimar.
1


 · 51 min
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ora, Armando, se quer que ele esteja envolvido, este é outro assunto teu e ou dos demais
1


 · 50 min
Arnaldo Paulo Duvas
Arnaldo Paulo Duvas Irmao Manish Cantilal eu estou a discordar com o irmao Egidio Vaz quando faz o Presidente Nhusy de inocente, se de facto fosse inocente naquela epoca ele teria muito bem ficado em silencio sem responder nada sobre o assunto das armas...se ele disse que era segredo do Estado o assunto armas entao ele sabia de alguma coisa. Apenas isso


 · 47 min
Cornelio Raul
Cornelio Raul Os nomes das pessoas implicadas nisto virão dos EUA. O actual governo mostrou-se incapaz de resolver este assunto.


 · 36 min
Nati Cruz
Nati Cruz
A imagem pode conter: 1 pessoa
1


 · 30 min
Augusto Gildo Buanaissa
Augusto Gildo Buanaissa Amigo Egidio, por onde andavas?
Pergunta na boa mesmo: Andavas a fumar as escondidas e foste reabilitado ou andas a fumar agora, já que legalizaram a erva aqui nos vizinhos (facilita gwevar)?
1


 · 1 h
Sergio Buque
Sergio Buque Hehehehehehe bem vindo de volta ao mundo real meu compatriota Egidio Vaz .
Bem vindo mesmo , de verdade , bem vindo .
4


 · 1 h
Nelson Jose Guambe
Nelson Jose Guambe Pois é. Está de parabens pelo post. É disto que os moçanbicanos precisam. Não de pessoas que só aplaudem mas tambem de pessoas que sabem reconhecer quando as coisas não vão bem
1


 · 1 h
Nelson Muhoho
Nelson Muhoho Well Come Back Mr Vaz
1


 · Ver Tradução · 1 h
Stayleir Marroquim
Stayleir Marroquim Excelente abordagem.
5


 · 1 h
Laos Saraiva
Laos Saraiva Gostaria imensamente de poder dizer que o Egidio Vaz está errado, equivocado...mas não posso, FELIZMENTE...
2


 · 1 h
Nelson Jose Guambe
Nelson Jose Guambe Agora honestamente espero que o sr Egídio Vaz faça um comentario em torno da figura do actual chefe de estado porque ele era parte integrante deste desfalque. Uma vez que era ministro da defesa
1


 · 1 h
Brigido Mahoche
Brigido Mahoche E ainda faz sentido a nossa PGR continuar a ocultar os nomes no relatório da Kroll? Já que estamos a ter conhecimento 1 a 1 através destas detenções... parece-me inútil
1


 · 1 h
João Massango João
João Massango João Obrigado Vaz por este texto.


 · 1 h
Nelson Jose Guambe
Nelson Jose Guambe Esperamos por um post em que teces um comentario exaustivo em torno da figura do actual chefe de estado.


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Veja nos comentários que fiz em resposta ao Manish Cantilal. havendo necessidade, voltarei a fazer. O nosso Presidente Filipe Nyusi está limpo nisso. LIMPINHO. SEM NENHUMA MÁCULA. Não foi beneficiario, não participou na contratação nem o seu ministério recebeu algo. Quem disser o contrário é grande mentiroso e terá que provar. Não se fize em suposições. Nenhuma investigação sobre as dividas conseguiu estabelecer algum nexo de envolvimento do nosso Presidente.
2


 · 1 h
Nelson Jose Guambe
Nelson Jose Guambe Está certo.


 · 1 h
France De Assis Joseph
France De Assis Joseph Sim senhor!. Mbuia Egídio é esse aqui e não aquele do ano passado. Kkkkk.... Parabéns!. Redimiu-se.
1


 · 1 h
Tomas Mujovo Mujovo
Tomas Mujovo Mujovo Hummm, 2019 muita gente vai nascer de nouvo este ano podes crer....
1


 · 1 h
Agnaldo Oficiano
Agnaldo Oficiano Lenný Amiel Edil Duarte Brown


 · 1 h
Raposo Andrade
Raposo Andrade Parabéns


 · 1 h
Adolfo Da Rosa
Adolfo Da Rosa Agora estas de volta espero que aquele sem vergonha do gostavo mavie também retorne a casa ainda a tempo pra ele
1


 · 1 h
Laisson Bendana
Laisson Bendana Well come back Mr. EV
1


 · Ver Tradução · 1 h
Nherre Joaquim
Nherre Joaquim Este é um post que arrisca ser o melhor do ano. Claro, cristalino e esclarecedor. Esta de parabéns dr. E. Vaz.
4


 · 1 h
Osvaldo Agostinho
Osvaldo Agostinho Nherre Joaquim deste ano mesmo de 2019? Meu amigo ainda só estamos no dia 35 de Dezembro e esse filme das prisões só está começar!
1


 · 59 min
Nherre Joaquim
Nherre Joaquim É que estou rendido. 
O ano começou tão bem.


 · 53 min
Félix Esperança
Félix Esperança Grande Vaz!


 · 1 h
Da Cruz
Da Cruz Um resumo fiel e fidedigno do que vamos dizendo ao longo dos anos de forma atabalhoada, certo mas aqui vem organizado!! Parabéns
2


 · 1 h
Silvino Mucavele
Silvino Mucavele Thaks


 · Ver Tradução · 1 h
Helio Banze
Helio Banze .....Vamos aguardar com "calma e serenidade" os ventos sopram de Nova York. O que de facto aconteceu vira ao de cima. Vamos acompanhando as noticias entre as praças de Johannesburg , Nova York, Londres e Dubai.....acredito que alguma coisa vira de Miami também, parece que transformou em "Manjacaze" para alguns...o tempo é o Juiz da historia.
6


 · 1 h · Editado(s)
Egidio Vaz
Egidio Vaz Batalha de Coolela.
3


 · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior .....falando de Miami, de recordar que era o lugar preferido do Gove...e foi este cara sem vergonha que nos disse de que,nao sabia nada sobre as famosas dividas..Será?????


 · 26 min
Jacinto João Cumba
Jacinto João Cumba O game está forte...


 · 1 h
Ragi Bacaimane
Ragi Bacaimane Tive que ler ate terminar e tudo bem explícito,Serei o Primeiro a votar te Homem com H Maiúsculo da 1 Semana de 2019!


 · 1 h
Zuma Jone
Zuma Jone Mano Egídio Vaz 
Vc escreve meu irmao estás de parabens👏👏👏


 · 1 h
Goal Scorer
Goal Scorer Bravo! Parabéns Egidio.
3


 · 1 h
Celio Muchanga
Celio Muchanga 2019 não poderia estar melhor...que se faça sentir a justiça internacional ja que a nossa sò ta para ladrões de frangos e tomate.


 · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior Caro Egidio, tem toda e toda a razao...uma boa analise baseada em factos- e factos reais...veja so, os americanos nao nos dizem quem sao os outros Moçambicanos que "paparam" estes dinheiroes???........e por que nao nos dizem?...Que interesses eles( os amricanos tambem) com o Governo?...e so para acrescentar: consequencia de tudo isto, apareceu um outro mecenario-espaio que comprou os ditos barcos ( canoas) da Ematum....Sabemos de que no meio destas grandes multinacionais de exploraçao de Gas ha muitos muito e muitos espioes com um so objctivo: Divider para Reinar...malditos gas e petroleo: ja havia esta percepçao de estes recursos naturais nos criariao um grande martirio...a percepçao se transformou numa trsite verdade......


 · 1 h
José Luís
José Luís Este post inspira confiança. Não há meio termo com os lesa Pátria. 
O seu apanágio em relação ao assunto MChang & Gang é patriótico, não mude, mantenha esta linhagem.
1


 · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior correçao:leia-se: mercenario-espiao..;sorru


 · 1 h
Advaldo Banze
Advaldo Banze Não há formas maiores de enxugar as lágrimas do povo se não a verdade, uma verdade esclarecedora e comprometida com os anseios do povo moçambicano. Esta de parabéns o Dr. E.V pelo post


 · 1 h
Vasquinho King
Vasquinho King obrigado pelo texto ilucidativo até uma criança percebe lendo


 · 1 h
Miguel Paulo Munguambe
Miguel Paulo Munguambe Hufff!.....


 · 1 h
Nelsoncarlos Tamele
Nelsoncarlos Tamele Dalmiro Joel vem aqui


 · 1 h
Xavier Carlos Singarire
Xavier Carlos Singarire Enquanto isso o povo janta chá com televisor.


 · 1 h
Edson Uetimane
Edson Uetimane Ano lúcido


 · 1 h
Cremilda Luciano Tangue
Cremilda Luciano Tangue Sem comentários.


 · 1 h
Zarito Mutana
Zarito Mutana Olha Egidio Vaz meu camarada, não podemos tapar o sol com a tanguinha. Seja quem for, se roubou deve ir a cadeia e devolver o que é do povo.
3


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Pois é. Camarada, so se for boa pessoa. Outros nomes vão depender do que faz ou é. Se rouba é ladrão. Se mata é assassino. E por ai em diante. O nosso Presidente encoraja-nos a combater a corrupção. Tal combate passa por estes corruptos saberem que não contarão com o apoio dos outros camaradas quando meterem os pés pelas mãos. Pelo menos comigo não. E a FRELIMO não apoia a corrupção. Este é o caminho a percorrer.
2


 · 1 h · Editado(s)
Jeremias Faustino Nicuamuetane
Jeremias Faustino Nicuamuetane Cadeia é o lugar para ladrão é lá onde pode viver. Usam o nome do povo para enriquecimento individual e o próprio povo vivendo na miséria.


 · 1 h
Zarito Mutana
Zarito Mutana Egidio Vaz a FRELIMO nunca defendeu mafiosos, bandidos.

Agora só quero saber como vai fica o assunto da mola do povo que está na Suíça e outros países? Será que o país vai repatriar?


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Zarito Mutana a lei americana preconiza a devolução do dinheiro às vítimas da fraude e multa até 500 mil dólares por cada pessoa (até 250 mil para pessoas singulares e 500 mil para organizações ou até 300 mil dólares se as três acusações forem validadas, para além obviamente da prisão)
1


 · 57 min
Julio Magenge
Julio Magenge Sempre gostei das suas abordagens quando se tratasse de patriotas que desgraçam Moçambique e moçambicanos, mas nos últimos meses de 2018 senti que não estava comprometido com causa nobres. Assim só me resta lhe desejar bom regresso com os textos que sempre nos habituou.


 · 31 min
Nelson Junior
Nelson Junior Ps....Reparem de que tudo isto está relacionado à segurança e à estabilidade socio-economica do País...a pergunta é: mas, no meio de tudo isto, onde andam as Sises e as Sernics???...Nao sao eles, que deveriao ter preso o Chang??...Ou tambem eles comem com os Changs e a companhia Limitada???????...absuirdo e incompreensivel


 · 1 h
Renato Zeca
Renato Zeca Mais não disse


 · 1 h
Sérgio Venenoso
Sérgio Venenoso Tas d parabéns camarada isso q è ser jornalista pra o povo


 · 1 h
Canário PondJa
Canário PondJa Os posts desta semana ate dao gosto de ler!


 · 1 h
Ulsaya Maguibanyane
Ulsaya Maguibanyane Andas, por estes dias, bem lúcido, meu caro amigo Egidio Vaz! Dá gosto de ver e ler o que escreves. Parabéns! 

Não sei se te lembras, mas no meio da confusão, escreveste um texto pedindo "ngalave" (grafia livre) para levar o povo a um distinto longínquo!


 · 1 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz e olha que o preságio era certeiro. só que desta vez eles irão sozinhos.
2


 · 1 h
Ulsaya Maguibanyane
Ulsaya Maguibanyane E como certeiro, meu caro!


 · 44 min
Nordino Nhama
Nordino Nhama Excelente abordagem. Well done .


 · 1 h
Nelson Junior
Nelson Junior ..................nenhum e nehum crime organizado num País tem sucessos, se certas instituiçoes do Estado nao colaboram com o tal crime organizado...Period!


 · 1 h
Arnaldo Paulo Duvas
Arnaldo Paulo Duvas Eu só quero saber se o Presidente Filipe Nyusi ainda continua tua figura do ano 2018 ou nao


 · 1 h
Feliciano Matavel
Feliciano Matavel Linette Olofsson


 · 1 h
Paneira Paneira
Paneira Paneira Meu académico está de volta e inspira confiança. Parabéns ilustre Egidio Vaz pela abordagem
1


 · 1 h
Fungass Armando
Fungass Armando Egídio Egidio Vaz agora inspira me confiança
1


 · 1 h
Enoque Pelembe
Enoque Pelembe quando o DLAKAMA tomou conhecimento dessas malandrices simulou dividir o país para encostar os gatunos a parede e estes alegaram ter usado o valor para a compra de armas devido a guerra civil. que guerra qual que?
1


 · 1 h
Feliciano Matavel
Feliciano Matavel Jose Duvane
1


 · 1 h · Editado(s)
Emerson Eduardo Nhampossa
Emerson Eduardo Nhampossa Egidio Vaz será que estou acordado? Creio que sim. Num país sério o governo do dia dissolvia o parlamento e convocava eleições antecipadas. Há muita complexidade no atual governo em ver certas coisas escondidas. Repara na palhaçada que o nosso parlamento fez em traduzir as dividas em soberanas. O silêncio tonico de quem diz vão se alixar moçambicanos nós resolvemos isto de qualquer jeito. O meu sentimento de revolta é ser confundido com tantos moçambicanos como inúteis em troca de bónus estomacais e vida de luxo dos nossos representantes. A vida tornou-se insuportável para quem conseguia o mínimo e sem esquecer da famigerada cesta básica. Chegamos ao ponto de ter hospitais sem medicamentos, combustível mais caro, as cidades preenchidas de My Love e a desculpa foi falta de dinheiro. Até quando a justiça vai mostrar que não precisa de tanto material para trabalhar.
2


 · 1 h
Meque José Meque
Meque José Meque Finalmente escreveu algo que agradou os 28milhoes de moçambicanos. Menos os ladrões claro, parabéns ate aqui minha figura do mês de janeiro és tu Egídio vaz.
1


 · 1 h
Silvio Silva
Silvio Silva Esse é o EV que eu conheço.
2


 · 59 min
Alfredo Da Silva Inrope
Alfredo Da Silva Inrope Parabens EV, confianca reafirmada.
1


 · 58 min
Renato Chaguala
Renato Chaguala Nao me espantarei se os EUA/FBI descobrirem que os malditos ataques em cabo delgado são eles que estao inventando para esconder algo ou sei lá. 
Ou as armas q dizem terem comprado entregaram os tais boko haram etc
2


 · 58 min
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Love when you talk like that Sir
2


 · Ver Tradução · 58 min
Osvaldo Agostinho
Osvaldo Agostinho A desvantagem de insultar os outros quando expoem suas ideias é que não dá para parabenizá-lo quando escrevem coisas acertivamente úteis como estas no post ...Só podem copiar e ir lançar lá nos whatsaps !
1


 · 56 min · Editado(s)
James Chissico O Visionário
James Chissico O Visionário Este Assunto esta serio


 · 56 min
Nelson Chimoio
Nelson Chimoio O BOM FILHO VOLTA A CASA.
2


 · 56 min
Lito Heliodoro Mundlovo
Lito Heliodoro Mundlovo Este é o Egidio Vaz que Moçambique precisa


 · 56 min
Coutinho Renato
Coutinho Renato Esses macacos de merdas pá. Vam n inferno


 · 54 min
Joao Manuel Maula
Joao Manuel Maula Finalmente.."NA NATUREZA NADA SE PERDE"mas sim"TUDO SE TRANSFORMA" Egidio Vaz ainda me inspira confiança. parabéns.kkkkk
1


 · 51 min
Leonel Lapuquene
Leonel Lapuquene Crescencio Onorato


 · 51 min
Jojo Joao Manuel
Jojo Joao Manuel Simplesmente fodastico esse enredo . Fim da citacao


 · 51 min
Kelven Fernando Massala
Kelven Fernando Massala Uma excelente análise. Parabéns


 · 50 min
Celso Matine
Celso Matine O vaz quando quer surprende


 · 50 min
Marcy Da Conceição
Marcy Da Conceição Seja bem vindo Egidio Vaz,boas entradas
1


 · 50 min
Carlitos Rafael
Carlitos Rafael Egídio está bem inspirado nestes dias.


 · 50 min
Helio Brown
Helio Brown Regresso do Egidio Vaz. Farei uso do que tem partilhado como referência. Ta de parabens 🎈🎊🍾🎉


 · 48 min · Editado(s)
Moses Filho
Moses Filho
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto


 · 47 min
Damiao Matsinhe
Damiao Matsinhe PARABÉNS Egídio Vaz.... Nota 200.000


 · 46 min
Jorge Paulo Muchanga
Jorge Paulo Muchanga Afinal de quando em vez usa bem a academia.
1


 · 46 min
Chambal Edson
Chambal Edson Parabéns Egidio Vaz, agora sim já está a explorar o seu cérebro.


 · 46 min
Edson Chichongue
Edson Chichongue Egidio Vaz, encorajo-lhe a continuar com esta forma de analisar os factos.

Isto é o que a Frelimo e todos seus militantes deviam fazer nas suas aparições públicas.

O todo não são as partes. Portanto, o todo não pode ficar prejudicado pelos erros das partes.

Uma forma de o actual Governo (formado pela Frelimo) sair-se bem é distanciar-se de proteger estes prevaricadores e mostrar maior abertura em colaborar com a justiça americana.

É preferível permitir q caiam alguns pilares da casa do q deixar q desmorone toda casa. 

Ser bom cidadão e patriota é defender o bem comum e denunciar todos aqueles q se mostram empecilhos para este objectivo
1


 · 43 min
Obed Chimene
Obed Chimene E, agora, que nome se dá ao roubo: É dívida oculta, pública, soberana? É dívida "o quê"?


 · 43 min
Elizabeth Adriana
Elizabeth Adriana Este e o dr Vaz que eu admiro
Seja bem vindo a casa...
1


 · 42 min
Egas Gouveia
Egas Gouveia Onde estão as Armas que dizem ter Comprado?


 · 41 min
Samuel Badaga
Samuel Badaga Nelson Badaga veja o Egidio voltando a casa.


 · 40 min
Castigo Antonio Muthomodjua Muchanga
Castigo Antonio Muthomodjua Muchanga Parabens por estar de volta Mano


 · 39 min
Miguel Manjaze
Miguel Manjaze Egidio Vaz, primeiro, muito agradeço a Deus, por ter te curado o sonambulismo e devolver te a lucidez através da sua força divina. Segundo aos teus seguidores, eu incluído, por nunca terem te abandonado. Certamente, eles se aperceberam precocemente do demónio que havia encarnado em ti e te causou devaneios. Aleluia, Aleluia, Aleluia...Amém. O Vaz diz que todos assuntos que aborda no post não são novos. Ademais, cita como fonte cavouco das conclusões o relatório da Kroll cuja respectiva publicação ao povo Moçambique ocorrera em Maio do ano findo. Espero que a memória não me traia. Num passado bem recente o mbuya Vaz, teria nos brindado com um texto académico no qual esgrimia argumentos, de fazer chorar juízes e procuradores, criminalizando a Renamo pela autoria moral das dívidas ocultas. Sucede porém que o mesmo Egídio Vaz (agora "benzido" com água benta), afirma categoricamente que os valores de empréstimos ilegais contraídos pelo executivo não foram usados para compra de armamento. Agora pergunto: Qual era o mobil da sua mensagem naquele post? Para concluir, agradeço te muito por estar connosco nesta missão espinhosa de, juntos lutarmos para resgatarmos auto-estima e simpatia que o povo mocambicano sempre granjeou mundo fora e, sobretudo, por reatar o contrato social com os teus seguidores. Lugar de corruptos e lesa-pátria, dada a fragilidade do nosso sistema de administração da justiça, é em Guantanamo, obviamente com o suporte técnico dos nossos amigos Americanos do FBI.
1


 · 33 min · Editado(s)
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Isso sim é chamar as coisas com os próprio nomes .


 · 33 min
Sergio Conceição
Sergio Conceição Gosto quando tratas as coisas com imparcialidade. É assim que deve se posicionar um analista sério. Clap 👏
1


 · 32 min
Joanguete Celestino
Joanguete Celestino "Os aparelhos de patrulha só servem para patrulhar o fecalismo a céu aberto ao longo da orla marítima pois não são capazes se quer de perseguir malfeitores e piratas até o alto-mar". Ao menos os aparelhos servem para alguma coisa. Eles conseguem ver a bosta dos pobres a flutuar pelas praias e perceberem que estamos a comer farelo e quiabo 🤣🤣🤣🤣.
1


 · 32 min · Editado(s)
Egas Da Albertina Manuel
Egas Da Albertina Manuel Nunca comentei teu poste e hoje o faço com tanta alegria e te encorajo a fazer isso no seu dia a dia ( ver, ouvir e falar as verdades dos lesa-pátrias) admito que em algum momento dentro de mim te chamei de G. Mavie júnior por achar q o teu lambebotismo era forte e jamais seria abalado, até que me provas o contrário nos últimos dias, parabéns
2


 · 29 min
Mindo D'avila
Mindo D'avila Pedro a lavar as maõs de Jesus!
1


 · 27 min
Rybeiro Afonso
Rybeiro Afonso Boas entradas dr. Egio Vaz
1


 · 27 min
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Edu Millas.


 · 26 min
Genyto Saveca
Genyto Saveca Parabéns Egídio Vaz


 · 26 min
Julio Da Wilka Edwin
Julio Da Wilka Edwin Dino Tualufo
1


 · 25 min
Julio S Langa
Julio S Langa Muita verdade, e tanta dor por se consumir! Sheet


 · 21 min
Amonge Rafael Macuacua
Amonge Rafael Macuacua Mas esses na verdade são maus! Aqueles barquinhos que dizem que custou 22 milhões de dolares cada se calhar nem custaram 100 mil dolares cada.
Isso merecia uma punição exemplar.
Muito feio e imoral.
Para piorar ainda vão nas tvs alegar que a sociedade Moçambicana é que está perder valores enquanto eles é que encinam assim.
As pessoas ficam pensando que para ser bem sucedido na vida tens que ser Bandido, mentiroso, aldrabão, ladrão burlador sem vergonha etc etc etc


 · 20 min
Jelton Rodrigues Botsele
Jelton Rodrigues Botsele Bem vindo de volta à lucidez
1


 · 17 min
Luis Mucave
Luis Mucave Texto lúcido e elucidatório,mas,muito perigoso,pois descamba ao incitamento.
O tom pode levar a arruaça


 · 16 min
Dila Mendes
Dila Mendes Parabéns pelo artigo


 · 16 min
Daniel Chimangueni Chimangueni
Daniel Chimangueni Chimangueni Parabenizar avisao clarificada.
.


 · 16 min
Langa Tony
Langa Tony


 · 14 min
Phini Waka Mahluza
Phini Waka Mahluza Meu irmao ...vais ser morto lambe la bota e fica calado


 · 13 min
Victor Victor Namarocolo
Victor Victor Namarocolo Finalmente


 · 11 min
Ernesto Albino
Ernesto Albino Patricio Saide lobo tentando se disfarçar em Cordeiro...


 · 10 min
Abdul Gafur
Abdul Gafur Só todos fossem assim teríamos um Moçambique melhor!


 · 10 min
Israela Nazaré
Israela Nazaré Até a minha Avô que mal sabe lêr vai poder entender a história toda. Obrigada Egídio Vaz. Desta vez SIM.


 · 8 min
Arnaldo Williams Phelembe
Arnaldo Williams Phelembe Opah, parece que o Dezembro escamotiou muitas penumbras dr. Egídio Vaz!






Egidio Vaz
7 h
·



O ENREDO ESTÁ A FICAR CLARO JÁ

Fomos roubados. Fomos mentidos. Fomos, como povo, julgados, condenados e estamos neste momento a cumprir a pena: estamos há 4 anos sem o programa do FMI, sem as “cartas de conforto” e o nosso nome como país lá fora está na lama.

PORQUÊ?

Era uma vez um grupo de dirigentes gulosos, certos de que até 2015 “Palma” iria jorrar gás, decidiram contratar uma enorme dívida, à margem das regras de jogo e do mercado internacional. Fizeram-no movidos pela inveja que nutriam dos moçambicanos, mesmo sendo eles também moçambicanos e gula excessiva. Nos seus cálculos, contratavam a dívida e depois seriam os donos das empresas a serem criadas e viveriam para sempre faustosamente enquanto os proventos do gás pagariam o resto do serviço da dívida.

Para tal, criaram uma história. A narrativa da segurança nacional. “O pais deve se preparar para os desafios da segurança nacional”.
Fruto de alguma intransigência e exclusão, criaram a segunda narrativa. A segunda guerra civil. E também identificaram um “peixe” chamado Atum. Disseram que era para comê-lo e vender.

O QUE É VERDADE e onde reside a mentira? Tudo isso é verdade: na altura, o país enfrentava ameaças de segurança sim. No nosso mar, há sim atum para pescar. Existe sim necessidade de nos preparar para os grandes projectos de hidrocarbonetos e deles tirar proveito.
Todavia, não foi necessariamente isso que os moveu a irem emprestar dinheiro. ELES ESTAVAM ANSIOSOS EM ROUBAR e essas condições conjunturais todas apresentavam-se ótimas oportunidades a não perder. Queriam sair da governação ricos e provavelmente mais ricos que qualquer outro cidadão moçambicano vivo e por nascer.

O que fizeram?
Foram ter com suíços e russos, contraíram a divida à margem das regras de jogo e internamente, à margem da autorização pelo parlamento. Os suíços que aceitaram tal negócio estavam conscientes de que iriam lucrar com o negócio. E os moçambicanos, também sabiam que iriam lucrar de qualquer jeito. O dinheiro chegou, compraram bugigangas a preços de ouro, inflacionaram preços, ganharam comissões, prenderam pessoas, insultaram outras, defenderam-se até que no dia 29 de dezembro de 2018, alguém foi detido. No dia 03 de janeiro de 2019, outros quatro, um franco-libanês, um britânico, um libanês e um suíço foram também detidos. Os suíços e britânicos disseram que irão colaborar; os defensores locais, da cúria dos lesa-pátria falaram de autoestima e da falta de proteção do estado.

A acusação que pesa sobre Andrew Pearse, Surjan Singh e Detelina Subeva Safa é de que eles conspiraram para contornar os mecanismos e procedimentos internos da Credit Suisse com objectivo de se beneficiar do dinheiro emprestado. E a prova é de que depois do dinheiro sair, eles deixaram a Credit Suisse.
Os promotores americanos disseram que pelo menos US $ 200 milhões foram desviados a favor dos acusados e outros funcionários do governo moçambicano. Eles afirmam que os acusados fizeram uso indevido dos fundos e enganaram os investidores no exterior, incluindo nos Estados Unidos sobre a credibilidade creditícia de Moçambique. As empresas perderam mais de US $ 700 milhões em pagamentos de empréstimos depois da inadimplência em 2016 e 2017. E ISSO É VERDADE.

E porque a acusação é verdadeira?
1. Primeiro, porque internamente o parlamento confirmou que a dívida foi ilegal; se depois votaram para a sua inscrição no OE ou não, este é outro assunto.
2. Segundo, porque as armas que disseram terem comprado, não existem; ninguém as viu. Pelo menos não estão nas mãos das FADM. O relatório da Kroll não conseguiu apurar tais armas. E tinha que ser tão estranho que, armas compradas para as FADM não tivessem sido compradas pelas autoridades do Ministério da Defesa e do Estado-maior das FADM.
3. Terceiro, porque as compras de barcos de pesca e outro equipamento, para além de caras, estão até hoje inoperacionais;
4. Quarto, porque outros aparelhos de patrulha só servem para patrulhar o fecalismo a céu aberto ao longo da orla marítima pois não são capazes se quer de perseguir malfeitores e piratas até o alto-mar.

Não estou a dizer nada de novo aqui. Tudo vem no relatório da Kroll, a que todos tivemos acesso. Agora, outros dados clarificam e confirmam as suspeitas.

Com o dinheiro desse roubo, muitas famílias aqui em Maputo mudaram de vida. Adquiram viaturas que normalmente não seriam capazes de adquirir; construíram casas que normalmente não seriam capazes de construir; iniciaram negócios que em condições normais não seriam capazes; casaram muitas mulheres que nós as conhecemos; viajaram para o exterior mais que um americano. Nós os conhecemos. Nós sabemos quanto ganham. E conhecemos os preços mínimos dos produtos e serviços que adquiriam e da vida que levam. Apesar de a PGR ter uma lei contra o enriquecimento ilícito, nada faz.

Sinto-me enganado por quem sempre considerei fonte fidedigna; de quem conhece as entranhas dos casos; de quem sempre achei patriota. Esse, ajudou-me a fazer abordagens totalmente à margem da verdade.

Existe uma verdade em todo esse enredo. Mas também existem bandidos e canalhas que, tirando partido da conjuntura, simplesmente roubaram, em vez de resolver o problema.
• Com o dinheiro emprestado em nome do povo, a nossa situação de segurança não melhorou;
• Com o dinheiro emprestado em nome do povo, nenhum barco de pesca da EMATUM voltou ao mar;
• Com o dinheiro emprestado em nome do povo, não se comprou o material de guerra que se afirmou ter-se comprado;
• Com o dinheiro emprestado em nome do povo, o material de “segurança marítima” não funciona.

ISTO SIGNIFICA QUE NÃO SE COMPROU O QUE DEVIA SER COMPRADO. Seja por incompetência, seja por malandrice.
Mas o que de “bom” aconteceu com o dinheiro emprestado em nome do povo?
Poucas famílias moçambicanas, ligadas ao governo anterior enriqueceram...muito.

Esta é a verdade. Este é o enredo.




619619

339 comentários118 partilhas

Gosto
Mostrar mais reaçõesPartilhar
Comentários


Aleixo Mandava Mano Egidio Vaz a falar a língua dos mocambicanos oprimidos.
6Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Sura Rebelo de Oliveira
Alguem carrega o pote com agua protege de todas formas ataca sempre q necessario depois o pote cai a agua espalha se e corre a apanhar a agua? (nao sei como porq a terra estava seca e sedenta) Da Cruz kkkkkkkk
7Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h


Egidio Vaz
Ha quem é pago para defender corruptos e ladrões. eu, jamais fui destes. defendo sim a Frelimo, o Presidente Filipe Nyusi, o governo nas suas boas acções e contribuo positivamente para cumpri-las. Se entre os colaboradores destes claudicar, eu distancio-me. Esta é a minha ética de estar. Não quero associar-me a malfeitores porque não sou nem sobrevivo de seus produtos e ou proventos. Tudo o resto que vieres a dizer, é politica, por invejar o partido de que faço parte e também por apoiares o teu.
15Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Da Cruz
Só fico triste que meu brada de longa data e cavaqueiras esteja calado. Lenon Arnaldo já leu este texto!? Aprenda assim. Hehehe
5Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Horacio Alexandre Mesut
Alguém deve vir se pronunciar sobre esse assunto às eleições estão a se aproximar, presumo que seja estratégia dos EUA, pára dar vantagem à oposição futuramente terá benefícios.
4Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Sura Rebelo de Oliveira
Egidio Vaz invejar eu? Kakakakakaka pra tua informacao nao tenho partido atualmente
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)

Sura Rebelo de Oliveira
Eu louvo aplaudo politicas transparentes claras serviços publicos direccionados para os cidadaos. Isto de inveja nao inveja deve fazer parte dos teus ensinamentos la onde aprendeste e nem me interessa oh Egidio Vaz . Depois tem a minha formacao (no quadro da inutilidade referida por ti)como catolica. Nao posso invejar. É um sentimento ruim. No dia que eu invejar comparsas melhor pagar oxigenio q ainda respiro (ja ca nao estarei a fazer nada).So te respondi agora porq estava a caminho do almoco. Nada de atuns. So ROBALOS
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 2 h · Editado(s)

Carlos Wilson
Excelente texto. Deus existe, a justiça será feita.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Zito Tomas
São as famosas "complicadas engenharias financeiras" que finalmente alguém descomplicou. Bando de abutres.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Armando Matsimbe
O gato saiu do do saco
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Xico Baptista
Ilustre Egidio Vaz, ate que em fim
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Lytos John
Fomos mbavados!
5Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Salimo Abdula
Esta de parabéns pelo texto respeitado Dr.Vaz e parabéns por ter recuperado a lucidez, ja sentia sua falta, lembra que num dos seus post macabros eu te critiquei, hoje venho publicamente dizer que tenho orgulho de te ter de volta.

O País esta bom
5Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h · Editado(s)

Elvino Dias
Cota Egidio Vaz obrigado meu Cota pelo Excelente texto. Espero que esse texto chegue a quem de direito e que leiam. Muita verdade. Você é o Egidio que conheço, que sempre defendeu a verdade..Essa é a verdade. Muito obrigado por tudo. Grande verdade.
14Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Shany Cagendra
Eisy
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Maria João Marques
Eu pasmo com os montantes !!! arre !!!!!
Ocultar isto




TENOR


3


Gosto
Mostrar mais reações
· 7 h

Nguila Nyangulane
Como é bom estar/ser lúcido!
5Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Manuel Julai
Emocionou-me Egidio Vaz.
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Francisco De Assis Cossa


4
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h


Lucio Changa
Kkkkk, nós nada mas INTERPOL sim, é só ires a Nelsprit kkkkkl
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Princezina Dolores
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Mouzinho Zacarias
Queremos dinheiro de volta
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Luciano Mapanga
Egídio Vaz no seu melhor. Gosto.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h


Fausto Fausto
Tipo o próprio Paladino da Paz!
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Luciano Mapanga
Fausto Fausto nem mais. kkk
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Arsembass Di Arsen
Disso tudo já sabíamos a minha questão é a seguinte : se o changuito tem na sua conta na Suíça numerário que é equivalente a nossa "dívida soberana" quer dizer que estamos salvos da dita "inflação"? Porque se o dinheiro que ele tem na sua conta na Suiç…Ver Mais
4
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h


Elcidio Muchave
Parece que as coisas não funcionam assim, quem nos dera que esse fio fosse exequível.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Saide Jacinto Ali
Grande Egidio;perdeste muito tempo com essa cúpula
8Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h


Egidio Vaz
eu nao sou "dessa cupula" de ladroes. eu pertenço aos filhos dignos deste país, comprometidos com o bem-estar do semelhante.
14Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Che Sambila
Egidio Vaz, nas calmas Egidio vaz estas a responder com os nervosismo este assunto aguça a todos Moçambicanos.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Constantino Carlos Novela
Egidio Vaz acordando do sono dogmático profundo...
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Manish Cantilal
Ponto 2. Quem era o ministro na altura ?
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h
Ocultar 19 respostas

Egidio Vaz
Manish Cantilal, sim queres me desviar do assunto para começar a falar de pessoas. EU vou te dizer.
O Presidente Filipe Nyusi era na altura o Ministro. Ele não comprou, nem mandou comprar, nem viu o tal dinheiro, nem o cheiro ou cópia. Alguns palhaços estão tentando vender a história de que, pelo facto de ele ter sido ministro, logo, sabe; ou deve ter assinado algo. O que ele assinou ou mandou assinar não é nem dinheiro, nem compra de algum material muito menos prova de recebimento de algum valor ou equipamento. Continue tu acreditando nisso, provavelmente por teres um interesse a preservar. Nem o Relatório da Kroll, original e abreviado faz menção do seu envolvimento, muito menos da existência de algum material.
6Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h · Editado(s)

Manish Cantilal
Nao ilustre nao quero desviar nem um pouco.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Egidio Vaz
E eu escrevo isso 100000% certo, seguro e confortável.
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Egidio Vaz
E mais, Manish Cantilal, em nenhuma altura o Presidente Filipe Nyusi comentou sobre as dívidas; sobre o programa integrado de monitoria e proteção ou sobre a segurança maritma. Os que se pronunciaram, voce os conhece.
Portanto, ajuize as coisas com factos que conhece ou leu. E, mesmo no extremo da corda, o jornal a verdade e todas outras publicações fazem associações epúrias apenas pelo facto de ele ter sido ministro da Defesa. QUEM FOI COMPRAR AS ARMAS PARA O FADM, você conhece? E que armas comprou? Como tu podes provar o envolvimento do Presidente Filipe Nyusi nessa bandalheira?Através de suposições? Aguardemos para ver quem de facto comeu o dinheiro, quem mandou e quem assinou as dividas.
4Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Manish Cantilal
Egidio Vaz concordo tudo que disseste, mas e preciso alguem aparecer e dizer isso oficialmente. Estamos num ano eleitoral se optarmos por silencio vamos levar muita porrada e se falarmos vamx ser aplaudidos.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Egidio Vaz
Manish Cantilal pois é. Eu não sou porta-voz de nenhum orgao oficial. Mas estou 100% confortável pois conheço o pormenor do dossier e das malandrices. Eu espero que a acusação do Chang seja pública logo que chegar a Nova Iorque e que todos possamos ver e ler e descobrir quem foi o mandante, quem comeu o quê etc. Por enquanto o relatório da kroll e outras investigações não associam nada. Nem a ele, nem a ao seu Ministério. O resto sao suposições.
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Manish Cantilal
Egidio Vaz sim
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Arnaldo Paulo Duvas
Egidio Vaz o Presidente Nhusy está involvido nisso desde a epoca que era ministro, eu me lembro que em uma entrevista quando lhe foi perguntado sobre as armas ele respondeu o seguinte:
-eu nao posso dizer nada sobre as armas nem sobre nada desse assunto porque isso é assunto da segurança do Estado, e como todos voces sabem que estamos em conflito militar com a Renamo precisamos manter esse assunto em segurança Nacional.
Nenhum país do mundo diz quantas armas tem ou quantas armas comprou ...

Esse Cda está tao sujo como Chang e outros
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)

Manish Cantilal
Arnaldo Paulo Duvas não disseste nada de novo
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Egidio Vaz
Arnaldo Paulo Duvas mas isto não é prova de que ele esteja envolvido. O que podes concluir nas palavras do presidente é de que ele como ministro de um sector de segurança não vai revelar a nossa fortaleza. Se comprou ou não ou quantas armas tem. Só isso. Mas se quiser saber quantas armas existem em Moçambique vai a Wikipedia. Lá verás e terás mais detalhes. O que se faz quando se pergunta a um estadista é mesmo isso. Mas o mundo é capaz de estimar.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Egidio Vaz
Ora, Armando, se quer que ele esteja envolvido, este é outro assunto teu e ou dos demais
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Arnaldo Paulo Duvas
Irmao Manish Cantilal eu estou a discordar com o irmao Egidio Vaz quando faz o Presidente Nhusy de inocente, se de facto fosse inocente naquela epoca ele teria muito bem ficado em silencio sem responder nada sobre o assunto das armas...se ele disse que era segredo do Estado o assunto armas entao ele sabia de alguma coisa. Apenas isso
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Cornelio Raul
Os nomes das pessoas implicadas nisto virão dos EUA. O actual governo mostrou-se incapaz de resolver este assunto.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nati Cruz


2
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Octavio Jaime Mondlane
A única certeza wue tenho sobre este assunto, é k os nomes dos verdadeiros lesa pátrias virão dos EUA. Disso podem ter certeza absoluta.São quatro anos que nós povo moçambicano xtamos a pagar conta (as) de um punhado de larápios.Que a justiça seja feita e k os implicados sejam punidos severamente e exemplarmente.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Alvito De Renato Minzo
O #Egídio é uma figura que trás sempre coisas concretas, eu o admiro muito, admirei igualmente a sua presente publicação.
Contudo, quanto a essa questão do envolvimento de sua excelência, está a me cheirar escovismo (se calhar tenha a ver com aquela lista de nomeações falsa que circulou outrora). Procurem não comentar certos assuntos a fim de não defraudarem as expectativas de seus jovens admiradores. Desculpa qualquer coisa.

Bem-haja pelos seus comentários.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h · Editado(s)

Egidio Vaz
Nati Cruz a assinatura a que te referes não é nada relacionada com as dívidas. Vou dar um exemplo.
Todos anos o Presidente assina a lei orçamental. Em. MOÇAMBIQUE, o orçamento é sempre deficitário. O governo sempre deve buscar formas de fechar o défice, incluindo empréstimos. Ora, se tu contrair um empréstimo e usá-lo mal vais culpar a pessoa que assinou a lei orçamental? Não. Por isso, ao assinar o SIMP, o Presidente Nyusi estava apenas a viabilizar a visão do Presidente dele, Guebuza, com relação ao projecto. Até porque a ideia nem foi dele
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 4 h

Cadafe Namale Buanamade
Arnaldo Paulo Duvas assim nessas palavras do então ministro da Defesa para te está envolvido? Kkk
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 3 h

Vakatsur Litsur
Problema de produzir-se relatórios com "alfabeto-pessoa".
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 2 h

Augusto Gildo Buanaissa
Amigo Egidio, por onde andavas?
Pergunta na boa mesmo: Andavas a fumar as escondidas e foste reabilitado ou andas a fumar agora, já que legalizaram a erva aqui nos vizinhos (facilita gwevar)?
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Sergio Buque
Hehehehehehe bem vindo de volta ao mundo real meu compatriota Egidio Vaz .
Bem vindo mesmo , de verdade , bem vindo .
6Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Nelson Jose Guambe
Pois é. Está de parabens pelo post. É disto que os moçanbicanos precisam. Não de pessoas que só aplaudem mas tambem de pessoas que sabem reconhecer quando as coisas não vão bem
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Nelson Muhoho
Well Come Back Mr Vaz
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· Ver Tradução · 7 h

Stayleir Marroquim
Excelente abordagem.
6Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Laos Saraiva
Gostaria imensamente de poder dizer que o Egidio Vaz está errado, equivocado...mas não posso, FELIZMENTE...
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Nelson Jose Guambe
Agora honestamente espero que o sr Egídio Vaz faça um comentario em torno da figura do actual chefe de estado porque ele era parte integrante deste desfalque. Uma vez que era ministro da defesa
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Brigido Mahoche
E ainda faz sentido a nossa PGR continuar a ocultar os nomes no relatório da Kroll? Já que estamos a ter conhecimento 1 a 1 através destas detenções... parece-me inútil
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

João Massango João
Obrigado Vaz por este texto.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Nelson Jose Guambe
Esperamos por um post em que teces um comentario exaustivo em torno da figura do actual chefe de estado.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h


Egidio Vaz
Veja nos comentários que fiz em resposta ao Manish Cantilal. havendo necessidade, voltarei a fazer. O nosso Presidente Filipe Nyusi está limpo nisso. LIMPINHO. SEM NENHUMA MÁCULA. Não foi beneficiario, não participou na contratação nem o seu ministério recebeu algo. Quem disser o contrário é grande mentiroso e terá que provar. Não se fize em suposições. Nenhuma investigação sobre as dividas conseguiu estabelecer algum nexo de envolvimento do nosso Presidente.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Nelson Jose Guambe
Está certo.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Camilo Tivane
Sendo ele limpinho oque ele fez ou está fazendo de modo a responsabilizar os culpados, oque ele fez pra impedir que o seu "patrão" herdesse a divida oculta que se tornou soberana?
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h · Editado(s)

Jorge Jone
Excelente pergunta Camilo Tivane.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

France De Assis Joseph
Sim senhor!. Mbuia Egídio é esse aqui e não aquele do ano passado. Kkkkk.... Parabéns!. Redimiu-se.
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Tomas Mujovo Mujovo
Hummm, 2019 muita gente vai nascer de nouvo este ano podes crer....
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Agnaldo Oficiano
Lenný Amiel Edil Duarte Brown
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h


Lenný Amiel
Agnaldo Oficiano um jogo bem conhecido tem gente que já não nos engana ...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 1 h

Raposo Andrade
Parabéns
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Adolfo Da Rosa
Agora estas de volta espero que aquele sem vergonha do gostavo mavie também retorne a casa ainda a tempo pra ele
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 7 h

Laisson Bendana
Well come back Mr. EV
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· Ver Tradução · 6 h

Nherre Joaquim
Este é um post que arrisca ser o melhor do ano. Claro, cristalino e esclarecedor. Esta de parabéns dr. E. Vaz.
4Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h


Osvaldo Agostinho
Nherre Joaquim deste ano mesmo de 2019? Meu amigo ainda só estamos no dia 35 de Dezembro e esse filme das prisões só está começar!
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nherre Joaquim
É que estou rendido.
O ano começou tão bem.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Félix Esperança
Grande Vaz!
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Da Cruz
Um resumo fiel e fidedigno do que vamos dizendo ao longo dos anos de forma atabalhoada, certo mas aqui vem organizado!! Parabéns
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Silvino Mucavele
Thaks
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· Ver Tradução · 6 h

Helio Banze
.....Vamos aguardar com "calma e serenidade" os ventos sopram de Nova York. O que de facto aconteceu vira ao de cima. Vamos acompanhando as noticias entre as praças de Johannesburg , Nova York, Londres e Dubai.....acredito que alguma coisa vira de Miami também, parece que transformou em "Manjacaze" para alguns...o tempo é o Juiz da historia.
6Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)


Egidio Vaz
Batalha de Coolela.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nelson Junior
.....falando de Miami, de recordar que era o lugar preferido do Gove...e foi este cara sem vergonha que nos disse de que,nao sabia nada sobre as famosas dividas..Será?????
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Jacinto João Cumba
O game está forte...
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Ragi Bacaimane
Tive que ler ate terminar e tudo bem explícito,Serei o Primeiro a votar te Homem com H Maiúsculo da 1 Semana de 2019!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Zuma Jone
Mano Egídio Vaz
Vc escreve meu irmao estás de parabens👏👏👏
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Goal Scorer
Bravo! Parabéns Egidio.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Celio Muchanga
2019 não poderia estar melhor...que se faça sentir a justiça internacional ja que a nossa sò ta para ladrões de frangos e tomate.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nelson Junior
Caro Egidio, tem toda e toda a razao...uma boa analise baseada em factos- e factos reais...veja so, os americanos nao nos dizem quem sao os outros Moçambicanos que "paparam" estes dinheiroes???........e por que nao nos dizem?...Que interesses eles( os amricanos tambem) com o Governo?...e so para acrescentar: consequencia de tudo isto, apareceu um outro mecenario-espaio que comprou os ditos barcos ( canoas) da Ematum....Sabemos de que no meio destas grandes multinacionais de exploraçao de Gas ha muitos muito e muitos espioes com um so objctivo: Divider para Reinar...malditos gas e petroleo: ja havia esta percepçao de estes recursos naturais nos criariao um grande martirio...a percepçao se transformou numa trsite verdade......
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

José Luís
Este post inspira confiança. Não há meio termo com os lesa Pátria.
O seu apanágio em relação ao assunto MChang & Gang é patriótico, não mude, mantenha esta linhagem.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nelson Junior
correçao:leia-se: mercenario-espiao..;sorru
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Advaldo Banze
Não há formas maiores de enxugar as lágrimas do povo se não a verdade, uma verdade esclarecedora e comprometida com os anseios do povo moçambicano. Esta de parabéns o Dr. E.V pelo post
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Vasquinho King
obrigado pelo texto ilucidativo até uma criança percebe lendo
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Miguel Paulo Munguambe
Hufff!.....
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nelsoncarlos Tamele
Dalmiro Joel vem aqui
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Xavier Carlos Singarire
Enquanto isso o povo janta chá com televisor.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Edson Uetimane
Ano lúcido
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Cremilda Luciano Tangue
Sem comentários.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Zarito Mutana
Olha Egidio Vaz meu camarada, não podemos tapar o sol com a tanguinha. Seja quem for, se roubou deve ir a cadeia e devolver o que é do povo.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h


Egidio Vaz
Pois é. Camarada, so se for boa pessoa. Outros nomes vão depender do que faz ou é. Se rouba é ladrão. Se mata é assassino. E por ai em diante. O nosso Presidente encoraja-nos a combater a corrupção. Tal combate passa por estes corruptos saberem que não contarão com o apoio dos outros camaradas quando meterem os pés pelas mãos. Pelo menos comigo não. E a FRELIMO não apoia a corrupção. Este é o caminho a percorrer.
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)

Jeremias Faustino Nicuamuetane
Cadeia é o lugar para ladrão é lá onde pode viver. Usam o nome do povo para enriquecimento individual e o próprio povo vivendo na miséria.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Zarito Mutana
Egidio Vaz a FRELIMO nunca defendeu mafiosos, bandidos.

Agora só quero saber como vai fica o assunto da mola do povo que está na Suíça e outros países? Será que o país vai repatriar?
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Egidio Vaz
Zarito Mutana a lei americana preconiza a devolução do dinheiro às vítimas da fraude e multa até 500 mil dólares por cada pessoa (até 250 mil para pessoas singulares e 500 mil para organizações ou até 300 mil dólares se as três acusações forem validadas, para além obviamente da prisão)
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Julio Magenge
Sempre gostei das suas abordagens quando se tratasse de patriotas que desgraçam Moçambique e moçambicanos, mas nos últimos meses de 2018 senti que não estava comprometido com causa nobres. Assim só me resta lhe desejar bom regresso com os textos que sempre nos habituou.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nelson Junior
Ps....Reparem de que tudo isto está relacionado à segurança e à estabilidade socio-economica do País...a pergunta é: mas, no meio de tudo isto, onde andam as Sises e as Sernics???...Nao sao eles, que deveriao ter preso o Chang??...Ou tambem eles comem com os Changs e a companhia Limitada???????...absuirdo e incompreensivel
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Renato Zeca
Mais não disse
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Sérgio Venenoso
Tas d parabéns camarada isso q è ser jornalista pra o povo
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Canário PondJa
Os posts desta semana ate dao gosto de ler!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Ulsaya Maguibanyane
Andas, por estes dias, bem lúcido, meu caro amigo Egidio Vaz! Dá gosto de ver e ler o que escreves. Parabéns!

Não sei se te lembras, mas no meio da confusão, escreveste um texto pedindo "ngalave" (grafia livre) para levar o povo a um distinto longínquo!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h


Egidio Vaz
e olha que o preságio era certeiro. só que desta vez eles irão sozinhos.
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Ulsaya Maguibanyane
E como certeiro, meu caro!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nordino Nhama
Excelente abordagem. Well done .
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nelson Junior
..................nenhum e nehum crime organizado num País tem sucessos, se certas instituiçoes do Estado nao colaboram com o tal crime organizado...Period!
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Arnaldo Paulo Duvas
Eu só quero saber se o Presidente Filipe Nyusi ainda continua tua figura do ano 2018 ou nao
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Feliciano Matavel
Linette OlofssonOcultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Paneira Paneira
Meu académico está de volta e inspira confiança. Parabéns ilustre Egidio Vaz pela abordagem
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Fungass Armando
Egídio Egidio Vaz agora inspira me confiança
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Enoque Pelembe
quando o DLAKAMA tomou conhecimento dessas malandrices simulou dividir o país para encostar os gatunos a parede e estes alegaram ter usado o valor para a compra de armas devido a guerra civil. que guerra qual que?
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Feliciano Matavel
Jose Duvane
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)

Emerson Eduardo Nhampossa
Egidio Vaz será que estou acordado? Creio que sim. Num país sério o governo do dia dissolvia o parlamento e convocava eleições antecipadas. Há muita complexidade no atual governo em ver certas coisas escondidas. Repara na palhaçada que o nosso parlamento fez em traduzir as dividas em soberanas. O silêncio tonico de quem diz vão se alixar moçambicanos nós resolvemos isto de qualquer jeito. O meu sentimento de revolta é ser confundido com tantos moçambicanos como inúteis em troca de bónus estomacais e vida de luxo dos nossos representantes. A vida tornou-se insuportável para quem conseguia o mínimo e sem esquecer da famigerada cesta básica. Chegamos ao ponto de ter hospitais sem medicamentos, combustível mais caro, as cidades preenchidas de My Love e a desculpa foi falta de dinheiro. Até quando a justiça vai mostrar que não precisa de tanto material para trabalhar.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Meque José Meque
Finalmente escreveu algo que agradou os 28milhoes de moçambicanos. Menos os ladrões claro, parabéns ate aqui minha figura do mês de janeiro és tu Egídio vaz.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Silvio Silva
Esse é o EV que eu conheço.
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Alfredo Da Silva Inrope
Parabens EV, confianca reafirmada.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Renato Chaguala
Nao me espantarei se os EUA/FBI descobrirem que os malditos ataques em cabo delgado são eles que estao inventando para esconder algo ou sei lá.
Ou as armas q dizem terem comprado entregaram os tais boko haram etc
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Kuyengany Produções
Love when you talk like that Sir
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· Ver Tradução · 6 h

Osvaldo Agostinho
A desvantagem de insultar os outros quando expoem suas ideias é que não dá para parabenizá-lo quando escrevem coisas acertivamente úteis como estas no post ...Só podem copiar e ir lançar lá nos whatsaps !
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)

James Chissico O Visionário
Este Assunto esta serio
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Nelson Chimoio
O BOM FILHO VOLTA A CASA.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Lito Heliodoro Mundlovo
Este é o Egidio Vaz que Moçambique precisa
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Coutinho Renato
Esses macacos de merdas pá. Vam n inferno
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Joao Manuel Maula
Finalmente.."NA NATUREZA NADA SE PERDE"mas sim"TUDO SE TRANSFORMA" Egidio Vaz ainda me inspira confiança. parabéns.kkkkk
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Leonel Lapuquene
Crescencio OnoratoOcultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Jojo Joao Manuel
Simplesmente fodastico esse enredo . Fim da citacao
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Kelven Fernando Massala
Uma excelente análise. Parabéns
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Celso Matine
O vaz quando quer surprende
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Marcy Da Conceição
Seja bem vindo Egidio Vaz,boas entradas
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Carlitos Rafael
Egídio está bem inspirado nestes dias.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Helio Brown
Regresso do Egidio Vaz. Farei uso do que tem partilhado como referência. Ta de parabens 🎈🎊🍾🎉
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)

Moses Filho


1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Damiao Matsinhe
PARABÉNS Egídio Vaz.... Nota 200.000
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Jorge Paulo Muchanga
Afinal de quando em vez usa bem a academia.
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Chambal Edson
Parabéns Egidio Vaz, agora sim já está a explorar o seu cérebro.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Edson Chichongue
Egidio Vaz, encorajo-lhe a continuar com esta forma de analisar os factos.

Isto é o que a Frelimo e todos seus militantes deviam fazer nas suas aparições públicas.

O todo não são as partes. Portanto, o todo não pode ficar prejudicado pelos erros das partes.

Uma forma de o actual Governo (formado pela Frelimo) sair-se bem é distanciar-se de proteger estes prevaricadores e mostrar maior abertura em colaborar com a justiça americana.

É preferível permitir q caiam alguns pilares da casa do q deixar q desmorone toda casa.

Ser bom cidadão e patriota é defender o bem comum e denunciar todos aqueles q se mostram empecilhos para este objectivo
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Obed Chimene
E, agora, que nome se dá ao roubo: É dívida oculta, pública, soberana? É dívida "o quê"?
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Elizabeth Adriana
Este e o dr Vaz que eu admiro
Seja bem vindo a casa...
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Egas Gouveia
Onde estão as Armas que dizem ter Comprado?
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Samuel Badaga
Nelson Badaga veja o Egidio voltando a casa.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Castigo Antonio Muthomodjua Muchanga
Parabens por estar de volta Mano
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Miguel Manjaze
Egidio Vaz, primeiro, muito agradeço a Deus, por ter te curado o sonambulismo e devolver te a lucidez através da sua força divina. Segundo aos teus seguidores, eu incluído, por nunca terem te abandonado. Certamente, eles se aperceberam precocemente do demónio que havia encarnado em ti e te causou devaneios. Aleluia, Aleluia, Aleluia...Amém. O Vaz diz que todos assuntos que aborda no post não são novos. Ademais, cita como fonte cavouco das conclusões o relatório da Kroll cuja respectiva publicação ao povo Moçambique ocorrera em Maio do ano findo. Espero que a memória não me traia. Num passado bem recente o mbuya Vaz, teria nos brindado com um texto académico no qual esgrimia argumentos, de fazer chorar juízes e procuradores, criminalizando a Renamo pela autoria moral das dívidas ocultas. Sucede porém que o mesmo Egídio Vaz (agora "benzido" com água benta), afirma categoricamente que os valores de empréstimos ilegais contraídos pelo executivo não foram usados para compra de armamento. Agora pergunto: Qual era o mobil da sua mensagem naquele post? Para concluir, agradeço te muito por estar connosco nesta missão espinhosa de, juntos lutarmos para resgatarmos auto-estima e simpatia que o povo mocambicano sempre granjeou mundo fora e, sobretudo, por reatar o contrato social com os teus seguidores. Lugar de corruptos e lesa-pátria, dada a fragilidade do nosso sistema de administração da justiça, é em Guantanamo, obviamente com o suporte técnico dos nossos amigos Americanos do FBI.
3Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)

Zina Ngorinenhi Thomas
Isso sim é chamar as coisas com os próprio nomes .
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Sergio Conceição
Gosto quando tratas as coisas com imparcialidade. É assim que deve se posicionar um analista sério. Clap 👏
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Joanguete Celestino
"Os aparelhos de patrulha só servem para patrulhar o fecalismo a céu aberto ao longo da orla marítima pois não são capazes se quer de perseguir malfeitores e piratas até o alto-mar". Ao menos os aparelhos servem para alguma coisa. Eles conseguem ver a bosta dos pobres a flutuar pelas praias e perceberem que estamos a comer farelo e quiabo 🤣🤣🤣🤣.
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h · Editado(s)

Egas Da Albertina Manuel
Nunca comentei teu poste e hoje o faço com tanta alegria e te encorajo a fazer isso no seu dia a dia ( ver, ouvir e falar as verdades dos lesa-pátrias) admito que em algum momento dentro de mim te chamei de G. Mavie júnior por achar q o teu lambebotismo era forte e jamais seria abalado, até que me provas o contrário nos últimos dias, parabéns
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Mindo D'avila
Pedro a lavar as maõs de Jesus!
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Rybeiro Afonso
Boas entradas dr. Egio Vaz
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Julio Da Wilka Edwin
Edu Millas.
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Genyto Saveca
Parabéns Egídio Vaz
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Julio Da Wilka Edwin
Dino Tualufo
1
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 6 h

Julio S Langa
Muita verdade, e tanta dor por se consumir! Sheet
Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Amonge Rafael Macuacua
Mas esses na verdade são maus! Aqueles barquinhos que dizem que custou 22 milhões de dolares cada se calhar nem custaram 100 mil dolares cada.
Isso merecia uma punição exemplar.
Muito feio e imoral.
Para piorar ainda vão nas tvs alegar que a sociedade Moçambicana é que está perder valores enquanto eles é que encinam assim.
As pessoas ficam pensando que para ser bem sucedido na vida tens que ser Bandido, mentiroso, aldrabão, ladrão burlador sem vergonha etc etc etc
1Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Jelton Rodrigues Botsele
Bem vindo de volta à lucidez
2Ocultar isto


GostoMostrar mais reações
· 5 h

Luis Mucave
Texto lúcido e elucidatório,mas,muito perigoso,pois descamba ao incitamento.
O tom pode levar a arruaça
Ocultar isto

Sem comentários:

Enviar um comentário