"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

SOBRE O DISCURSO A NAÇÃO DO "PRESIDENTE" NYUSI NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Unay Cambuma
Como lhe é característico, o Nyusi voltou a fazer o seu discurso cínico e mentiroso. Não disse nada novo a não ser falar daquilo que não percebe e não conhece. Em relação ao processo negocial, do principio as coisas corriam bem mas a última hora o Jacinto Veloso, certamente pressionado pelos "búfalos" da frelimo, trouxe uma versão totalmente nova, que é a criação de grupo de trabalho para a descentralização dentro da Comissão Mista, sem incluir os mediadores internacionais.
Mas é necessário e obrigatório incluir se os mediadores uma vez que fazem parte da Comissão Mista, portanto não faz sentido nenhum exclui-los. Deste modo, viu se que a frelimo já não quer os mediadores internacionais, apenas quer os moçambicanos para continuar a fazer aquelas brincadeiras dos Pachecos. Então a renamo insistiu que os grupos podem ser criados mas a mediação internacional deve ser inclusa e foi isto que criou o impasse e a responsabilidade disso é inteiramente da frelimo.
Mas o Nyusi mentiu hoje na Assembleia da Republica, ao imputar a renamo a responsabilidade do fracasso das negociações. O Nyusi também mente descaradamente quando diz que está disponível a se encontrar com Dhlakama. Vai encontrar se com Dhlakama para falar de o quê exactamente? Aliás, podem se encontrar para assinar o cessar-fogo final, depois da implementação de todos protocolos. O problema que existe neste país não é por falta de um encontro entre Dhlakama e Nyusi mas a falta de seriedade por parte da frelimo e do Nyusi.
E a frelimo está dividida neste momento: a comissão política nacional da frelimo tem uma posição contrária ao pensamento do Nyusi, enquanto que o Guebuza, que é o chefe e patrão do Nyusi tem um pensamento contrário àquilo que o Nyusi pretende. O Nyusi continua a receber ordens do Guebuza para continuar a enviar grupos militares a Gorongosa com objectivo de matar ou capturar o líder da renamo mas estas brincadeiras da frelimo já não serão permitidas porque os generais da renamo já conseguiram convencer Dhlakama para reagir fortemente contra todas e quaisquer novas provocações militares.
Unay Cambuma decidiu publicar o presente texto porque ficou irritado com as bojarda pronunciadas por Nyusi na manhã de hoje na Assembleia da Republica. Tudo o que andou a falar é totalmente falso. Se ele realmente disse à verdade, então vamos começar a contar os dias, a partir de hoje dia 19, para ver se não vamos completar um ou dois meses a negociar.
Unay Cambuma

Américo Matavele

O ESTADO DA NAÇÃO MANTÉM-SE FIRME!

Foram com estas palavras que o Chefe do Estado terminou a apresentação do informe. Fiz um zap pela facebookada, e notei que muita gente não está a entender esta simples palavra.

Contribuindo, fui, como sempre, à internet, e trago o significado de "FIRME". Na linguagem militar, um gajo firme não abana, e na formação, há instrutores que quando mandam aquele "fiméeeiii", depois vem te dar um empurrão para ver se abanas ou não. Ai de ti se abanares!

Firme como, ou em relação a quê?

Nos princípios deste ano a economia moçambicana foi abalada pelo corte da ajuda, mas este continuou firme! Houve cheias e corte de estradas na zona norte, mas continuou firme! Houve seca na zona sul, mas continuou firme! O dólar, principal moeda económica do mundo, voou quase para os cem, e mesmo assim continuou firme! Podem enumerar outros abanões dos "instrutores" que vocês conhecem.

Portanto, firmeza é firmeza.
https://www.dicio.com.br/firme/

Sem comentários:

Enviar um comentário