"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 18 de dezembro de 2016

DESTA VEZ AS FORÇAS DA RENAMO VÃO ATACAR MAPUTO


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Como já o dissemos, não é desejo da Frelimo continuar com o conflito porque a guerra já está perdida mas é necessário manter o caos para a sobrevivência do regime. Porque um desfecho positivo do diálogo resultará no pleno funcionamento da democracia e os autores dos muitos crimes da Frelimo como a pilhagem de recursos, burla aos bancos internacionais, assassinatos de membros e simpatizantes da Renamo, etc, serão levados a barra da justiça. A Frelimo prefere manter o conflito para ganhar tempo e fazer esquecer as pessoas dos graves problemas que afectam o país neste momento.
Mas esta é uma estratégia barata da Frelimo porque o povo já acordou. As pessoas já não têm medo da Frelimo, mesmo a maioria dos frelimistas já estão fartos das burrices e tirania do regime maconde de Nyusi manipulado pelo  Guebuza. A qualquer momento as coisas podem mudar neste país. Tudo vai mudar. Até a própria Renamo que tinha "paciência chinesa" já perdeu as estribeiras. Sabemos que os generais da Renamo finalmente conseguiram "obrigar" Dhlakama a aceitar que sejam tomadas medidas radicais contra a Frelimo, devido aos raptos e matanças em massa de membros e simpatizantes da Renamo e sobretudo devido ao facto de a Frelimo ter feito uma ofensiva contra Dhlakama na Gorongosa numa altura em que decorrem as negociações.
Fonte sénior da ala militar da Renamo contou nos que o Nyusi é mesmo um cobarde e maquiavélico. Ele vem enganando ao mundo que tem um canal directo para se comunicar com o líder da Renamo e isto é até verdade mas o Nyusi só usa este canal para "contar histórias" ao líder da Renamo, ao mesmo tempo que envia contingentes para serra da Gorongosa. O Nyusi até fala com Dhlakama com muito respeito e reverência mas tudo a fingir, como forma de apanhar o líder da Renamo em contra pé. Quer dizer, O Nyusi tem "enrolado" Dhlakama para ganhar tempo, porque com isso ele tem conseguido fazer com a Renamo adie a tomada de medidas drásticas mas agora estas brincadeiras do Nyusi já não tem espaço.

A Frelimo realmente precisa de uma grande lição e vai te - lá nas próximas semanas. A Renamo está absolutamente determinada em acabar com a onda de massacres e pilhagem protagonizados pela Frelimo nas regiões centro e norte e não só. A Renamo teve muita paciência mas há limites para tudo. A Frelimo aproveitou se muito do facto de a Renamo querer demonstrar ser um partido democrático mas agora a Renamo vai tomar medidas radicais contra os militares e dirigentes da Frelimo acomodados em Maputo e com muitos interesses económicos nas zonas rurais e costeiras das províncias de Maputo, Inhambane e Gaza.
De fontes das perdizes soubemos que as forças da Renamo desta vez vão abrir a "frente sul", com epicentro a província e cidade de Maputo porque a Renamo acha que se a Frelimo destaca vários contingentes para fazer operações a volta da serra da Gorongosa é para demonstrar as suas capacidades militares a Renamo, para dar a entender que a Frelimo é forte, porque consegue atacar as bases da Renamo nas regiões centro e norte, em particular a serra da Gorongosa, para matar o líder da Renamo. Agora é a vez da Renamo também demonstrar a Frelimo que tem capacidade para cercar e se possível assaltar Maputo. Além disso, a Renamo entende que a Frelimo está a "gingar" no diálogo porque ainda tem espaço para brincar a volta da serra. A Frelimo ainda tem muitas facilidades para fazer operações contra Dhlakama na Serra mas agora a Renamo vai "apertar os parafusos".
Que fique bem claro que a Frelimo já perdeu a guerra, se as forças da Frelimo ainda tem espaço para fazer novas ofensivas é porque a Renamo continua na defensiva. Meus caros, a Renamo é muito forte e formidável em termos militares, sem comparação. As forças da Frelimo tem sofrido tremendas baixas enfrentando apenas meia dúzia de guerrilheiros "mal armados". O que a Frelimo fez ao sabotar o diálogo é um autêntico suicídio. As forças da Frelimo não aguentam com a RENAMO. Estamos a falar de super comandos com mais de 20 anos de experiência.
O próprio Dhlakama é um militar de carreira que também lutou contra o exército português durante a luta de libertação. A RENAMO já enfrentou e infringiu uma copiosa derrota militar ao poderoso e fortemente armado exército de Samora Machel que contava com aviões, helicópteros, tanques e artilharia sofisticados, sem falar de apoio de poderosos exércitos estrangeiros, e não serão estes miúdos mancebos retirados da escolas que irão travar a Renamo.
Se o conflito atingir a região sul, em particular Maputo, a situação será terrível. As rádios e televisões baseadas em Maputo vão ter muito pano para manga: notícias sobre deslocados, perda de bens, mortes, serão quase diárias. Os comboios de Goba, chapas da Nelspruit, vão conhecer dias difíceis. Haverá escassez de lenha e carvão na cidade de Maputo. Por estas alturas o troço Save - Muxungue estará totalmente bloqueado. Isto só vai parar se o povo de Maputo correr com Nyusi ou se a Frelimo aceitar todas as exigências da Renamo. UNAY CAMBUMA
In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse/posts/383495725332566

EY: Aqui estamos para vermos se de verdade a Renamo é séria no diz, ou já tornou-se outra Frelimo que de manhã diz uma coisa e depois do almoço com bom whisky ja muda tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário