"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 24 de março de 2017

Morte de Valentina Guebuza (4)

quinta-feira, 23 de março de 2017


Ouvir com webReader

Foto de Muzungu Ndini.




Momade Assife Abdul Satar added 13 new photos.
· 9 hrs · 

Gosto dos meus pais. Ensinaram-me, dentre várias, uma coisa de que nunca me esqueço: “Quem promete deve”. Pois é. Prometi que da mesma forma que vos trouxe, exclusivamente, a acusação do Ministério Público (MP) e do assistente particular, traria-vos-ia a defesa do arguido Zófimo Armando Muiuane, caso existisse. E existe. Cá está. Trago-vos em primeira mão, como sempre. Não sou jornalista, mas sei devassar assuntos que suponho sejam do interesse público. Prometi ser imparcial e serei. O que vos trago não é minha opinião. É o vertido na contestação do arguido acima mencionado. Vou tirar as partes principais da contestação, de modo a facilitar a leitura e entender o que possivelmente aconteceu naquela noite em que Valentina Guebuza perdeu a vida.



Para a defesa do arguido, as acusações do MP e do assistente particular baseiam-se em suposições, o que no seu entender, não é admissível nem pode ser admitido em processo criminal. 



O arguido nega ter premeditado aquela “tragédia”, uma vez que sequer sabia da existência da reunião. Aliás, para ele, a reunião foi convocada logo após à sua chegada do Japão. Ou seja, em nenhum momento o padrinho Feliciano Gundana lhe ligou, antes da sua viagem ao Japão, para marcar qualquer encontro. E nega que a reunião visava conciliar o casal, porque se assim fosse, teriam sido convocados, também, os seus padrinhos e não somente os da vítima. 



Por outro lado, a defesa entende que, compulsados os autos, não encontrou elementos inequívocos e conclusivos que demonstrem que o arguido premeditou o assassinato da sua esposa, por isso acha que a questão premeditação é “infundada e deve ser afastada”.



Afinal o que aconteceu no quarto do casal? Segundo a defesa, o que aconteceu foi o seguinte: “Estando os dois no quarto do casal, e a vítima a insistir para que o arguido abandonasse imediatamente o tecto conjugal, este disse que não iria sair, pois não via motivo para tal e nem para onde ir abruptamente naquela altura. Acto contínuo, o arguido tirou o casaco e sapatos. Quando ia coloca-los, num banquinho, sentiu a vítima a tirar-lhe a arma da cintura, ao mesmo tempo que gritava, 'saia ou mato-te'. Foi quando o arguido e em completo estado de pânico, pegou na mão da vítima que estava na posse da arma, ao mesmo tempo que suplicava: 'por favor, não faça isso, por favor não faça isso amor'”.



Mais adiante, a defesa diz que a vítima reagia com muita força, como se tivesse sido possuída por uma força anormal. Portanto, “foi aí que os empurrões sucederam entre a vítima e o arguido, na luta pela posse da arma, eles foram se batendo na cómoda, tendo provocado lesões em ambas partes, foi nessa luta que o arguido fracturou o seu dedo menor, razão porque, até hoje, ao arguido lhe foi colocado uma tala; para além das partes da sua anca que foi atingida”.



Argumento diz que “sem perceber como, o arguido ouviu o disparo da arma que passou do lado do seu pescoço, e foi atingir o espelho na cabeceira esquerda, a outra bala foi atingir a parte superior da cabeceira direita, foi aí que , sem perceber como, a arma virou-se para a vítima tendo soado tiros que provavelmente atingiram a vítima”.



Adiante, a defesa diz que “o arguido não premiu o gatilho contra a vítima, e muito menos se apercebeu como tal aconteceu. Pelo que, não existiu homicídio voluntário, por inexistência do animus necandi, e como também não houve premeditação, como temos vido a defender durante esta defesa”.



A defesa nega o posicionamento da acusação particular de que o arguido teve treino reservado a fuzileiros navais e de karate, a verdade é que “tais factos são totalmente falsos (…) o arguido nunca foi praticamente de artes marciais, e muito menos tem categoria de cinturão negro. O cinturão negro a que a acusação alude, foi lhe oferecido. O arguido foi apenas Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Moçambicana de Taekwon. Pelo que o arguido não entende a razão desta acusação ”.



Para a defesa, os disparos pela arma “ocorreram durante a luta pela posse da mesma, não houve momento em que o arguido tenha por sua livre vontade controlado a situação e disparado um tiro se quer intencionalmente; portanto, quando os tiros foram disparados a arma estava dividida entre os dois, sem que nenhum de ambos tivesse tido domínio total do corpus da arma, pois ficaram repentinamente apossados pelo pânico e medo”.



A defesa diz que quando o arguido viu que a vitima jazia no chão esvaída em sangue, ligou para os padrinhos, para SOS e Clinecare, para pedir socorro, no sentido de levar a vítima ao hospital.



O arguido, segundo a defesa, quando tudo aconteceu ficou descontrolado, não tendo sabido como proceder, nem conseguido ter forças para carregá-la a fim de socorrê-la. Mesmo assim, “quando chegou o socorro, o arguido, na companhia das pessoas que vieram socorrê-la, ajudou a levar a vítima ao hospital, tendo ido num carro atrás do que a levava”.



No que se refere a acusação de o arguido ser detentor de armas proibidas, a defesa justifica dizendo que tanto o arguido assim como a vítima eram detentores de armas ambas de tipo pistola. Além destas, o casal tinha três armas de tipo caçadeira que eram para ser usadas na caça. Todas as armas foram adquiridas na Afrocaça, na Avenida Josina Machel e que cada uma delas tem licença e livrete. 



A defesa diz ainda que não constitui a verdade acusação imputada ao arguido de espionagem e nem tem fundamento porque as três empresas referidas na acusação particular do assistente, nem sequer ainda entraram em funcionamento, estão na fase de constituição, de entre elas, a Spy Master Moçambique SA.



Meus senhores: tentei, ao que podem ver, tirar o essencial da defesa do arguido. Se me permitem pequena análise aos factos, há incongruências. Ora, a acusação particular diz que a vítima foi atingida por mais do que um tiro. Não entendo eu porquê, logo que ela foi atingida por esse tiro não largou a arma, já que a defesa pretende passar a ideia de que quem fez os disparos foi a própria vítima. Ela teve a única coragem de disparar contra si mesma o segundo tiro? O mais grave ainda, é que se está a acusar uma pessoa que se não pode mais defender: morreu e todos sabem muito bem disso. Eu, Nini Satar, não quero tirar conclusões precipitadas. Aliás, o que penso ou não, não vai influenciar o curso do julgamento. Caberá ao juiz decidir em conformidade com os factos e com a sua consciência. 



Não sei se é pedir muito: aos que tentam desmentir que Valentina Guebuza, de facto, morreu, não comentem por favor para dizer as mesmas barbaridades. Não se inventam mortes e ela, julgo eu, não tinha razão para inventar a dela. Morreu e ponto final. Atemo-nos ao que se seguirá depois disso. O que vos trago aqui, nenhum outro jornal conseguiu. Por isso qualquer jornal que quiser, a partir disto fazer uma notícia, tem que citar a fonte. 

Um abraço

Nini Satar+9


Foto de Momade Assife Abdul Satar.


Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.

Foto de Momade Assife Abdul Satar.
EY: Nini, você pode nos facultar a informação do porque um julgamento tão importante como este, não é transmitido na televisão ou na rádio e tão pouco os jornais escrevem algo? Muitos Moçambicanos incluindo a mim, conhecemos Anibalsinho, Manuel Escurinho, e por ai fora, a partir do julgamento que foi transmitido... Porque tanto secretismo nesse julgamento? Tendo em conta que em Moçambique tudo se falsifica, quem nos garante que a cópia das actas que apresentas não foram viciadas? Porque não querem que o povo veja o acusado a falar como acontece sempre.....?

Sem comentários:

Enviar um comentário