sexta-feira, 4 de janeiro de 2019
O Que Deslegitima a Hipótese de Que Chang terá se Entregue ou sido Entregue a FBI não é o fato deste negar a Extradição.
1. Li a edição de hoje 03/01/2019 do jornal eletrônico "Carta" a matéria sobre a detenção do Chang com o título "Manuel Chang não quer ir sozinho na nova residência nos Estados Unidos da América".
2. Segundo o jornal o fato do Chang não querer ir sozinho a nova residência faz cair por terra a hipótese que venho levantado desde o primeiro dia do ano de 2019.
3. Meus prezados mais uma vez venho levantar essa hipótese até que o desfecho final mostre claramente que, não se tratou de algo que era do conhecimento do Chang.
4. Na minha opinião não é ou não a extradição que deslegitima a hipótese segundo a qual Chang terá se entregue ou sido entregue a FBI.
5. Caso Chang não tenha se entregue, então pode ter sido entregue pelos seus comparsas com a possível conivência dos serviços secretos do Estado.
6. Tenho sempre dito que Moçambique tem um dos melhores serviços secretos do continente africano. Não quero acreditar até hoje que todo o Estado tenha sido pego de surpresa.
7. Meus caros não podemos nos esquecer que Chang é a peça chave por detrás da grande tragédia econômica que moçambique vive nos tempos que correm, duvido eu que este senhor ande tão desprevenido e desprotegido ao ponto de ter sido preso naquelas circunstâncias.
8. Meus caros então se for assim eu acho que a FBI tem sim condições para pegar todos num piscar de olhos. Não se esqueçam que num passado bem recente o antigo Presidente da República Armando Guebuza terá efetuado uma visita ao estrangeiro para representar o atual Chefe de Estado nas cerimônias fúnebres em Vietname.
9. Não tive acesso ao roteiro dos aeroportos usados pelo antigo estadistas para aferir se os países têm ou não acordos de extradição com os EUA.
10. Porém quero com esta pequena restrospetiva dos pontos 8 e 9 salientar que Chang não foi pego de surpresa. E todo esquema foi bem articulado entre os três partes (EUA, RSA e Moç), não consigo meter na minha cabeça que tudo isso começou do nada sem no mínimo consentimento das partes bem próximas ao Chang.
11. É bem provável que a extradição não faça parte do acordo em troca da devolução de todo dinheiro que os EUA estão na caça. Porém não acredito que o fato de não ser extraditado faça cair por terra a hipótese de Chang ter se entregue.
12. O dinheiro que o Chang tem é suficiente para aliviar toda perseguição que o país sofre das Instituições financeiras internacionais e até para tirar da lista negra os indivíduos abecedários. Então que comecemos a raciocinar.
Ps: Ou ele se entregou ou foi entregue. Amigos escrevam duma vez por todas Moçambique tem um dos melhores serviços secretos do continente e quiçá do mundo, não é a toa que o partido Frelimo é um dos melhores partidos do mundo.
Atenciosamente
Sem comentários:
Enviar um comentário