"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 21 de março de 2017

Eleições internas na Frelimo e Directiva

segunda-feira, 20 de março de 2017


Ouvir com webReader
Estive aqui a pensar com os meus botões sobre como serão e têm estado a ser as eleições internas no seio da Frelimo, quando caminhamos a largos passos, rumo ao 11o Congresso.
É que foi aprovada uma Directiva que, entre outros, fala da incompatibilidade entre os cargos de membro de Secretariado Central e Provincial e de Deputado.
Se há bem pouco tempo, por serem deputados, a Pedro Cossa foi vedado o direito de se recandidatar ao cargo de Secretário -Geral da OJM, Edson Macuacua, Carlos Moreira Vasco e Damião José foram afastados do Secretariado do Comité Central, António Niquice, Esperança Bias e Helena Muando, mesmo eleitos para o Secretariado do Comité Central, mantêm o seu posto de Deputados da Assembleia da República. Há um par de meses, a também Deputada Francisca Tomás foi impedida de concorrer para o cargo de Secretária -Geral da OMM, por ser Deputada. Entretanto, Fernando Namucua, também Deputado, concorreu e perdeu para Paulino Lenço, para o cargo de Primeiro -Secretário (PS) na Zambézia.
Em síntese: foram afastados três Secretários em situação de incompatibilidade, que foram substituídos por outros três em igual situação de incompatibilidade; dois deputados foram impedidos de concorrer para os cargos de SG da J e da OMM, mas a um deputado foi permitido concorrer a PS.
Hoje e ainda na Zambézia, onde já há candidatos a PS, dentre eles, Deolinda Chochoma, também Deputada, será interessante ver como o Partido se vai posicionar.
Por outras palavras: aplica-se a Directiva, como se deu para Edson Macuacua, Carlos Moreira Vasco, Francisca Tomás, Damião José e Pedro Cossa ou aquela será violada, como se deu com António Niquice, Esperança Bias, Helena Muando e Fernando Namucua?
Alia jacta est, i.e., a sorte está lançada!

Sem comentários:

Enviar um comentário