"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

A Culpa é da Frelimo-Reitero!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Ouvir com webReader

Seguir


Fatima Mimbire está a sentir-se ouvir Lourenço Marques do rapper Flash Ence.
5 h

A Constituição da República reconhece no artigo 74º a importância dos partidos políticos ao referir no número 1 do mesmo artigo que: os partidos políticos expressam o pluralismo político, concorrem para a formação e manifestação da vontade popular e são instrumento fundamental para a participação democrática dos cidadãos na governação do país.
A mesma Constituição, no artigo seguinte-75º diz muito mais: Na sua formação e na realização dos seus objectivos os partidos políticos devem, entre outras (i) defender os interesses nacionais, (ii) contribuir para a formação da opinião pública, em particular sobre a grandes questões do país (isto não pode ser, de forma nenhuma confundido com desinformação/contra-informação que andam a fazer por via da comunicação social que vive dos nossos sacrificados impostos), (iii) reforçar o espírito patriótico dos cidadãos e a consolidação da Nação moçambicana.
Ora, lendo a Constituição da República vemos claramente que a Frelimo tem responsabilidade de defender os interesses do país em primeiro lugar, o que implica que deverá tomar medidas contra todos aqueles integrantes das suas fileiras que contrariam estes deveres. Ao longo dos anos, depois da morte de Samora Machel, quantos criminosos de colarinho branco foram protegidos? Quantos foram responsabilizados de facto pelos seus crimes? Quando é que a Frelimo, enquanto partido político veio publicamente dizer que se distanciava dos que defraudaram o antigo Banco Austral? Quando é que a Frelimo se distanciou do Ministro que andou a exigir pagamentos ilícitos dos Aeroportos? Quando é que a Frelimo se distanciou do rombo nos aeroportos? Quando é que se distanciou dos rombos no CPD? O rombo com alguma pitada a Hollywood no FDA? Dos rombos em várias empresas públicas? Quantos envolvidos nesses casos foram suspensos e/ou expulsos do partido? Nunca ouvi nada.
No caso das dívidas, que é a gota de água, os 144 deputados da Bancada Parlamentar da Frelimo votaram a favor da sua legalização por via da integração na Conta Geral do Estado. Como puderam tomar tal decisão estas individualidades que, formalmente, representam os mais de 28 milhões de moçambicanos, mesmo sabendo que o orgão soberano que eles integram/compõem foi ignorado, numa clara violação aos princípios de separação e interdependência de poderes, consagrados no artigo 134 da Constituição da República, no processo de contratação da dívida? E no processo de aprovação da legalização da ilegalidade, ouvimos os membros da Frelimo na AR fazerem ovações ao Governo por ter cometido tal ilegalidade. Lembrando que estas pessoas se guiam pela famigerada Disciplina Partidária e não pelo patriotismo/interesse público/sentido de estado, ou seja em primeiro lugar defender os interesses do seu partido.
No post anterior, eu questionava onde estão as reservas morais da Frelimo, algumas das quais o Sr Mavie cita numa publicação na qual problematiza o meu posicionamento sobre a culpabilização da Frelimo sobre o caos ético-moral em que o país está envolto, que exacerba o ambiente para a corrupção. Sei que algumas dessas pessoas estão resignadas, porque são literalmente ignoradas, mas isso não basta. Com o seu legado, as utopias que criaram e fizeram os nossos pais acreditarem e engajarem-se para lutar por este país, muitos dos quais abriram mão dos seus sonhos para viabilizar o projecto de construção do país, não podem simplesmente resignar-se. Devem distanciar-se dos criminosos que tomaram de assalto o vosso partido que Governa este país desde a independência e, porque o vosso partido controla o aparato estatal, eles assaltaram todo o Estado, também. São criminosos de toda a natureza, que basta soltarem umas moedinhas, tornam-se privilegiados e com poder, até, para mandar demolir residência do humilde e trabalhador cidadão, tendo a Polícia a proteger os seus interesses e a Procuradoria a abster-se, porque elegadamente são graúdos/ gente grande. Isso não pode ser!
Quando num país, que se considera Estado de Direito Democrático, existem os intocáveis, os graúdos que amedrontam advogados, procuradores, juízes, o que esperam? A culpa de quem é?
Não me vou alongar mais. Entretanto, gostaria de sublinhar que o exemplo vem de cima, de quem tem autoridade. Este já não é o tempo de façam o que eu digo, o exemplo fala mais que milhões de palavras. Que exemplos temos estado a mostrar à sociedade? Que não precisa trabalhar-faça uma grande bolada, assegure, epenas, que não seja apanhado e se for oh... o problema é seu. Cuidado do Chang, foi apanhado! Não, temos de mostrar que o trabalho dá dignidade, que roubar é mau e ninguém vai proteger ladrões e muito menos de colarinho branco-a China os combate da pior forma e somos familiares com o método- embora discorde dele. É justo criar um ambiente em que cada um possa emprestar o seu talento, saber e tudo que puder para gerar riqueza lícita para si e para o país, e sem andar a dever favores a ninguém.
Temos uma longa marcha no processo de reconstrução deste país. Vamos começar agora por cortar as folhas tortas da árvore? Vamos alinhar o tronco com exemplo para que as suas ramificações sejam de normalização da sociedade. Essas ramificações gerarão filhas íntegras. Os frutos, oh serão o trabalho, o compromisso de cada um de nós pelo progresso deste país, fundado na integridade e interesse público. Estes frutos são suculentos. O adubo é o sacrifício de todos. A árvore pode, ainda, dar uma sombra que permita que ninguém tenha falta de comida em casa e, de bacela, virá aquela frescura que tanto precisamos nesta nossa terra bastante tropical: a paz.
Se a Frelimo não é partido político, multipliquem por zero tudo que disse neste post e no outro, eu me redimo e peço desculpas aos seus membros e simpatizantes!
Comentários
  • Titazz Sytoe Subscrevo
  • Amipossa Nhapossa A minha preocupação é os que são realmente honestos e querem continuar neste partido sem se envolver em falcatruas....
    1

    Escreve uma resposta...





  • Wastter Abdul Chabane
    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
    5
    • Sélcio Nhantuve E estes taís cidadãos são nossos país. 
      Durante muitos anos cobriram podres do governo da FRELIMO.

    Escreve uma resposta...





  • Wastter Abdul Chabane
    Nenhuma descrição de foto disponível.
    3
  • Edio Matola A Frelimo, é sim um partido político, tomado por gatunos, dos da pior espécie.
    3
  • Wastter Abdul Chabane
    A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
    2
  • Mateus Antunes Omar Pergundo ..porque? A PGR divulga outros sem vergonha!!! O dono das dividas deve ser a pessoa que nomeou o Manuel Chang. Sendo Guebuza ...sem ele a FRELIMO continuara manchado,. O mais não disse..boa tard
    2
    • Wastter Abdul Chabane Mateus Antunes Omar ...olha nao te esqueças que tem um pseudonymous rassurado na lista. E em torno na contrataçao da divida ilegal estiverao envolvodos:
      Presidente.
      Ministro das finanças.

      Ministro da defesa.
      Ministro das pescas.
      Graudos do sise,e alguns escudos...
      1
    • Mateus Antunes Omar Aguardo com brudencia

    Escreve uma resposta...





  • Helder Mario Desde o segundo mandato da quarta governacao, ate entao, este partido passou a ser mal gerido. 
    Quando os criticos alertaram, foram chamados de preguiçoso q so sentam no Maputo e q eram convidados a irem visitar as provincias p ir ver construcao de sed
    es de localidade , um edificio destinado p arrecadacao de impostos. 
    De resto è o q viu o final triste deste partido q cada um por n querer assumir as dividas, vao abandonar o barco.
    Porque sabe se quem dizer sou frelimo, automaticamente ira a America responder onde esta o dolar deles
  • Alson Dos Santos Fatima, és nota 1000. Acabaste com o ja acabado Mavie. Nao terá argumento para rebater. U mu dlayile
    5
  • Da Cruz Espero que os membros "indisciplinados" do glorioso copiem este manifesto é discutam nos grupos de WhatsApp e não só. Vale a pena sim. Força camaradas, façam a vossa parte. 😏👌
    2
  • Benildo Muquingue Nhamir Eu não sei se de facto a culpa é da Frelimo. O que eu sei é que há muitos elementos e factores que fazem com que o nosso país seja o que é, e tenha políticos que têm. 
    Dizer que a culpa é da Frelimo é ser muito reducionista e linear, com isso não estou
     a retirar a possível influencia que o partido e os dirigentes tem para com a situação actual. 
    Durante o seu post falas sempre da Frelimo dos dirigentes corruptos de forma generalizada esqueces que dentro da Frelimo tem gente séria e honesta. Esses como é que ficam? E outra coisa o nosso país não é feito pela Frelimo somente, existem cidadãos que tem parte em tudo o que acontece, ou seja, nós temos também culpa nisso tudo, as nossas atitudes, comportamentos não podem ser deixadas de lado.

    Dar absoluta culpa à Frelimo penso que é ter uma visão particularizada e muito reducionista. Entendo que haja sede em justiça, mas que isso não ofusque à nossa capacidade analítica. 

    Um pequeno reparo Fátima, seu post tem muitos erros ortográficos que poderiam ter sido evitados.


    • Fatima Mimbire Benildo Muquingue Nhamir o exemplo vem de cima. essa é a minha base. 

      obrigada pelo alerta sobre os erros. vou rever. obrigado
      1
    • Benildo Muquingue Nhamir Antes de lá chegar, partimos de baixo.
    • Benildo Muquingue Nhamir A responsabilidade, o respeito, a humildade são exigido a partir de baixo, penso que todos nós podemos ser exemplo.
    • Fatima Mimbire Benildo Muquingue Nhamir pode voltar um poco aos anos 80 e verá o que eu digo.

      mas qual e a sua visão, já agora? qual é o problema? pode fazer um post e me faz um tag. a sociedade precisa e agradece muito outro pensamento sobre a economia politica do país.
      1
    • Fatima Mimbire Benildo Muquingue Nhamir eu sou exemplo. acredito que tu es. mas do que vale o teu exemplo, se aquele que tem acesso a todos não da exemplo? aquele que regula nao dá exemplo? teriamos de antigir um outri nivel para as nossas bolhas de exemplo blindarem a influência má dos que controlam. olha para a tua sociedade! se nos próprios nao nos regulamos a lei deve regular. porque nao regula?
      1
    • Benildo Muquingue Nhamir Boa pergunta, qual é o problema? 
      Essa é a pergunta que não quer calar e de difícil solução. Se fosse para te responder agora cometeria o erro de ser reducionista, isto porque o problema é muito complexo. Seria necessário um tempo para que se possa esc
      larecer de facto qual é o problema, e se de facto é um problema ou problemas. 

      No meu comentário já dizia que há muitos factores e elementos envolvidos para o actual estado no nosso país, e não simplesmente a "culpa da Frelimo". Ela tem culpa sim, mas não podemos generalizar.
      1
    • Paulino Manuel Sim a culpa é da frelimo os bons deste Partido nunca aconselhar os maus para deixarem a sua prática. O exemplo todos pleitos eleitorais form fraudelentos onde estavam os bons da frelimo que se refere? Se quizeres ver posso de facultar que a corrupcao começou com o Chissano. qdo falou do cabrito que come onde está amarrado.quem é que deixou passar no Parlamento as dívidas ocultas? quem é que roubou aos Magermanes?Nao há motivos para nao culpar a Frelimo
    • Hannah Miranda A culpa é sim deles. Instauraram uma cultura de corrupção e ganância a todos níveis. O sentido de pátria foi deturpado e quase todos seus integrantes activos tem salários e mamam no estado como "funcionários fantasmas" um verdadeiro crime organizado. Um partido que recebe doações de barões da droga para pagar campanhas e fraudes. 
      A culpa é deles sim. E preciso sanear todos, os autores e os cúmplices que olham e não fazem nada.
      1
    • Rabeca Silva Matavele Benildo Muquingue Nhamir aqui nao estamos a falar de erros ortograficos, num texto longo deste e normal k isso aconteca. Ex, nao acentuamos as palavras porque nao e facil sendo cel mas se fosse computador seria. Estamos a falar de pessoas k estao dentro do partido e fazem das suas prejudicando o povo porque tem faca e queijo. Se essa corrupcao " de matar" tivesse sido feita por um doutro partido eu duvido muito se a PGR nao teria colocado a mao dura. Se voce vive as custas do dinheiro do povo tambem nao venha aqui falar besteiras. Continue a comer no silencio enqto nao for descoberta. Nao nos obrigue a abricar bocas, nao queremos ser mortas.
    • Rabeca Silva Matavele Benildo Muquingue Nhamir o partido de frelimo nao e da casa de ninguem, e nosso, mas algo vai mal por causa de pessoas k se sentem donos deste partido como se tivesse surgido das suas familias.
    • Rabeca Silva Matavele Benildo Muquingue Nhamir feitas as contas, viu se k so o dinheiro k esta com Chang dividir p todo o cidadao mocambicano teria cada um 4 bilioes. E o outro k esta com os outros elementos deste grupo? Ainda assim vens aqui com palavras bonitas mas o povo a gemer desta vida k eles proporcionam ao povo mocambicano? Sinceramente!
    • Muva Namunhethe Benildo Muquingue Nhamir,"quem tem cabeça grande qualquer vara que se lança nao lhe escapa",nisto quero dizer de tudo que acontece neste país do bem ou mal,sobretudo o "mal" a FRELIMO a frelimo nao escapa de criticas,visto que,desde 1975 ate entao 2019 é o partido que esta no poder. E todos casos negstivos

    Escreve uma resposta...





  • Constantino Pedro Marrengula Fatima, é apenas para lhe provocar. A Frelimo actual é um produto social! Os seus membros são filhos desta sociedade, os anti-sociais e os prosociais. Se admitirmos que neste momento predominam os anti-sociais é provável que na sociedade em geral as normas formais e informais favoreçam o primeiro grupo em prejuizo do segundo. Como Partido político, a Frelimo existe para conquistar e manter o poder, em princípio para avançar a agenda dos seus membros. A partir daqui, se pode colocar a seguinte pergunta. Será possível um Partido com membros tidos como anti-sociais manter-se no poder por muito tempo numa sociedade dominada por pessoas prosociais? Sei que o exemplo vem de cima, mas o problema é o que significa estar em cima em Moçambique? Estamos a falar de quem dentro das elites? A elite política? A económica? A religiosa? O doador? É mesmo para te provocar, Fatima, sem procurar assumir a defesa do Partido!
    3
    • Fatima Mimbire Constantino Pedro Marrengula muito boa provocação professor e eu agradeço por este desafio, próprio de um bom professor. 

      penso que a.sobrevivencia de um partido de anti-sociais numa sociedade pro-social depende muito de como ela chega e se afirma no 
      poder. no caso de Moçambique temos de voltar ao nosso passado e lembrar que já vivemos do medo por causa da forma como se governava, o rigor. do tipo, fazemos o que eles fazem apenas, nao questionamos nada.
      veio a democracia e os desafios, muito pela forma como conduzimos o país no pos 86. as pessoas estao a seguir o modelo de governação, as lógicas. 
      podemos discutir se é a sociedade que impõe a moral. pergunto qual sociedade? de mais de 60% analfabetos e que lutam para ter só uma refeição e sem certeza se amanha conseguem e mais, que "sabe" que o governo é pai.
      o estar em cima significa tudo issoque o professor mencionou: elite politica, economica, religiosa, académica, sociedade civil.
      2
    • Constantino Pedro Marrengula Neste caso retomando a ideia de que o exemplo vem de cima. Podemos pensar que nos referimos a estas elites. Sao em princípio estas elites que definem o mind set, as normas formais e informais. Suspeito que são as mesmas que condicionam a tendência do voto e a permanência no poder de qualquer partido político. Definem o tom das conversas e a avaliação do bom e do mau! Neste caso, se entre as elites o anti-social e o pro-social se confundem, o Partido político também vai se confundir! Nao sei se estou certo!
    • Constantino Pedro Marrengula Hoje ouvi parte dos comentários de membros importantes desta elite, não sei se é isto que as massas e a sociedade em geral esperava ouvir!
      1

    Escreve uma resposta...





  • Joacheim Tembe O bom disso é que Outubro votamos na Resiliência

    Escreve uma resposta...





  • Bernardo Fumo Apoiada
  • Daniel Gilberto Ntumwa Huuumm agora vejo um exagero da sua parte Fatima Mimbire, tudo é a FRELIMO!?

    Escreve uma resposta...





  • Bernardo Fumo Subscrevo
    1
  • Luis Moiane É apenas uma opinião e não uma verdade absoluta. Aliás tua opinião!
    2

    Escreve uma resposta...





  • Gongoz Monjane Subscrevo.
    1
  • Zafyl Wakhenda O ciclo da frelimo já terminou.

    A corrupção enraizou se naquele partido a ponto de se tornar uma cultura. A corrupção é uma cultura na frelimo.


    Talvéz daqui ha 100 anos possa se voltar a frelimo integra ,honesta,humana etc...etc.

    Eu pergunto por que é que na china quase não ha corrupção? Por que é que na Arabia Saudita também não há? Por que é que o Brasil é um país de palhaços ( corrupção crónica)?

    A resposta é simples: na China as pessoas tem medo de roubar porque se forem descobertos são fuzilados. E a china está a crescer assustadoramente..

    Enquanto querermos construir uma sociedade UTOPICA,romantica ...

    Desculpa ,Quem rouba milhoes de dolares num pais emque ha bebes desnutridos,mulheres gravidas que percorrem quilometros para dar parto, não considero o humano. Podem me chamar de talibã ,assassino ou etc.. 

    Há pessoas irecuperavéis,que não sentem o sofrimento ,o inferno qure a maioria dos verdadeiros Moçambicanos vivem. Este tipo de pessoas tem dois fins somente prisào perpetua e .........
    1
  • Dobie Ralph Sim, vamos começar agora por cortar as folhas tortas da árvore.
    Vamos nos unir patriotas. A pilhagem das riquezas do nosso País, a ganância, tudo feito por moçambicanos contra moçambicanas. É um neo colonialismo exarado. As nossas instituições estão to
    madas pela corrupção. O povo vive amedrontado, não pode falar contra o poder instruído, sob o risco de.... A polícia ,os tribunais, os órgãos eleitorais é tudo aquilo que sabemos.
    Na verdade, temos uma longa marcha no processo de construção deste País. Fátima Mimbir. Eu acredito, um dia isto vai mudar.
    Gostei do teu post, minha amiga
    2
  • Carlos Ntsambe A Frelimo é perigosa mesmo. Alberga ou esconde nas suas fileiras, ladrões/corruptos/criminosos/mentirosos/delapitadores/. Espero que os moçambicanos e alguns membros deste infame partido se solidarizem com o oprimido povo, saindo às ruas e proclamando o fim da ditadura frelimista que só defende interesses pessoais e não da nação. Se isso não acontecer, eu sairei à AR exigir a demissão do governo de da AR. Pois, os deputados não conseguem ver o sofrimento do povo. Só eu vejo calado! Calado porque nunca ninguém me daria ouvidos senão bala ou algemas! Mais não disse1
    1
    • Rabeca Silva Matavele Carlos Ntsambe bala meu irmao, e o k mais sabem fazer.
    • Carlos Ntsambe Um dia, faremos nossos corpos de Escudos contra balas, para criar um futuro próspero e jovial a nossos fihos/sobrinhos/irmãos,etc. Perderemos o medo das balas e nos sentiremos márties dum povo são!

    Escreve uma resposta...





  • Valdemiro Tivane O partido Frelimo é um cancro ja nao tem cura!!! Por isso sera difícil encontrar(dentro do partido) pessoas honestas e preocupadas em proporcionar um futuro melhor para Moçambique.

    ...logo, a unica forma de impedir que esse cancro nos mate(embora a matança ja tenha iniciado) a todos, é envidarmos esforços de modo que ela saia do poder, o mais rapido possível.
    1
  • Evolução Humanity Essa constituição que está a defender é que é maior culpada. 

    Ela tem afirmações justas armadilhadas por artigos criminosos.
    2
    • Valdemiro Tivane Concordo...plenamente. A constituição dá muitos poderes aos criminosos nao tem como ela ser inocente. Para acabar com tudo isso...deve se fazer uma mexida profunda a Constituição da República

    Escreve uma resposta...





  • Evolução Humanity Devias te concentrar em combater a constituição no seu todo. 

    Se comparares com a SUECA verás o quanto estamos perdidos
    1
  • Carlos Armando Macitela Um governo que nao tem capacidade pra resolver nada,isto é uma vergonha.o responsavel pela desgraça deste país é um groupinho de pessoas que fazem parte da frelimo.
  • Constantino Pedro Marrengula Concordo consigo Evolução Humanity, precisamos revistar a constituição, envolvendo mais players e nao deixar o seu debate nas mãos dos políticos da posição e oposição. Agora o político sobrepos-se e capturou a constituição!
    1
  • Domingos Alexandre Simbine Fatima, os membros da Frelimo nao conhecem nem precisam conhecer a constotuicao. A constitutio foi feita por eles, para nos cumprirmos. A constituicao deles sao as decisions emadas na comissao politica. Eh isso que conta para eles. Constituicao para que? Eles nao sao povo. Constotuicao eh para o povo e nao para eles.
    2
  • Wastter Abdul Chabane

    -0:56
  • Celio Muchanga Já admirava te é admiro ainda mais por saber que tens ouvidos e ampliados para música boa.

    #Flash #Enccy
  • Angelo Pelembe Bunguele Isso Constantino Pedro temos que analizar os partidos na perspectiva legal (constituição ) que na tentativa de formalizar esta empresa privada liberal de gestão do poder estatal entra e conflito com a perspectiva politologa. Eu concluo que o paradoxo partidário exprime um erro obstétrico da democracia liberal, como o COREM apoio a busca de outras alternativas de gestão do bem público a favor deste.
    1
  • Gentil Cipriano Wawa Estes individuos da frelimo k robao urnas depois duma votacao e a estai assim como o tribunal valida e mesma coisa como fiserao com dividas inlegais k os deputados da frelimo imputrao a divida ao povo. Sao imorais nao da para representar o povo mocambicano muito menos derigir.
  • Fernando Sande essa FRELIMO nunca vai ser pedagógico qdo se trata d esses casos
  • Roberto Saviano Fatima Mimbire para além de Flash podes também ouvir "A Carta" de BOB RAGE SENSE recomendo feita em 2004

    https://youtu.be/HziPNHD49bQ


    segue o link do YouTube 

    Espero que
    2
  • Devson Gouvindo Ola Fatima Mimbire,penso que nem precisas de te disculpares pela esplanação,está +k claro,quem nao concorda e se ofende com isso que vá colher batata longe. O povo ta refem deste grupo de detentores de riquezas ilícitas,quem pode nos livrar desses males???Tamos fartos pah...colicença!
  • Luis Pat Gande Será que o meu dinheiro que estou a pagar a divida soberana está a chegar ao donos ou tem outra máfia, já não confio nos tipos
  • Etivaldo Mabjaia Fátima, acho que nem precisavas gastar sem tempo em responder o Gustavo Mavie, eu sinceramente não sei se realmente aquele Sr é Jornalista mesmo. Há de ser por causa do lambeborismo que chegou a presidente do Gabinfo...e continua, é impressionante como defende incondicionalmente gente sem escrúpulo que toda a sociedade conhece, sempre que calho com um programa na TVM ou RM em que ele é comentado mudo de canal, aquele senhor diz coisas que não fazem sentido nenhum.....diz que em todos os pais mesmo os democráticos há corruptos, como que a dizer isto é normal.....sinceramente!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário