"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 17 de março de 2017

Gás de Moçambique (é assim que surgem as Isabelinhas)


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Por Marcelo Mosse
A RIQUEZA QUE NUNCA IRÁ BENEFICIAR OS MOÇAMBICANOS
E o gás do Rovuma também vai primeiro para a África do SUL? Sem concurso público, acaba de ser anunciada a construção de um gasoduto que ligara a bacia do Rovuma a província de Gauteng, na África do Sul, naquela que será uma das primeiras infra-estruturas de distribuição do gás lá do norte na região.
O facto foi anunciado lá fora. E não foi nosso Governo quem anunciou. Foi uma empresa sul-africana, de nome SacOil Holdings. O facto de o anúncio ter sido feito em Joanesburgo, destaca a essência da nossa periferia.
E eh uma faca espetada na nossa auto-estima. Serão 2600 kms de gasoduto, ao qual foi atribuído o nome African Renaissance….. Mais. O acordo foi assinado pela nossa ENH, pela SasOIL, pela Profin Consulting, uma firma de consultoria moçambicana formada recentemente, e pela China Petroleum Pipeline Bureau (CPP). E mais: a Profin é tida como sendo um consorcio privado moçambicano.
Deve ter la dentro gente genial para agarrar em tão pouco tempo um grande pedaço do bolo. Há muitos considerandos a fazer sobre este negócio. Fá-lo-ei em lugar apropriado. Mas não deixo de registar o facto de que o Plano Director do Gás, que o Governo aprovou no ano passado, estar a passar para o arquivo. E depois essa reedição de nossa vocação de economia de serviços. Não esperava que começássemos por aqui. O potencial do gás para alavancar outras indústrias cá dentro eh enorme. Mas… afinal de quem é a PROFIN Consulting?

EY: Assim vai com a Frelimo. Vende toda a riqueza e o povo cada vez mais miserável e somente deixam para os moçambicanos as doenças que essas multinacionais produzem. Que infeliz de Moçambique! Será que vale a penas esses recursos serem explorados, ou orgulhar-se por ser Moçambicano?

Sem comentários:

Enviar um comentário