"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Nyusi perdeu uma oportunidade soberana de se reconciliar com o povo e sair pela porta grande!

domingo, 6 de janeiro de 2019


Ouvir com webReader

Nyusi perdeu uma oportunidade soberana de se reconciliar com o povo e sair pela porta grande! Mas nem tudo está perdido.
Não haja dúvidas que o assunto da dívida ilegal, imoral, injusta, ex-oculta foi muito mal tratada pelo actual executivo, cujo mandato está a terminar.
Nyusi teve tudo de bandeja: foi candidato presidencial do partido dominante, mesmo sem ter um percurso político e perfil que o tornava presidenciável e, por consequência de ser Presidente da República, tornou-se presidente do Partido.
Ele teve a chance fazer os rompimentos necessários e dar uma nova roupagem ao partido no poder em benefício do país. Criar novas utopias para a nação. Distanciar-se dos criminosos.
Penso que não há dúvidas sobre o envolvimento dele enquanto ministro da defesa. Uma forma de se redimir seria dar todo o apoio político necessário para a justiça fazer o que deve fazer. Verdadeiramente. Por alguma razão não o fez! Talvez o medo. Mas teria um atenuante. É preciso lembrar que apesar de sermos um Estado de Direito Democrático, com separação formal de poderes, mas a PGR, enquanto advogada do Governo, infelizmente precisa desse push.
Compreendo que a sua situação era complicada porque tinha uma PGR nomeada pelo seu antecessor, que esteve muito envolvido no endividamento que retardou o progresso do país. Mas em Julho termina o mandato da actual PGR. Terá Nyusi coragem de colocar uma PGR que, finalmente, possa fazer o seu importante trabalho de defensor da legalidade? Terá Nyusi coragem de fazer os rompimentos necessários e criar as bases para que Moçambique possa seguir o seu inevitável, mas retardado percurso para o progresso?
Para ajudar nesta reflexão: Qual é o remédio que JLo, o angolano que sempre esteve no governo ditatorial angolano que governou por cerca de 40 anos de forma egoísta e cleptocrática? De onde vem tamanha coragem de mandar os bandidos locais devolverem tudo o que roubaran do país? Olha que conseguiu devolver mais de 20 biliões, diz-se, quando estava para entregar o país aos demônios do FMI só por causa de 4 biliões.
JLo não é o mais limpo de Angola, mas está a fazer a sua parte. Nyusi!
Finalmente um desafio: que tal se o presidente da Frelimo encabeçasse um processo de revisão da constituição garantindo independência total e completa dos orgaos da administração da justiça. Por exemplo, que a PGR deixe de ser o assessor jurídico do Governo e que o procurador geral seja eleito pelos seus pares. Procede???

Sem comentários:

Enviar um comentário